Você sabe como vender no Google Shopping? A publicidade PPC ou pay-per-click é uma das formas mais populares de publicidade entre pequenas e grandes empresas. Como você já deve saber, o líder indiscutível dessa indústria é o Google.
Para te ajudar a fazer o sistema do Google Shopping funcionar da melhor forma para você, coletamos cinco práticas recomendadas e dicas de como vender no Google Shopping.
1 – Destaque-se da multidão
Se você vende um produto popular, terá muitos concorrentes no Google Shopping. É uma grande vantagem e uma grande desvantagem. Quando os clientes procuram, por exemplo, por um modelo de blusa com renda no Google, eles verão uma tabela de vendedores. Esta é sua primeira chance de se destacar e atrair a atenção dos compradores.
Faça uma promoção que fará com que sua loja se destaque entre os concorrentes. As promoções são exibidas na coluna “Detalhes e ofertas especiais”. Se você puder oferecer frete grátis e rápido ou alguns códigos de cupom de desconto, informe os compradores. Você pode configurar isso em sua conta do Google Merchant Center ou criando um feed de promoção.
2 – Otimize os títulos dos produtos
Um título é a parte mais importante de qualquer listagem. É assim que o algoritmo de pesquisa encontra seus produtos entre milhares de outros. Isso é igualmente importante no Google Shopping.
No caso de um cliente procurar um item usando algum código específico, como o número da peça, você precisa adicionar esta informação no título. Por exemplo, um higienizador nasal de porcelana possui vários tamanhos, adicionando o tamanho e a sua capacidade de armazenamento ao título pode ajudar a ter mais conversões.
Em outros casos, não se limite a algumas palavras. Se a cor é importante para o seu produto, adicione-a também, como neste caso de uma loja feminina que vende roupas que combinam com blazer branco e diversos produtos nessa linha da moda.
O comprimento ideal para anúncios para computador é de 60 a 80 caracteres. Você pode usar o Google Keyword Planner ou o Google Trends para procurar combinações de palavras adequadas e ver como elas funcionam.
Ao mesmo tempo, lembre-se de que você precisa manter os títulos curtos e adicionar as informações mais relevantes no início, porque os títulos podem ser cortados em dispositivos móveis.
3 – Certifique-se de manter suas informações de entrega atualizadas
O Google conta automaticamente os custos de envio no total do item exibido. Então, naturalmente, você deve se certificar de que suas informações de envio estão corretas o tempo todo para evitar perder dinheiro. Você precisa levar em conta todas as opções possíveis que podem ser necessárias para o envio de seus produtos.
Além disso, se precisar alterar as regras e preços de envio em seu site, certifique-se de atualizá-los imediatamente no Google Shopping. Se não o fizer, corre o risco de ter toda a sua conta suspensa.
4 – Mantenha seu preço na média
O Google se esforça para fornecer o melhor serviço aos compradores e classifica os vendedores de acordo com um determinado conjunto de regras para garantir que os clientes tenham a melhor experiência.
O fator de classificação mais importante quando se trata de como vender no Google Shopping é o preço. Uma boa estratégia é monitorar os preços dos concorrentes e fazer o possível para que seu preço seja melhor. Até mesmo alguns centavos podem resolver o problema.
5 – Verifique os relatórios de problemas do produto
Quando você trabalha com centenas e milhares de produtos, nunca deixe de conferir os relatórios disponíveis em seu Google Merchant Center.
Às vezes, apenas carregar seus produtos no Merchant Center não é suficiente para que eles sejam exibidos automaticamente nos anúncios do Google Shopping.
O sistema pode não aceitar itens com imagens de má qualidade, informações obrigatórias ausentes, etc. Um exemplo bem comum é uma loja de roupas femininas que vende blusa de crepe e não adiciona os tamanhos das peças disponíveis, esses produtos quando analisados pelo Google, apontam um aviso de que falta o tamanho, prejudicando a sua visibilidade. Portanto, certifique-se de que todos os produtos que você deseja anunciar estão prontos para isso.
Além disso, é benéfico verificar o relatório de vez em quando, caso algum de seus produtos seja suspenso durante as campanhas.
Como vender no Google Shopping?
Se você ainda não criou sua conta no Google Shopping, agora é a sua vez de fazer isso. Aqui está um breve guia passo a passo sobre como fazer isso:
- Registre uma conta no Google Merchant Center
- Otimize as imagens do seu produto (use fundo branco)
- Elabore, escreva e insira seus dados de produtos de feed
- Vincule a conta criada à conta do Google AdWords (se ainda não tiver nenhuma, registre-a agora)
- Crie a primeira campanha do Google Shopping
- Decida os lances para sua campanha do Google Shopping e fique dentro do orçamento
- Segmente sua campanha e agende-a.
Siga as nossas dicas e como vender no Google Shopping e aumente a sua receita.