Se tem interesse em saber de que maneira colocar seu site na primeira página do Google usando o SEO Local, vamos te contar.
Para chegar ao topo da pesquisa do Google em sua cidade, comunidade ou região, você precisa otimizar seu perfil no “Google Meu Negócio”.
Para isso, é preciso investir em plataformas locais, e o mais importante, usar as palavras-chave para criar um conteúdo específico que atraia seu público.
Portanto, preparamos 5 dicas comprovadas de SEO Local, mas antes precisamos que você entenda de uma vez que a visibilidade nas páginas de resultados de pesquisa (SERP) é muito importante nas suas estratégias de SEO Local.
Dicas de SEO Local
As buscas online aumentam cada dia mais e os clientes buscam mais informações sobre qualquer negócio ou serviço que precisem recorrer.
Otimizar sua presença local é fundamental para gerar vendas e alcançar novos clientes. Mas, como garantir suas listagens locais atualizadas?
Para isso, confira abaixo 5 táticas de pesquisa local para ajudar a melhorar a visibilidade da sua empresa e por consequência, sua renda.
1. Plataformas locais
Sabe aqueles sites gratuitos, que você se cadastra, e fica esperando que eles tragam resultados quase que por um milagre de alguém ver e constatar sua empresa.
Pois bem, eles de fato quase não trazem este tipo de ação, mas são fundamentais para estratégias de SEO Local.
Isso pelo fato de todos os sites de cadastramento que não requerem pagamento permitem que você cadastre o seu site fazendo os robots do Google lerem este cadastro como uma indicação para aquela região.
Portanto, se você tem uma agência de marketing médico ou é uma marca de comércio eletrônico, certamente deseja aproveitar a novidade em ferramenta do Google, chamada de “Veja o que tem em suas lojas” (SWIS).
Isso é feito integrando o inventário ativo ao seu perfil no Google Meu Negócio.
Esse mecanismo permite que os clientes vejam seu estoque em uma lista de produtos não pagos em propriedades do Google, incluindo mapas, imagens e compras.
Dessa forma poderá aproveitar os consumidores que já procuram seus produtos e serviços todos os dias.
Poucas plataformas possuem essa integração junto ao conjunto de recursos básicos, mas definitivamente, dê uma olhada enquanto é gratuito.
2. Audições frequentes
Nas audições frequentes você identificará as alterações sugeridas ou pendentes no horário de funcionamento, sugeridas nos atributos, nos detalhes do negócio e mais quaisquer pendências e sugestões.
Atualizações automáticas no status operacional, como “Temporariamente Fechado” para uma clínica de neurocirurgia no RJ, por exemplo. Assim como também listagens desativadas.
3. Avaliações
Uma boa experiência do cliente e comentários positivos são as chaves para uma boa classificação no mapa local.
Muitas empresas recebem comentários positivos e negativos, mas nenhuma resposta.
Como consumidor, você também hesita em ver uma classificação baixa, de um tratamento para tireóide, caso você precise.
Se a empresa nem mesmo explicar ou responder os comentários, as pessoas confiarão nas avaliações e comentários negativos.
Ao fornecer feedback, a confiança de outros usuários aumentará, o que pode gerar mais negócios.
Monitore e responda aos comentários bons ou ruins, e limite-se aos comentários espontâneos.
Você pode adicionar impressões ou texto dessas avaliações ao seu site para verificar sua marca e aumentar suas chances de conversão.
4. Dados estruturados
Os dados estruturados ajudam o Google a entender melhor o conteúdo e podem ajudar a aumentar os cliques, conversões e impressões.
Implemente a seguinte estrutura:
- Empresa local;
- Localização geográfica;
- Endereço postal;
- Avaliação ajudam;
- A otimizar o desempenho.
Sendo assim, o mesmo princípio se aplica a pesquisas locais.
5. Conecte-se com o Google meu Negócio
Se você não usa e otimiza seu perfil do Google Meu Negócio, está desperdiçando dinheiro e perdendo uma grande oportunidade.
Preencha todas as informações que puder preencher, incluindo fotos, menus, instruções e serviços. Muitas empresas não usam a categoria correta corretamente.
Por exemplo, uma médico alergista no RJ, pode listar as clínicas que atende. Também é importante manter as informações atualizadas.
Horários comerciais incompatíveis e chamadas inexistentes podem criar uma experiência ruim e atrapalhar a conversão das vendas.
Boas classificações não são suficientes, com novos clientes chegando todos os dias, você não pode perder oportunidades.
O Google calcula sua programação e outras informações, mesmo se estiver temporariamente fechado, ele precisa ser atualizado.
Se uma clínica de tratamento para tireóide estiver aberta ainda tarde da noite, você pode usar a pesquisa local para notificá-lo de que a sala está aberta, mas que poderá fechar em alguns minutos.
Para grandes varejistas, você pode selecionar “Ver mais tempo”, varejistas com vários departamentos podem usar o GMN para concluir esta operação.
Considerações finais
Ao seguir essas dicas testadas e comprovadas de SEO Local, você chegará ao topo das SERPs e dominará os resultados locais.
Estratégias de SEO são fundamentais para todos os tipos de negócios, por isso, não tenha medo, e vá adiante.
Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.