Montar um negócio do nada não é simples. A insegurança toma conta e muitas vezes fala mais alto que nossa coragem.
Para te ajudar nesse momento de decisões, separamos cinco dicas essenciais para quem quer ter sucesso e está começando no ramo do comércio. Confira.
1. Tenha estrutura adequada
Ter uma estrutura adequada não significa ter um ambiente enorme e no melhor local da cidade.
Na verdade, não adianta nada pensar em reforma de lojas comerciais se não pensarmos, primeiro, no que significa ter uma estrutura adequada.
Um local adequado quer dizer aquele ambiente que conversa com o produto que está sendo vendido e também com o público-alvo.
Muitas vezes, a estrutura ideal não é um espaço enorme, mas sim um ambiente agradável e que combine com o público que você quer atingir.
Às vezes, a estrutura adequada está, até mesmo, em uma embalagem personalizada, em casos de comércio de delivery.
Lojas femininas entendem muito desse assunto. Por isso, encontramos, muitas vezes, lojas com estruturas diferenciadas e espaços decorados.
Existem lojas com cafés e outros tipos de serviço, que agregam ainda mais ao espaço. Pensar nisso é uma forma eficaz de iniciar o planejamento.
Outro ponto importante é escolher espaços com segurança para o início do negócio.
Assim, investir em equipamentos que evitem acidentes é essencial. Alguns deles são:
- Botoeira de alarme de incêndio;
- Extintores;
- Câmeras de segurança;
- Alarmes de segurança.
2. Conheça o ramo do seu negócio
Conhecer o ramo em que se quer atuar é outra dica essencial para quem quer iniciar no mundo dos negócios.
Isso porque se especializar em um tipo de assunto garante mais conhecimento.
Dessa forma, será ainda mais fácil conseguir clientes e mostrar a que veio.
Quem pesquisa profundamente o ramo em que quer atuar passa muito mais confiança para as pessoas.
Por exemplo, para abrir uma loja de eletrônicos, como celulares e computadores, é preciso conhecer muito sobre marcas, preços e melhores opções.
Isso, além de permitir que haja sinceridade entre vendedor e cliente, faz com que o comprador se sinta mais confortável e volte mais vezes.
3. Pesquise concorrentes
Assim como conhecer o ramo em que se vai atuar, pesquisar os concorrentes pode fazer toda a diferença no início de uma jornada de negócios.
Dessa forma, analise todos eles com calma, elencando pontos positivos e negativos.
Não há nada de errado em se inspirar nos acertos e analisar os erros dos outros tipos de comércios.
Além disso, para entrar em um mercado, nada mais seguro do que analisar, primeiro, todo o cenário.
Isso pode te dar uma boa noção do quanto investir e quais estratégia de marketing, por exemplo, utilizar.
4. Tenha suporte adequado
Ter um suporte adequado significa ter pessoas para ajudar. Não importa se são funcionários, parentes ou amigos.
No início, é fundamental que haja pessoas ao lado para discutir estratégias e, até mesmo, botar a mão na massa.
Se já for o momento de contratar funcionários e se a renda for suficiente para isso, não perca tempo.
Quanto mais estruturado e profissionalizado o negócio estiver, melhor para a produção e para o futuro do ambiente.
5. Aposte em sistemas de gestão de negócio
Por fim, hoje em dia, nada funciona sem uma boa tecnologia ajudando, certo? Não basta ter apenas um gerenciamento de impressão, é preciso, muitas vezes, ter um sistema operacional de qualidade.
É claro que, para isso, é necessário analisar clientes e o ramo de atuação, como dissemos na dica número dois.
Porém, se for o caso, analise a escolha de um sistema CRM para ajudar no relacionamento e de modo a compreender e otimizar a jornada do cliente.
Comércios que envolvam comida também podem ser muito auxiliados com sistemas operacionais diferenciados.
Hoje, existem muitos tipos de programas para agilizar no atendimento ao cliente. Assim, pesquisar esse tipo de sistema pode ajudar (e muito).
Seguir essas cincos dicas não vai resolver todos os problemas e garantir um sucesso imediato de um novo negócio.
Para isso, às vezes é preciso de paciência e muito trabalho.
Investir em marketing e escolher bem as estratégias de propaganda também podem fazer a diferença nesse momento.
Mas analisar ponto a ponto com calma e dedicação vai fazer com que um comércio novo tenha muito mais chance nessa maré de concorrência.
Ser empresário iniciante não é fácil, mas se der certo, os frutos colhidos podem ser os mais prazerosos.