Ter um site é a premissa básica para uma adquirir uma presença on-line forte.
Mesmo assim, muitos empreendedores têm muitas dúvidas na hora de criar o site de suas empresas. Por serem leigos em programação, eles não conseguem entender como funcionam os criadores de páginas web.
O processo de desenvolvimento do site pode ser um pouco demorado, pois possui diversos detalhes importantes. Por isso, é importante tirar todas as dúvidas antes de começar a desenvolvê-lo. Fizemos uma lista com as principais questões sobre as ferramentas de criação web. Confira abaixo.
O que é um criador de site?
Como o nome já indica, o criador de sites é a plataforma na qual você estrutura o layout do seu site. É por meio desse serviço que você pode planejar página por página e adicionar os recursos importantes para o seu negócio, preparando todos os detalhes para, posteriormente, lançá-lo.
Existem diversas opções no mercado que podem atender aos empreendedores com os mais variados objetivos. É possível encontrar criadores específicos para blogs e sites de alto tráfego, como portais de notícias e lojas virtuais.
É possível montar uma loja virtual com criador de sites?
Sim! Existem ferramentas de criação específicas para lojas virtuais. Dessa maneira, você consegue ter opções de personalização e recursos essenciais para um e-commerce. Também pode contar com diversas alternativas de layout responsivo, que se adaptam a visualização em diferentes tipos de dispositivos de acesso.
Por que preciso ter um site responsivo?
Um site responsivo é amigável à visualização em diversos formatos. Assim, o usuário pode ter uma boa experiência ao entrar no seu site por meio de qualquer dispositivo, seja no PC, no notebook, no tablet ou no smartphone.
Com esse recurso, o layout adapta-se à visualização em qualquer dispositivo com acesso à internet, sem a necessidade de criar um site para cada tipo de aparelho. Por isso, a dica é escolher um layout responsivo na hora do processo de criação.
Como mostra o Panorama do Comércio Móvel de 2019, feito pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box, 85% dos brasileiros com smartphones já realizaram compras por meio do dispositivo. Com o crescimento do acesso via mobile, ter um site responsivo é essencial!
Por que devo me preocupar com SEO e UX?
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que te ajudam a alcançar o topo dos rankings de pesquisas nos sites de busca. Dessa forma, ter uma estratégia de SEO é importante para obter um site bem posicionado.
Estar bem ranqueado nas páginas de resultados é fundamental para aumentar o tráfego e gerar mais oportunidades de negócios. Para se ter uma ideia, dados da Internet Live Stats, apontam que o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia.
Então, se você escolher as palavras-chave certas e otimizar o seu site para SEO, o site do seu negócio será capaz de alcançar o topo do ranking em termos relacionados ao seu segmento.
Aliado ao SEO, o UX (User Experience) é importantíssimo para ter um site que atraia tráfego e converta oportunidades em vendas. A experiência do usuário é muito importante. Logo, uma estratégia eficiente de UX é fundamental para ter uma página simples e intuitiva.
Tendo uma experiência agradável ao navegar por um site, o usuário tende a voltar à página e sente confiança ao acessá-la. Isso pode ajudar a aumentar as taxas de conversão e garantir mais vendas.
É mais fácil criar um site com CMS?
O CMS (Content Management System) pode ser traduzido para o português como um sistema de gerenciamento de conteúdo. Muitas hospedagens de sites oferecem algumas opções de CMS, como o WordPress, para a construção das páginas.
De certa forma, criar um site com um CMS é mais fácil para quem não tem conhecimento em programação. Neles, é possível encontrar layouts editáveis e plugins com diversas funcionalidades, além de montar um site de excelência sem digitar uma linha de código.
Texto: Gear Seo