A quarentena alterou a maneira com que as pessoas se relacionam com as tecnologias de informação e comunicação, aumentando cada vez mais a necessidade de utilizá-las, principalmente no mercado de trabalho.
O home office tornou-se uma realidade para a maioria dos escritórios de advocacia neste período de pandemia.
O que nos levou a pensar de que forma podemos aumentar a produtividade do trabalho feito em casa, bem como ter uma rotina organizada como profissional.
Neste novo cenário, cheio de dificuldades e aprendizados, a Legalcloud decidiu ajudar os profissionais que querem melhorar seu trabalho por home office através de ferramentas especializadas na gestão do tempo, da organização e de prazos processuais.
1 – Trello
A Trello é uma plataforma, onde o profissional poderá criar quadros, listas e cartões para seus projetos, a fim de ter uma melhor organização pessoal de atividades.
É importante ter uma planilha de atividades bem estruturada, para que nenhuma tarefa importante se perca pelo caminho.
A Trello tem uma plataforma integrativa, que interage com outras ferramentas como o Slack, Google Drive, Dropbox e Evernote. Além disso, esta ferramenta pode ser acessada tanto pelo sistema iOS, quanto pelo Android, possuindo um plano de acesso gratuito.
2 – Slack
O Slack é uma ferramenta de unificação da comunicação da equipe. Isto é fundamental para a troca e registro de informações e integração de sistema, reunindo toda a comunicação da equipe em apenas um local.
Esta ferramenta possui mais plugins que a maioria dos concorrentes. Por exemplo, acessar o YouTube e SoundCloud, visualizar e editar arquivos do Dropbox ou Google Drive, bem como fazer chamadas de videoconferência pelo Hangouts.
Para descontrair e integrar a equipe de forma saudável, existe o plugin de Gif, permitindo demonstrar sentimentos entre os integrantes. O que pode ser ótimo em uma rotina de home office, no qual muito do contato físico foi perdido.
Utilizar uma ferramenta de comunicação específica é tornar seu trabalho mais profissional, com uma melhor divisão dos assuntos pessoais, como seria no WhatsApp.
3 – Calculadora de Prazos Processuais Legalcloud
Advogados devem estar atentos a uma série de atividades em sua rotina. Uma delas é fazer um correto acompanhamento dos prazos processuais.Contudo, estes profissionais podem ter muita demanda.
Por isso, para ter maior segurança na verificação dos prazos, recomendamos que o advogado utilize uma ferramenta especializada na contagem dos prazos processuais.
A Calculadora de Prazos Processuais da Legalcloud, por exemplo, possibilita simular prazos processuais, tendo como base as atualizações diárias dos tribunais brasileiros, assim como todas as legislações brasileiras sobre prazos processuais.
Esta ferramenta pode ser acessada tanto pelos sistemas iOS e Android, quanto pela web.
Além disso, o plano Premium permite que os advogados tenham acesso a todas as publicações dos tribunais sobre suspensão de prazos processuais, que serão anexadas às peças.
Também é possível sincronizar todos os seus prazos a sua agenda no Google, Outlook ou Apple.
4 – Youcanbook.me
Determinar dias e horários dentro de um escritório, ou na rotina de um advogado, faz parte de uma boa gestão do negócio.
Para tanto, é necessário criar uma agenda de trabalho, para sempre saber em que momento deve ser realizada cada tarefa.
O YouCanBook.me, por exemplo, é uma ferramenta para agendar reuniões com clientes e parceiros virtualmente, facilitando na otimização do tempo de trabalho.
Para usar esta ferramenta, primeiramente, é necessário estar conectado a sua conta Google ou Microsoft. Após isso, o profissional poderá adicionar os horários em que estará disponível para a reunião.
Por fim, o agendamento poderá ser compartilhado com seus cliente e colaboradores. É possível também solicitar dados como telefone e e-mail no momento do agendamento.
Os compromissos criados aparecerão automaticamente na sua agenda, sem precisar ter que ficar mandando vários e-mails de confirmação. Além disso, é possível encaminhar no mesmo link do agendamento o endereço de alguma reunião virtual pelo Zoom.
5 – Be focused
O Be focused é um aplicativo de gerenciamento do tempo destinado a concentração e ao descanso, ao longo da rotina de trabalho, cooperando na melhoria da produtividade do profissional.
Uma das funções presentes neste aplicativo é a possibilidade de listar as atividades que serão desenvolvidas, bem como ter acesso às estatísticas. Ele pode ser acessado apenas pelo sistema iOS.
O Be focused tem inspiração na técnica Pomodoro, que é baseada na divisão do trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de 5, 15 e 30 minutos, cooperando para uma maior concentração no trabalho.
Texto produzido pela Equipe da Legalcloud, a maior Calculadora de Prazos Processuais do Brasil.