Você está lendo um texto, para na metade e começa a ler outro, que abandona para ver um vídeo e, no final, não terminou nenhuma das tarefas?
Pois é, em um mundo de excesso de informação, nossa atenção fica cada vez mais reduzida. Como fazer uma produção de conteúdo nessa realidade tão competitiva?
A chave é ter planejamento e ser coerente, mas a receita não é tão simples assim.
Afinal, estar na internet é concorrer com milhões de outros sites e conseguir atrair seu público parece ser algo como procurar agulha no palheiro.
Por isso, elencamos cinco desafios nessa área para que sua empresa se destaque da concorrência.
1- Produzir conteúdo original para seu público
Hoje em dia, a informação está muito repetitiva, faz-se cada vez mais do mesmo. Para se destacar é preciso produzir conteúdo que seja pertinente, convincente e original, mas que também converse com seu público.
É muito importante percorrer o mesmo caminho que o seu público realiza para chegar até a sua empresa.
Por exemplo, quando uma loja virtual de moda feminina cria conteúdo sobre modelos de blusas femininas, é natural que o consumidor queira encontrar aqueles produtos à venda no site, caso contrário, pode-se criar uma experiência negativa com o seu conteúdo.
Por isso, conheça bem os seus consumidores e seu público-alvo, coloque-se no lugar deles para entender o que eles querem.
Seja sempre transparente: se a geração Y gosta de marcas que se preocupam com o meio ambiente e causas sociais, ela também desconfia das que usam essas táticas para fazer seu espetáculo.
Por isso, seja transparente em suas causas e esforços de criação de conteúdo.
Assim como falamos em diversificação de carteira de investimentos, no marketing de conteúdo também é preciso variar para alcançar o maior número de pessoas e atrair novos clientes potenciais.
2- Investir em vídeo
Quando falamos em conteúdo, acabamos sempre pensando em textos, como posts e blog.
Só que não podemos esquecer do vídeo que, se já vinha com tudo em 2019, vai continuar na crista da onda neste ano.
Não é difícil entender o motivo, pois o vídeo tem um apelo visual que impacta na decisão de compra do consumidor.
3- Produzir um conteúdo que engaja
A criação do conteúdo já é por si só algo que demanda bastante: é preciso pesquisar, ler, se informar e estar atento ao que acontece ao nosso redor, a fim de absorver o que é relevante para o assunto de que se quer falar.
Só que não basta criar apenas um bom conteúdo, é necessário que ele inspire reações por parte do leitor, ou seja, gere engajamento.
No mundo on-line, isso significa que ele deve ter visualizações, leituras, curtidas, compartilhamentos e comentários, porque, do contrário, ele não terá nenhum valor para o marketing.
Além disso, quem vai ver seu conteúdo se não souber que há um novo disponível? Além de produzir, é preciso promover aquilo que você faz.
Muitas vezes a promoção é até mais importante do que a criação.
Ainda tomando como exemplo o segmento de moda feminina, sua loja renovou a coleção de blusas sociais femininas, além da atualização dos produtos na loja virtual, é preciso divulgar nas redes sociais, e-mail marketing e conteúdo para potencializar os resultados.
4- Medir a eficácia do conteúdo
De nada adianta quebrar a cabeça na hora de fazer um conteúdo se não for para medir seu impacto.
Se você não tiver uma métrica e não acompanhar com frequência, pode deixar de detectar o começo de um problema ou de uma oportunidade.
Sem indicadores, é impossível saber onde ajustar e melhorar.
5- Criar estratégia
A falta de planejamento é o plano perfeito para falhar. Sem uma estratégia e apenas criando conteúdo na medida em que a necessidade aparece é impossível ter sucesso.
Ainda que isso pareça básico, muitas empresas não têm um plano definido.
Mas, lembre-se que marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo e pode levar algum tempo até começar a colher frutos, de 6 a 12 meses.
Concentre-se em criar um plano, produzir um conteúdo excelente e os retornos virão.
E não resista às mudanças: as estratégias nessa área mudam o tempo todo e é preciso estar atento e forte para acompanhar toda a mudança sem temê-la.
O marketing de conteúdo é uma palavra da moda quando falamos em marketing digital. E ele nada mais é do que conhecimento gerando resultado.
Ainda mais para o consumidor de hoje que gosta cada vez menos de publicidade.
Não é incrível pensar que você pode gerar vendas por meio de informação?
As marcas vêm reconhecendo a importância do tema, mas, como vimos, a produção de conteúdo em marketing digital não se faz apenas com um computador na mão e uma ideia na cabeça.
Ela requer estratégia e planejamento para dar retorno e, para isso, é preciso contar com uma agência de marketing digital, que saberá criar o melhor plano para seu negócio.