A pandemia do novo coronavírus fez com que todas as pessoas se vissem obrigadas a mudar suas rotinas. Durante esse período, novos hábitos tiveram que ser adotados e outros adaptados, como é o caso da tradicional e popular ida à praia.
Nos primeiros meses de isolamento, esse passeio estava totalmente proibido, mas, após a flexibilização da quarentena, os brasileiros já estão autorizados a visitá-la. No entanto, para que você consiga ter uma viagem ideal, preservando a sua saúde e a da sua família, alguns cuidados especiais precisam ser tomados.
Afinal, os riscos de contaminação ainda existem e, por esse motivo, nenhum cuidado é exagerado ao voltar a frequentar lugares movimentados como esse.
Portanto, se você está com saudade da areia, da maresia e da calmaria típica da região litorânea e pretende fazer um passeio com a sua família, confira 5 cuidados importantes que você precisa ter em praias durante a pandemia.
1. Evite aglomerações e contato físico com outras pessoas
Se você está decidido que quer visitar a praia, a primeira coisa que você deve fazer é fugir de possíveis aglomerações, ou seja, praias lotadas nem pensar. A melhor alternativa é procurar por regiões pouco frequentadas e que não costumam ficar cheias.
Se mesmo optando por uma praia mais reservada, ao chegar no local, você seja surpreendido com um volume muito alto de pessoas, o mais recomendado é ir embora e procurar por outra mais reservada.
Além disso, é importante ressaltar que você deve respeitar um distanciamento de no mínimo 2 metros de outras pessoas na areia.
2. Use máscara
Caso não seja possível respeitar o distanciamento adequado de outros visitantes e, mesmo assim, você queira continuar naquela praia, o uso da máscara se torna totalmente necessário para adultos e crianças maiores de 2 anos.
Lembrando sempre que as máscaras são de uso individual e não devem ser compartilhadas com nenhuma outra pessoa.
3. Álcool em gel é fundamental
O álcool em gel tornou- se dos nossos principais companheiros durante a pandemia e, se você está pensando em visitar a praia, não pode, em hipótese alguma, deixar de levá-lo consigo na bolsa.
Isso porque ele é extremamente importante para realizar a higienização das mãos, de utensílios, como o protetor solar, e também de outros objetos típicos de praia, como o cooler, a cadeira, entre outros.
Em relação às crianças, no entanto, o mais recomendado é fazer a higienização das mãos com água e sabonete, já que elas têm a pele mais sensível e podem apresentar alergias ao produto por conta da combinação com perfumes e bactericidas.
4. Leve alimentos e bebidas de casa
Em qualquer situação, o recomendado na praia sempre é levar os alimentos e bebidas de casa e, se tratando dessa época de pandemia, esse cuidado é ainda mais importante.
Isso porque ao comprar qualquer alimento em lanchonetes, quiosques ou até mesmo com vendedores ambulantes, você estará aumentando as chances de entrar em contato com o vírus, já que não é possível saber se a pessoa que manipulou o alimento seguiu corretamente o protocolo de higienização.
5. Não compre roupas ou outros acessórios na areia
Seguindo a mesma linha dos alimentos, ao comprar produtos vendidos na areia você também estará aumentando o risco de contaminação, já que na maioria das vezes eles não passam por nenhuma fiscalização.
Produtos como óculos de sol e chapéu, por exemplo, costumam ser tocados e até mesmo experimentados por diversas pessoas, o que aumenta bastante as chances de contaminação.
Por esse motivo, o recomendado é fazer um check-list antes de sair de casa para não esquecer nenhum acessório importante. Dessa forma não será preciso comprar nada na praia e você estará preservando a sua saúde e a da sua família.
Texto: Gear Seo