Não faz muito tempo desde que as redes sociais se tornaram um elemento habitual na vida da maioria das pessoas. Com o aumento no uso de smartphones por todas as idades, a criação e circulação de conteúdos passou a contar com estratégias que otimizam o alcance, tanto dentro como fora das redes.
A seguir, vamos te apresentar cinco dicas que podem fazer toda a diferença em como seu conteúdo é visto nas redes, trazendo mais visibilidade e seguidores. Vale lembrar que cada tipo de conteúdo acaba tendo influência de aspectos como localização, qualidade e até mesmo do algoritmo dos aplicativos.
Qualidade é tudo
Não adianta querer bombar as suas redes se o seu conteúdo não agrada os seguidores, não é mesmo? O primeiro passo é avaliar o que você posta, sua linguagem e o retorno de quem te acompanha.
Vai falar de moda? Então pesquise muito para saber se o seu conteúdo é atual, se tem outros perfis do mesmo tema, porém abordando de forma diferente. Você pode falar de tendência igual a muitos outros perfis, mas se souber destacar seu diferencial, chamará bem mais atenção.
Ter um bom nome de usuário, uma bio simples e direta também ajudam muito. Além disso, se vai postar imagens geradas por conta própria, é indicado ter um aparelho com uma boa câmera, e que te permita instalar aplicativos que ajudam bastante na hora de criar e ajustar conteúdos de forma criativa e rápida.
Rotina de postagens (timing)
Se você tem um influenciador favorito ou acompanha um perfil específico nas redes sociais, certamente já percebeu que eles costumam fazer novas postagens em horários bem fechados. Isso significa que sempre que você acordar e olhar o celular, já vai ver a publicação mais atual feita por eles.
Isso é positivo por dois motivos:
- Seus seguidores aprendem os horários em que você costuma postar, e ficam esperando por isso;
- Você consegue manter atualizações de forma regular, gerando engajamento dentro das suas postagens.
Se o seu assunto não depende tanto de acontecimentos externos para ser criado, aproveite para identificar momentos em que referências a lugares ou pessoas possam ser interessantes.
Hashtags
As hashtags podem dar um salto gigantesco no seu perfil, como também podem fazer tudo “ir por água abaixo”. A principal ideia por trás delas é ajudar outros usuários a encontrarem o seu conteúdo de maneira mais fácil, e que seja exatamente o que eles procuram.
De novo, se você possui um perfil que fala sobre moda, não faz sentido colocar uma #viagem, certo? Fazer as marcações que sejam de fato relacionadas com o seu conteúdo também facilita que outros criadores te achem facilmente, gerando uma rede de contatos bastante interessante.
Um ponto muito importante ao falar de hashtags é se atentar na quantidade. Sabe aquela frase “quantidade não significa necessariamente qualidade”? Use um número menor delas e aprenda a escolher as melhores. Nem toda publicação vai precisar de uma e o uso excessivo pode ter o efeito contrário, afastando seguidores ao invés de mantê-los.
Rede social é para interagir
Parece uma dica óbvia, mas muita gente esquece que as redes sociais são feitas e mantidas por pessoas. Não importa se você tem 100 ou 1000 seguidores, é super importante estar atento ao retorno deles através de comentários e até mesmo em mensagens inbox.
Além de responder comentários nas suas postagens, tire um pouco de tempo para curtir e comentar postagens de perfis que você se identifica. Antes de sair simplesmente pedindo seguidores, crie uma forma de comunicação simples e natural.
E se você já possui um número grande de seguidores e não consegue dar atenção a cada um, procure agradecer de tempos em tempos, ou criar enquetes nos seus stories. Dessa forma eles tendem a sentir que você presta atenção na opinião deles, o que é essencial na hora te considerarem relevante ou não.
Posicionamento é essencial
Recentemente vimos surgir a “cultura do cancelamento” ocorrendo de forma bem impactante dentro e fora das redes. Mesmo que o seu perfil não tenha relação com assuntos considerados polêmicos, tente dar algum tipo de atenção, principalmente os que envolvem questões de direitos humanos e aqueles que não podem ser ignorados.
Você não precisa virar um militante radical, mas mostrar o mínimo de empatia com alguma causa e estar aberto a reconsiderar sua própria opinião é algo muito bem visto pelos seguidores.
Agora que você conferiu essas dicas, é hora de colocá-las em prática no seu perfil, além de compartilhar com os amigos para que todos fiquem com as redes sociais atualizadas.
Texto: Gear Seo