5 dicas de SEO para aumentar as vendas na sua empresa

Você já ouviu falar em práticas SEO? Se nunca ouviu, saiba que elas podem impactar positivamente nas vendas de seu negócio e que já existem muitas empresas que utilizam essas técnicas.

SEO, sigla de Search Engine Optimization, que na tradução em português significa  Otimização para Motores de Busca, nada mais é do que um conjunto de técnicas responsáveis por aumentar o ranqueamento e melhorar o posicionamento do seu site nos grandes buscadores de pesquisa, como o Google, por exemplo.

As técnicas de SEO se dividem em on-page e off-page. O SEO on-page diz respeito aos métodos aplicados dentro do seu site como conteúdos, códigos, tempo de carregamento e estratégias. 

Já o SEO off-page trata-se de técnicas externas, como backlinks que apontam para o seu site.

Entendido isso, neste conteúdo vamos apresentar algumas dicas para que você utilize essas técnicas visando o engajamento do seu site e, consequentemente, aumento das vendas da sua empresa. Confira!

Palavras-chave

É necessário desenvolver uma estratégia com relação à escolha das palavras-chave, que devem ser selecionadas com o objetivo de atrair o público.

Não é interessante posicionar sua página no Google com palavras que seus clientes não procuram. 

Uma boa alternativa é pensar como um cliente e, para isso, pergunte-se: “quais palavras eu pesquisaria para encontrar um produto ou serviço específico?” 

Anote todas as palavras que vierem à mente para responder esse questionamento, pois elas serão de grande valia no processo de escolher palavras e páginas para serem posicionadas.

Por exemplo, um cliente que está cotando valores de clareamento dental provavelmente pesquisaria por “clareamento dental preço”, pois esse termo descreve o tipo de serviço que ele busca e o que ele mais quer saber: o preço do procedimento. 

Além de realizar a escolha da palavra-chave é importante se atentar à densidade dela, ou seja, é importante verificar quantas vezes é necessário repeti-la ao longo do texto. 

Para isso, o indicado é analisar qual a densidade do texto de seus concorrentes utilizando ferramentas on-line, que são capazes de realizar análises em conteúdos. 

Conteúdo exclusivo e relevante

Após determinar a palavra-chave e se lembrar de que a densidade dela é importante dentro do conteúdo, o próximo passo é desenvolver este conteúdo de maneira relevante e, o mais importante, exclusivo.

O conteúdo precisa ser relevante, pois esse é o fator que vai fazer com que o usuário do seu blog queira ler outros conteúdos. 

Se um usuário está buscando por coroa dentária, por exemplo, e você disponibiliza este serviço e produz um conteúdo irrelevante a respeito deste assunto, o usuário não vai ter o mínimo de interesse, já que não agregou em nada para ele.

Consequentemente, conquistar mais vendas por meio de seu site se tornará uma tarefa árdua e desnecessária, já que você preparou todas as estratégias, mas, desenvolveu um conteúdo irrelevante.

Meta description

A meta description requer muita atenção pois é ela quem vai aparecer nos resultados de busca do Google como descrição do seu conteúdo, logo abaixo do título. Por isso, é importante que ela seja atrativa. 

Afinal, é ali que você conquista o usuário para que ele acesse sua página e tenha contato com os serviços ou produtos que você oferece.

Se você faz a venda de utensílios para aparelhos dentários, por exemplo, e um dentista está procurando essas ferramentas para comprar, é essencial que a descrição deste produto seja a mais direta e específica possível. 

Linkagens

Como dito anteriormente, uma das técnicas de SEO é a off-page, que trata-se de backlinks  apontando para o seu site. 

O Google entende que, quando existe uma linkagem de um conteúdo seu em outro site,  trata-se de um texto tão bom que outros sites estão citando você por isso. 

É necessário, no entanto, que os sites que estejam linkando seu conteúdo tenham boa reputação no meio online.

Por isso, estabelecer um plano voltado a parcerias é uma ótima alternativa para conseguir essas linkagens de domínios que tenham qualidade. 

Além disso, outro fator que pode ajudar a aumentar suas vendas é realizar linkagens internas. 

Por exemplo, na descrição de um produto ou ao longo de um conteúdo você pode linkar a URL de um outro artigo para que os usuários e leitores sejam direcionados para ele. 

Com isso, você amplia as chances de que se crie interesse em seus produtos e, por fim, que os clientes realizem a compra de algo.

URL e Layout

Com relação a URL, é interessante inserir a palavra-chave para que sua página obtenha autoridade no que diz respeito à palavra-chave.

Já, tratando-se de layout, é essencial uma página organizada e didática para que a experiência do usuário seja interessante e a permanência dele no seu site seja o tempo suficiente para convertê-lo a realizar uma compra.

Atentar-se a essas questões é fundamental para conseguir aumentar o ranqueamento do seu site e gerar mais visitantes.

Coloque o SEO em ação no seu site!

Neste conteúdo te apresentamos 5 dicas de SEO que irão auxiliar a aumentar as vendas da sua empresa por meio da sua página na internet. 

É importante entender que quanto mais você posicionar seu site nos buscadores do Google, mais visitas você conquistará e, dessa forma, suas vendas irão aumentar consideravelmente.

Nesses sites de busca, invista em palavras do seu segmento de mercado, como “clareamento dental” e “plano dental”.

Coloque em prática esse planejamento de vendas, siga cada uma dessas dicas e, além disso, esteja sempre atento à atualização da sua página na internet, pois essa pode ser a fonte da maior parte de sua renda.

 

Conteúdo produzido por Tarsila Serafim – Redatora na empresa Consulta Ideal.