O uniforme profissional é um ponto crucial para uma empresa. Apesar de muitas delas não aderirem, escolher esse tipo de detalhe é muito importante, não só para o dia a dia do trabalho, mas também para a imagem de um negócio.
Por conta disso, vamos falar sobre os motivos para escolher utilizar uniformes empresariais e o quanto isso muda uma rotina.
1. Comunicação visual
A primeira questão que podemos pontuar em relação os uniformes é a comunicação visual de uma empresa. Com isso, é muito mais simples, fácil e prático entregar uma mensagem ao cliente ou ao consumidor.
Por exemplo, a utilização de uma camisa social para empresa pode auxiliar muito no momento de apresentar a missão e a ideologia de um negócio.
A comunicação visual, inclusive, é muito importante de maneira geral. Ela tem a função de passar uma imagem específica e fortalecer a marca de determinada empresa.
Por conta disso, ela precisa ser levada em conta. Além dos uniformes, a comunicação visual pode ser feita com outros itens:
- Agendas;
- Banners;
- Bonés personalizados para empresas;
- Brindes;
- Folders e flyers;
- Logotipo.
Inclusive, é o logotipo quem, geralmente, determina todos os outros materiais. Dessa forma, até mesmo nos uniformes a marca estará presente.
2. Padronização e seriedade
Além da comunicação visual, e uso de brindes, o uniforme também oferece padronização e seriedade a quem não conhece a empresa.
Camisas personalizadas são, de maneira subconsciente, sinais de que a imagem importa. Assim, a ideia de uma empresa competente e responsável vem elas.
Da mesma maneira como as roupas sociais são muito importantes para demonstrar essa seriedade, os uniformes também são.
Aliás, é possível produzir trajes personalizados completos, até com calças de uniformes profissionais. A utilização do uniforme mostra, também, que a empresa se preocupa com o bem estar tanto dos colaboradores quanto dos clientes.
Isso porque quando o ambiente de trabalho é organizado, a produção aumenta e, consequentemente, o bem-estar de quem frequenta a empresa caminha junto.
3. Economia de roupas
Um dos pontos extras de ter uniformes empresariais é a economia de roupas do dia a dia do funcionário. Isso traz consequências diretas para o trabalho. Pode até parecer bobagem, mas não é.
Quando um funcionário precisa gastar dinheiro para renovar sempre o guarda-roupa para ter trajes específicos, ele acaba ficando até mesmo desmotivado.
Por outro lado, ter uma camisa polo personalizada e pronta para o dia a dia, faz com que o colaborador não precise se preocupar com pontos que ultrapassem sua própria produtividade.
Além disso, os uniformes empresariais não precisam ser todos sem graça. É possível fazer um gama de opções, contando com camisas polo, camisetas, camisas sociais, calças e até mesmo blazers.
Outro problema relacionado a isso que os uniformes evitam é o fim das roupas inadequadas.
Isso, muitas vezes, acaba sendo um transtorno para o RH, que precisa, frequentemente, chamar atenção de alguns funcionários. Além de ser uma ação sem graça e chata, acaba, às vezes, ultrapassando limites.
4. Cartão de visitas
O uniforme empresarial é o cartão de visitas de uma empresa, principalmente quando os colaboradores participam de eventos e utilizam esse traje.
Dessa maneira, é possível divulgar o nome da marca de maneira muito mais natural e menos invasiva. Os uniformes são, portanto, uma forma séria de levar o nome da empresa à qualquer lugar.
E não é apenas a logo que importa. As cores e o formato das roupas também contam para esse momento, principalmente quando a empresa utilizar essas características como um diferencial.
Ou seja, os uniformes são, também, uma ferramenta de marketing. Assim, todas as vezes que alguém visualizar um colaborador da sua empresa, sua marca será lembrada.
5. Integração de funcionários
Com a utilização dos uniformes, os funcionários da empresa estarão mais integrados, tanto com os outros colaboradores quanto com a própria marca. Sabe aquela expressão “vestir a camisa”?
Pois bem. Aqui ela é utilizada de forma literal. Com isso, os trabalhadores se sentem muito mais abraçados e envolvidos com a marca e com a ideia que ela quer passar.
Dicas para escolher os uniformes
Para que a escolha dos modelos seja assertiva, algumas dicas são:
- Escolha cores neutras;
- Escolha tecidos leves;
- Evite uma modelagem muito justa;
- Faça mais de um modelo;
- Valorize o conforto.
Os uniformes, portanto, trazem muito mais benefícios do que malefícios.