O marketing digital aplicado para empresas locais se difere em inúmeros aspectos daquele planejado para empresas de maior alcance, como as nacionais ou globais. Ainda que os canais usados sejam os mesmos, o modo de abordagem e uso são diferentes.
O alvo das empresas locais são aquelas pessoas que estão por perto, num raio mais curto de alcance. Isso pode dar a entender que a necessidade de marketing digital seja menor, mas não se engane.
Os hábitos dos consumidores estão diferentes e a tendência de pesquisar online antes de comprar qualquer coisa está aumentando exponencialmente.
O que o Google revela é que as pesquisas locais aumentaram em cerca de 90% no ano de 2019. Portanto, é imprescindível que a marca ou empresa esteja presente nas redes.
A pergunta agora é: como fazer um bom marketing digital para empresas locais, trazendo excelentes resultados e boas conversões?
Redes Sociais para Negócios Locais
O universo chamado redes sociais pode ser o maior aliado de negócios locais, é por meio dela que grande parte da magia acontece. Por isso, é por lá que se deve começar uma estratégia de marketing irresistível.
1. Crie um vínculo verdadeiro e forte com seu público ideal
Independente do porte ou tamanho da empresa, a mídia social é extremamente importante no marketing digital. É imprescindível, inclusive. É por meio delas que a empresa consegue criar um vínculo forte com seu público alvo, estreitando e fortalecendo os laços.
É um relacionamento, e como tal, requer investimento e considerações de ambas as partes. Acontece que o público está sempre disposto a colaborar, é trabalho da empresa corresponder e se comprometer com cada pessoa.
2. Seu público precisa ser ouvido
A intenção da empresa é solucionar algum problema de seu cliente potencial. Para isso, é necessário que ele possa deixar claro suas necessidades. Através da mídia social, esse movimento é facilitado.
Porém, a marca precisa compreender e dar ouvidos aos desejos de seu público-alvo, para saber abordá-lo da maneira correta e compreender como poderá ajudá-lo e oferecer uma boa experiência.
Ao invés de anúncios no imperativo (compre, assine agora, reserve sua vaga), as pessoas gostariam de ler algo como “posso ajudar você nisso”. Uma vez conquistada a atenção do cliente, é necessário oferecer uma solução eficaz e uma experiência agradável para ele.
3. Seja acessível em diferentes canais
Ferramentas que usamos para conversar entre amigos, como Messenger e Whatsapp, são também boas ferramentas de marketing. Elas estão ajudando as empresas locais no relacionamento com seu público-alvo, estreitando as distâncias e favorecendo a comunicação
Uma ideia que vem crescendo e se tornando muito útil é o Whatsapp business, que permite a criação de um catálogo com os produtos ofertados pela loja. Isso faz com que o cliente possa selecionar o produto ou serviço e perguntar exatamente sobre ele.
O Messenger também é muito usado, já que a rede social pode mostrar os produtos e serviços da empresa de uma forma detalhada. Através do chat o usuário pode efetuar compras ou apenas tirar dúvidas.
Mas é necessário que a empresa esteja sempre disponível para sanar dúvidas e solucionar problemas.
SEO local
4. Crie uma conta de negócio no Google
Antes de dar início às estratégias de SEO é necessário que sua empresa esteja visível para o público na internet. Isso pode ser agilizado através da criação de uma conta de negócios no Google.
Algumas palavras-chave, após serem pesquisadas por usuários locais, podem identificar seu negócio e apresentá-lo como opção. Isso vai encurtar o caminho e levar você ao cliente sem a necessidade de atraí-lo diretamente.
Agora que a empresa foi vista pelo usuário, ela precisa mostrar que é a melhor para resolver seu problema. Para isso, além de dar acesso a suas soluções, ela precisa se mostrar à disposição e responder assim que for contactada.
Lembrando que o site ou rede social fica no ar 24 horas, é necessário deixar claro o horário de funcionamento e contato, garantindo uma resposta dentro daquele limite já apresentado. Uma mensagem automática para o momento em que a empresa esteja fechada, pode ajudar a manter o público por perto.
5. Leia o que os clientes escrevem
Antes de ser avaliado, toda empresa já esteve por trás de alguém que avaliava outros negócios. Lembrar disso é importante para que se coloque no lugar de quem está avaliando.
Depois disso é importante que você leia os comentários a respeito de sua empresa, para que sejam identificados problemas e criadas soluções.
Não precisa ter medo de comentários ruins, desde que você esteja disposto a melhorar. Eles ajudam sua empresa a aparecer no Google. Por isso é bom pedir que seus clientes avaliem produtos e serviços sempre que puderem.
6. Fale de coisas que aconteceram na localidade
As pessoas costumam se sentir próximas de outras que passam por uma experiência semelhante. Quando algum conteúdo na internet fala sobre algo que aconteceu perto delas, logo chamam atenção.
Aproveite e use isso a favor de sua empresa. Crie conteúdos que abordam acontecimentos atípicos, festividades locais ou coisas que tenham se tornado notícia.
7. Atraia pessoas por perto.
As pessoas usam muito marketing orgânico para atrair o público, mas empresas devem também investir em publicidade. Isso não vai gerar grandes custos e pode trazer bons resultados para negócios locais.
8. Exista dentro e fora da internet
Uma forma interessante de estar presente fora da internet é fazer parte da comunidade. Participe e encabece projetos sociais, mesmo que sejam pequenos. Isso vai aproximar você e sua empresa das pessoas.
Nesses momentos é importante não visar o lucro, mas construir vínculos verdadeiros que fortalecerão a imagem da empresa.
9. Invista em fidelização
O marketing digital pode tanto trazer novos clientes como manter os antigos. Use estratégias de fidelização, como produtos exclusivos, descontos, cartões, visibilidade e outros benefícios.
Mas lembre-se que o maior aliado da fidelização é a qualidade do serviço e do produto. Portanto, ofereça a melhor experiência para que o cliente retorne e traga mais pessoas.
Marketing digital em 2021
10. Acompanhe o mercado e as mudanças
O comportamento do consumidor está mudando e é necessário que a empresa se adeque a isso. Observe também as variações que ocorrem com o marketing digital para que suas estratégias estejam sempre bem alinhadas.