O mundo online não para! Os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos e as empresas precisam se adequar para não ficarem para trás. Por isso, estar antenado nas tendências de marketing digital é um grande passo para sair na frente no mercado.
Promover produtos, marcas e se comunicar diretamente com o público, de forma personalizada e do jeito certo, é o que o marketing digital traz e faz pelas empresas.
Utilizar redes sociais virou necessidade, estar nelas é ser vista e lembrada. Porém, como as transformações estão acontecendo rápido, o público que consome as mídias digitais vem mudando e gerando novas linhas para serem aplicadas ao marketing digital.
Para você não ficar para trás, confira agora!
As principais tendências de marketing digital
Quem indica, amigo é
As pessoas estão cada vez mais comentando e deixando suas opiniões nas redes sociais, seja na própria página da empresa ou em um simples compartilhamento de experiências em suas contas.
Justamente por terem acesso a tantos comentários e pontos de vistas, comprar “no escuro”, sem procurar indicações não acontecerá mais com frequência. Elas vão procurar o que está sendo falado sobre a marca ou produto e essas críticas vão fazer parte da tomada de decisão.
Como sua empresa deve lidar com isso? Mantendo um excelente relacionamento com o cliente, tenha redes sociais, mas interaja com quem comenta, responda, sempre esteja à disposição, seja em comentários positivos ou negativos.
Faça vídeos
Menos textos e mais vídeos! Utilizá-los é uma das mais fortes tendências de marketing digital para os próximos anos, seja no feed ou em transmissões ao vivo no Facebook, Instagram e Youtube. É importante criar essa relação de proximidade com seus seguidores.
Lembre-se: a melhor prática a ser adotada são vídeos curtos e com conteúdos que prendam a atenção do seu público.
Conteúdos em áudio
Já pensou em fazer um podcast? Ouvir conteúdos por meio dele está entre as tendências de marketing digital. As pessoas tendem a ter a vida ainda mais corrida, somente ouvir é a solução para isso.
Você pode fazer qualquer coisa escutando informações, notícias, entretenimento e o que mais desejar trabalhar para divulgar a sua marca.
Mais automação
A automação de processos não é uma ideia tão nova, mas está se aprimorando e muito. Isso não significa somente chatbots, que é um programa que simula a conversa humana, mas também outras novidades que se encaixam em tendências em marketing digital.
Por exemplo, a automatização das postagem em redes sociais, você pode deixar tudo programado para otimizar seu tempo; o uso de assistentes virtuais, como a do Google e pesquisas realizadas por voz, essa última deve revolucionar a maneira de como as pessoas fazem compras na internet.
Micro influenciadores digitais
Usar influenciadores digitais como elementos de divulgação das marcas continua entre as fortes tendências de marketing digital. Esse tipo de influência está se tornando cada vez mais profissional.
As pessoas tendem a levar muito mais em consideração as recomendações que eles fazem, mas, agora, em uma versão diferente: a de micro influenciadores.
Micro influenciadores são aqueles que possuem um número menor de seguidores, porém se destacam no nicho que atuam, seja beleza, esporte, saúde, entre outros.
O marketing de influência abre espaço para esses perfis com menores públicos, ao invés de ter como foco, contas com milhões de seguidores.
As tendências de marketing digital para os próximos anos vão exigir capacitação e preparo para que as estratégias sejam realizadas da forma correta, assim, atingindo ao público certo. Já começou a pensar em como vai aplicar no seu negócio?
Esse texto foi desenvolvido pela 2op, agência digital especialista em marketing para indústrias do futuro.