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5 dicas para uma campanha de e-mail marketing de sucesso

Para organizar uma campanha de e-mail marketing de sucesso, primeiro você precisa saber o que é e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma maneira eficaz de realizar o marketing direto, atingindo diretamente os leads, dentro dos meios digitais. Mas como eu consigo o e-mail do meu lead?

Geralmente você consegue o e-mail dos seus leads quando eles se interessam por algum produto/serviço seu. 

Você irá oferecer um conteúdo gratuito e em troca pedirá o e-mail do consumidor.

Após conseguir o e-mail de vários leads, você terá a sua lista de e-mail marketing criada apenas por pessoas, que de alguma forma se interessam pelo que você tem pra oferecer.

E esse método é eficaz?

Pode parecer que não, mas SIM, é eficaz!

Para se cadastrar em redes sociais, realizar compras online, e muitas outras coisas, é necessário possuir um e-mail. 

Portanto, quem utiliza a internet para qualquer fim, possui uma conta de e-mail.

Com o e-mail, diferente de outras plataformas, você consegue ter a certeza de que seu conteúdo foi entregue para todas as pessoas que você enviou. 

Além disso, por você ter conseguido a lista através de um conteúdo disponibilizado para o público, você estará entregando apenas para quem é um cliente em potencial, aumentando a chance do anúncio ter um alto índice de retorno positivo.

Agora você vai ler 5 dicas para montar a sua campanha de e-mail marketing de sucesso.

Saiba quais são seus objetivos

Em qualquer campanha que você for realizar, é necessário um objetivo. Saiba o porquê de você estar fazendo essa campanha, e o que você pretende ganhar com isso. 

Após descobrir as respostas, coloque no papel, pois isso que vai te guiar!

Qual é a sua persona?

Sem uma persona, nenhuma campanha funciona. Você precisa saber com quem quer se comunicar.

A persona irá definir qual será o tipo de e-mail usado (newsletter, promocionais, transacionais), o tom de voz da sua campanha, e o conteúdo do e-mail, ocasionando em uma estratégia mais direcionada.

Pesquise o perfil do seu cliente, e o perfil das pessoas da sua lista.

Escolha cuidadosa da ferramenta

Cada ferramenta tem suas funções, portanto, analise bem qual irá suprir mais as suas necessidades, de acordo com a sua estratégia.

Procure algo que possua: automação e criação de campanhas de forma fácil; integração com plataformas; maneiras de segmentar o público; e não esqueça de emitir relatórios aprofundados do desempenho da campanha.

Faça um planejamento

Após todas as fases de escolhas e definições, é a hora de juntar tudo e planejar como será a campanha.

Analisando seus objetivos, personas e todos os dados que você tem para iniciar a campanha, você terá tudo o que precisa para fazer um bom planejamento.

Você precisará definir qual a frequência em que os e-mails serão disparados, não lote a caixa de mensagem do seu lead, mas também não deixe ele te esquecer, defina também quais serão os tipos de e-mails que irão ser disparados.

Conteúdo e layout

Chegou a última, mas não menos importante, dica: o conteúdo e o layout! Quando você for escrever o e-mail, você precisa ter em mente a pessoa que irá recebê-lo. 

Qual o perfil da sua persona? Como você conversaria com ela pessoalmente (lembre do motivo pelo qual você chegou até ela)?

Responder essas perguntas irá ajudar você a encontrar a linguagem correta para se comunicar com o seu lead.

Escolha o assunto certo e vá direto ao ponto, é isso que irá definir se o lead irá ler o e-mail ou apenas abrir e deixar junto com tantos outros que acabam na lixeira.

Veja algumas dicas para o conteúdo:

  • Humanize: não deixe parecer que é um robô se comunicando com o leitor, as pessoas gostam de interagir com pessoas, portanto, deixe o e-mail o mais humanizado possível.
  • Personalize o seu e-mail: chame seus leads pelo nome. Mostre que você o conhece e se importa com ele, isso ajuda na proximidade com o leitor. É possível fazer isso na própria ferramenta de disparo.
  • Conquiste a atenção do leitor: é importante captar a atenção do lead desde o início do e-mail. Muitos leem a chamada, e caso não seja de seu interesse nem terminam de ler a mensagem.

Já para o layout, pense em algo que chame atenção mas que ao mesmo tempo não polua a visão, e atrapalhe a leitura.

Gostou das dicas? Você está pronto para sair daqui e começar a planejar sua campanha de e-mail marketing de sucesso. Não perca mais tempo sem essa estratégia! 

Leia mais sobre essa e outras estratégias de comunicação em Amura Comunicação.