saúde

4 dicas importantes para monitorar a sua saúde no dia a dia

Manter os cuidados com a saúde diariamente é um dos maiores desafios da vida contemporânea.

Como conciliar as tarefas cotidianas, a manutenção de uma dieta equilibrada, a realização de exercícios físicos, os cuidados com a saúde mental e a testagem regular de exames laboratoriais?

Com o desenvolvimento da internet, cresceu exponencialmente a quantidade de portais, sites e redes sociais voltadas para as temáticas da saúde.

Se, por um lado, isso indica uma popularização dos conhecimentos da área, ocorrendo além dos consultórios médicos, por outro, também há o risco de divulgação de informações imprecisas ou até equivocadas, o que provoca um impacto direto na vida dos internautas.

Em um contexto em que as notícias falsas tomam cada vez mais espaço, tornam-se uma questão de saúde pública, buscar ajuda médica e informações confiáveis vira uma condição importante para manter-se saudável. Confira algumas dicas do que mais se pode fazer para monitorar a saúde no cotidiano.

Perceba possíveis sintomas

A saúde exige um acompanhamento constante, além da percepção de variações no corpo e na mente. Por isso, se você começar a sentir algo novo — um incômodo, uma dor, uma dificuldade de realizar algo antes corriqueiro, como dormir, ou a aquisição de um novo hábito, como roer as unhas —, anote antes de buscar ajuda médica. 

Além de perceber os sintomas físicos e emocionais, procure atentar-se em que situações esses possíveis sinais começaram a ocorrer — algum evento físico ou emocional. Anote o local onde a dor ou incômodo ocorre, qual a sua intensidade e a duração.

Este estudo de si mesmo é importante para que você perceba as mudanças que o seu corpo está passando e possa levar informações mais detalhadas para o médico durante a consulta, o que é fundamental para o profissional em questão decidir quais exames solicitar e quais tratamentos sugerir.

Mantenha as consultas médicas em dia

Existem alguns exames que devem ser realizados anualmente, como mamografia, papanicolau, PSA (livre e total), controle da tireoide, eletrocardiograma, densitometria óssea, colesterol, triglicerídeos e glicemia em jejum. Por isso, não passe muito tempo sem realizá-los e verificar esses índices.

Se você tem alguma comorbidade de saúde crônica, como problema cardíaco, gastrite, artrose e ansiedade, é preciso ter um acompanhamento médico regular, a fim de avaliar a evolução da questão e ir adaptando o tratamento.

Procure aplicativos para te ajudar

Nos últimos anos, os aplicativos tornaram-se a grande aposta do mercado de tecnologia. Eles estão presentes em diferentes áreas, desde relacionamentos até controle de finanças e saúde.

Existem diferentes aplicativos que podem te ajudar a acompanhar a sua saúde. Um exemplo são aqueles capazes de monitorar a qualidade do sono, mostrando os picos de sonolência, o tempo total em que você dormiu, a porcentagem de sono avaliado como adequado e a quantidade de horas em que você roncou.

Outros exemplos são os aplicativos que te ajudam a acompanhar a quantidade de calorias ingeridas em cada refeição, a frequência dos batimentos cardíacos durante a realização de uma atividade física e a taxa de água ingerida diariamente — um hábito simples, mas que pode ser negligenciado mediante à correria do cotidiano.

Receba dicas em podcasts

Outra dica tecnológica importante é buscar podcasts voltados para a área de saúde. Esses programas podem ser mais gerais ou direcionados para uma determinada temática, como oncologia, cuidados infantis, diabetes ou pressão alta, recomendações para pessoas cardíacas, etc.

Alguns podcasts conhecidos na área de saúde são o “Saúde Sem Complicações”, em que docentes da Universidade de São Paulo abordam diferentes temáticas a cada semana, o “Drauzio Cast”, organizado pelo Drauzio Varella, e o “Pausa para a Saúde”, divulgado no site do Ministério da Saúde.

Texto: Gear Seo