Esse mercado vem crescendo cada vez mais no país, e todos querem um e-commerce de sucesso.
Tornando o mercado mais competitivo. Hoje em dia as pessoas estão criando o hábito de efetuar a compra online.
É uma opção mais prática para quem está sempre correndo no trabalho, e não tem tempo de ir até a loja.
Ou para quem apenas prefere fazer tudo do conforto da sua casa.
Por ter esse aumento na demanda e como é uma ação que na maioria das vezes não exige um lugar fixo para estar, muitas pessoas, foi uma boa saída para pessoas que buscam aumentar sua renda, no meio da pandemia.
Mas o que muitos ainda se perguntam é: Como ter um e-commerce de sucesso?
E é isso que você vai descobrir hoje. Continue lendo, para sair daqui pronto para aplicar essas estratégias no seu e-commerce.
1) Invista em Marketing de Conteúdo para e-commerce
O marketing de conteúdo é uma estratégia extremamente importante, que tem o intuito de educar o seu público sobre o assunto em questão.
É uma forma de obter maior alcance orgânico e engajamento dos consumidores.
Crie um blog em seu site. Ofereça para o consumidor conteúdos gratuitos relacionados ao seu produto/serviço, que irão agregar algo a ele.
Produza conteúdos nos formatos adequados para as redes sociais também, hoje elas são o principal meio de comunicação das empresas.
Então investir em conteúdo para a sua loja virtual é um passo indispensável.
O conteúdo passa a impressão de que você conhece e tem autoridade para falar do assunto, se importa com o consumidor e não está ali apenas para vender seu produto/serviço.
Além de ganhar visitantes nas suas páginas você passa a entender melhor o que seu público quer e gosta, produz mais conteúdos nesse nicho, e consequentemente irá adquirir mais leads e vendas.
2) Ofereça uma plataforma de qualidade e segura para os clientes do seu e-commerce
Uma plataforma de qualidade, é outro item indispensável quando se fala de e-commerce.
Para potencializar a sua loja virtual é importante conhecer boas técnicas de SEO para e-commerce.
Você não vai querer comprar em uma plataforma que não oferece um selo de segurança ou que não tem uma boa apresentação, não é?
A sua plataforma será como a sua loja física, por isso é necessário ter uma boa estética e ser organizada de forma que o cliente consiga achar o que procura sem nenhum obstáculo.
A página precisa ser responsiva, ágil, boa estética e ter certificado de segurança.
E claro, não pode faltar ser mobile friendly, para o consumidor acessar da melhor forma pelo celular.
3) Tenha um bom atendimento ao cliente
As pessoas estão cada vez mais com menos tempo e exigindo mais das marcas.
Querem suas dúvidas esclarecidas no mesmo momento, ou isso poderá afetar sua decisão de compra. Portanto, a marca precisa de uma boa página de FAQ.
Um fator que faz a diferença nessa comunicação é o tom de voz da marca. Procure sempre falar educadamente com seu cliente, como quem se importa, e se couber, fale como se fosse amigo dele.
Para facilitar essa comunicação marca-cliente, invista em várias formas de contato.
Fique sempre atento às mensagens nas redes sociais, boa parte das dúvidas podem surgir por lá.
Outras formas normalmente usadas são: email, telefone, chat no site da marca ou até mesmo Whatsapp comercial.
O importante é solucionar o problema do consumidor, o mais rápido possível para que nada influencie negativamente na decisão de compra dele.
4) Invista no remarketing
Já teve aquele cliente que entrou no site para consultar um produto e não efetuou a compra? Ou com certeza você mesmo já foi o cliente! Recebeu um email depois sobre aquele mesmo produto? Isso é remarketing.
Sempre tem aquele cliente que abandona o carrinho no meio da compra e não volta para finalizar.
Com o remarketing você lembra o seu potencial cliente que ele tem algo que o interessa em seu site, aumentando assim a chance de o consumidor efetuar uma compra.
Invista em um pop-up de lembrete quando a pessoa pretende deixar o site (chamada de exit overlay).
Trabalhe com e-mail marketing, direcionado conforme os interesses de cada lead, poderá fazer toda a diferença.
No caso de abandono de carrinho, é possível que você programe um e-mail para ser enviado em até 24h, relembrando-o de que ele deixou a “compra não finalizada”.
Essa ação pode aumentar as vendas em e-commerce.
5) Faça uma boa divulgação
Como diz o ditado: “Quem é visto não é lembrado”.
Trabalhe a divulgação da sua marca produzindo conteúdos de qualidade e usando diversas redes, e caso queira, patrocine e impulsione algumas publicações.
É fundamental a presença das marcas nas redes sociais hoje em dia. Use essas estratégias para alavancar e tornar a sua marca um e-commerce de sucesso.
O conteúdo acima foi elaborado pela Amura Comunicação.