O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que está presente nos mais diferentes segmentos comerciais e serve para aprimorar a gestão de relacionamento com o cliente.
Trata-se de um software onde é possível administrar informações importantes sobre leads, além de proporcionar análises aperfeiçoadas do histórico de um comprador e entender fatores como a sua importância e o seu índice de retorno para a empresa.
O CRM e o aumento de vendas
Um erro muito comum no cotidiano dos gestores é achar que o CRM é apenas uma ferramenta de organização empresarial, mas ele vai muito além disso.
Para um fabricante de sapato de segurança, por exemplo, o CRM é uma ferramenta que pode instrumentalizar diversos setores e deixá-los mais produtivos, sobretudo no setor de vendas, mas também:
- Promoções;
- Marketing;
- Divulgação;
- Resultados;
- Entre outros pontos.
Pois bem, sabendo da importância desse tema, a nossa equipe produziu uma lista com cinco segredos de como aumentar suas vendas com o CRM. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!
4 formas de aumentar suas vendas com o CRM
Algumas dicas podem ajudar muito no aumento das vendas. Pensando nisso, preparamos as 5 principais formas. Continue a leitura e confira!
1 – Análise de perfil
Um dos grandes benefícios que a ferramenta CRM proporciona para uma empresa é a análise do perfil do cliente e seu histórico.
Trata-se de uma excelente ferramenta para a promotoria, uma vez que a empresa de martelete demolidor consegue compreender o fluxo de compras de determinado cliente, o valor que ele costuma gastar e como foram os seus contatos registrados no CRM.
Isso faz com que o setor de vendas consiga se equipar de informações relevantes para projetar ações pontuais e aumentar o índice de conversão.
Utilização de dados confiáveis: o CRM é uma ferramenta da própria empresa, ou seja, é uma materialidade pessoal e única, que serve de acúmulo de informação verídica.
Em outras palavras, aquilo que está registrado no CRM da empresa não foi inventado, e isso ajuda na projeção de um quadro de distribuição das informações relevantes, a fim de instrumentar ações que a empresa pode tomar, seja para vender mais ou conquistar o cliente.
2 – Gerar relatórios
Os relatórios são instrumentos que municiam a equipe de vendas. A plataforma CRM permite a impressão e análise de relatórios de diversos tipos, desde o fluxo de vendas ao índice de devolução por período, por exemplo, para preparar a promotoria da empresa.
Quando um colaborador tem o relatório de um cliente, ele tem uma ferramenta muito poderosa, de onde poderá tomar decisões mais assertivas para conversão em venda.
3 – Instrumentalização de marketing
Uma coisa é fato, as campanhas de marketing são fundamentais para as empresas, pois são responsáveis por gerar leads qualificados e adaptá-los para o setor de vendas.
Numa empresa que vende discos de corte, por exemplo, o setor de marketing pode fazer o uso do CRM para analisar os perfis e definir a persona da empresa.
E isso, sem dúvidas, é algo que consequentemente será muito importante para a criação de campanhas de marketing segmentadas, ajudando a aumentar as vendas da empresa como um todo.
4 – Manter a gerência atualizada
Outro ponto relevante, é que a gerência é fundamental para que a empresa consiga centralizar suas atividades em busca de um aumento de vendas.
Desse modo, o CRM tem inúmeros recursos que ajudam a gerência a fazer análises profundas de todos os setores produtivos, e com isso melhorar as tomadas de decisão.
Conclusão
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido a importância do CRM e como ele pode ajudar sua empresa a aumentar as vendas. Se gostou deste conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e gestão empresarial.