5 dicas de SEO para segmentar o público certo para o seu negócio

Mais de 50% do tráfego de pesquisa de um negócio vem de dispositivos móveis. Os leitores de blogs esperam blogs com capacidade de resposta móvel, e o Google sabe disso. É por isso que ser compatível com dispositivos móveis é um fator de classificação e de segmentação.

Um blog deve fornecer uma experiência de usuário excepcional para leitores em desktops e dispositivos móveis. Esse é um exemplo perfeito de como agradar os leitores e os motores de busca andam de mãos dadas.

Ter um bom site, e um bom conteúdo é crucial para o crescimento do seu negócio, no entanto, saber segmentar o conteúdo para o seu público é fundamental.

Confira 5 dicas de SEO para o seu negócio

Pensando na dificuldade de encontrar estratégias de segmentação, preparamos este conteúdo com 5 dicas de SEO para segmentar o público certo para o seu negócio. Acompanhe. 

  1. Use palavras-chave com intenção de pesquisa do negócio


    Sua estratégia de palavras-chave é inútil se você segmentar os termos errados, com isso, use palavras-chave com intenção de pesquisa. Você precisa identificar as palavras-chave que seu público-alvo usa para encontrar o que eles precisam e direcionam de forma eficaz.

Um alergologista no RJ por exemplo, pode utilizar palavras-chave como “médico para alergia no RJ”, dessa forma o conteúdo poderá ser filtrado e segmentado para quem realmente possui interesse no negócio.

2. Trabalhe a meta descrição e os textos alternativos

Seus concorrentes mais próximos provavelmente têm como alvo as mesmas palavras-chave. Os pesquisadores obtêm SERPs cheios de títulos de páginas semelhantes.

Quando isso acontece, o seu leitor/cliente em potencial como um de cliente de um escritório de contabilidade em Joinville, se volta para as meta descrições daqueles 160 caracteres que resumem o conteúdo do seu blog  para determinar se o artigo responde à sua consulta.

Seja preciso sobre o que eles ganharam ao ler seu blog. Certifique-se de que a meta descrição seja atraente e destaque o benefício para o seu público-alvo. Agora, o Google pode reescrever o snippet de pesquisa. Mas se você deu a eles uma meta descrição de qualidade, há uma chance melhor de que eles a usem.

Textos alternativos são igualmente significativos, apenas por razões diferentes. Os algoritmos do Google não conseguem decifrar o que está em uma imagem. Depende de você informar o mecanismo de pesquisa.

O texto alternativo também é um auxílio de acessibilidade importante que pode ser lido em voz alta para o visitante, por isso precisa ser descritivo e fazer sentido.



3. Produza conteúdo com base em pesquisas sobre o negócio



Uma postagem deve ser relevante para uma consulta de pesquisa especificada. Ao adicionar artigos adicionais, você cobrirá outras questões relacionadas e será hiper-relevante para mais e mais pesquisadores do seu conteúdo de ablação de nódulos de tireóide, por exemplo.

Seja claro sobre a pergunta específica que cada postagem responde e mencione a palavra-chave específica no título e na descrição.

 

  1. Otimize seu site e seus conteúdos


    Os mecanismos de pesquisa ditam os algoritmos, os públicos criam tendências e os concorrentes desafiam sua posição.

    – Meça seus resultados e adapte seu conteúdo com frequência;
    Atualize as postagens que performam bem com informações recentes, como novo endereço da sua empresa de galvanoplastia em SP, por exemplo;
    Reformule artigos ou outro conteúdo, transforme webinars em postagens de blog, etc;
    – Identifique novas tendências e crie novos conteúdos atraentes;
    – Teste diferentes títulos e imagens e veja o que aumenta sua classificação ou o interesse dos leitores.
  2. Use palavras-chave de cauda-longa no negócio

Cada palavra-chave de cauda longa é a base para um artigo, criando um agrupamento. Palavras-chave de cauda longa são utilizadas em estratégias de marketing para alcançar as primeiras posições do Google para termos que têm baixo volume de busca e pouca concorrência.

Considerações finais


Seu blog pode ser um ótimo ponto extra para seus clientes conhecerem você, ou pode ser uma ferramenta de SEO poderosa e um portal de aprendizagem excepcional, tudo em um. O SEO do seu blog é como uma campanha de marketing contínua que você planeja, implementa e avalia.

Se, a princípio, o resultado não parece valer o esforço, não desanime. Leva tempo para crescer, mas quando crescer, você obterá resultados de longo prazo e poderá estourar o espumante. As dicas acima irão ajudá-lo a nutrir o crescimento do seu blog em torno de uma estrutura de SEO sólida, mas o trabalho é todo você.


Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.