Muita gente se pergunta se ainda tem como ganhar dinheiro com a decoração de festas hoje, no cenário econômico em que estamos vivendo.
Seja por algum traço cultural ou por costume, a verdade é que o brasileiro adora fazer festas para comemorar datas especiais.
A lista de comemorações vai de aniversários e casamentos, até chá de bebê, bodas, festas de formatura e, de uns tempos para cá, até mesversários.
Mesmo que o mercado de festas tenha caído um pouco durante a pandemia de Coronavírus, a flexibilização das medidas de segurança significou o reaquecimento dele.
Por isso, hoje ainda há como ganhar dinheiro com decoração de festas e para te ajudar com isso, reunimos 7 ótimas dicas para seu negócio deslanchar.
Defina seu mercado e público-alvo
Antes de montar qualquer negócio, é preciso investir um tempo razoável fazendo o planejamento dele.
Uma das primeiras etapas desse planejamento é justamente conhecer e determinar o que o negócio irá oferecer e para quem.
O mercado de decoração de festas é bastante amplo, ele possui diversas ramificações e nem sempre as pessoas trabalham com todas essas. Algumas áreas desse mercado são:
- Festas infantis e batizados;
- Casamento e bodas;
- Formatura;
- Festas de aniversário em geral etc.
Definir em qual ou quais mercados você deseja entrar para, por exemplo, começar a buscar fornecedores e criar um portfólio.
Por exemplo, se o mercado em que vai investir for o de casamento e bodas, vale a pena comprar uma decoração de aniversário do Bob Esponja?
Provavelmente a resposta a essa pergunta será não, mas se o mercado escolhido for o de festas infantis, pode ser válido adquirir produtos desse tema.
Além de escolher o mercado é preciso também definir para que tipo de pessoas seu negócio será feito, quem serão seus clientes ideais.
Isso é muito importante, pois essa escolha vai definir onde e como divulgar o trabalho, quanto cobrar, que tipos de materiais utilizar, que tipo de serviço oferecer etc.
Um negócio de festas pode ter como foco as classes A e B e oferecer pacotes exuberantes e caríssimos, com recursos intermináveis.
No entanto, há também quem invista em festas para classes C e D, com festas bonitas, porém mais simples, menores e mais baratas.
Por isso, escolher o mercado e o público-alvo, são os primeiros passos para começar a ganhar dinheiro com a decoração de festas.
Planejamento Financeiro para a decoração
Será difícil ganhar dinheiro se o seu negócio já começar no vermelho e isso acontece muito com empreendedores de primeira viagem.
Antes de começar o negócio de decoração de festas é preciso fazer um planejamento financeiro de acordo com sua realidade e objetivos.
Depois de ter feito um plano de negócios, decidido para quem e o que vender, é preciso colocar no papel quanto se tem para gastar para começar a criar um estoque e seu portfólio.
Além disso, é muito importante calcular uma reserva financeira para o caso de o negócio demorar a gerar lucros e você possa se manter funcionando enquanto isso não acontece.
Por isso, é importante saber quanto se pode gastar, até quando e o que de fato é necessário para começar.
Organização é a palavra-chave do empreendedor que deseja ganhar dinheiro com decoração de festas.
Tenha um portfólio
Quem trabalha com decoração precisa literalmente mostrar o que sabe fazer e a melhor forma de conseguir isso é montando um portfólio.
Por isso, mesmo antes de fazer a primeira festa, talvez seja válido escolher um tema confortável e montar uma festa para fotografar e começar esse portfólio.
Uma dica é escolher um tema com vida longa, por exemplo a decoração de aniversário do Bob Esponja tem ultrapassado gerações e é procurada até hoje, mais de 20 anos depois de sua estreia.
Invista em divulgação da decoração
Para ganhar dinheiro com decoração de festas, assim como em qualquer outro ramo, é preciso ser lembrado pelos consumidores.
Hoje, existem diversas maneiras de se fazer presente no dia a dia das pessoas e a principal delas é por meio do marketing digital.
Essa é uma estratégia com um excelente custo-benefício, já que oferece grande alcance, com investimento relativamente pequeno.
Por isso, quem está no ramo de decoração de festas faz bem em ter uma conta ativa em redes sociais como Instagram e Pinterest, que trabalham prioritariamente com imagens.
A festa de aniversário do Bob Esponja que faz parte de seu portfólio, por exemplo, também precisa estar online, com fotos bem bonitas.
Se existir a possibilidade de criar um site e alimentá-lo com uma página de blog, em que são dadas dicas de decoração, por exemplo, isso aumenta ainda mais as chances de seu negócio ser encontrado.
Ferramentas gratuitas como o Google Meu Negócio também devem sempre ser usadas, principalmente para quem deseja servir a uma determinada região.
Esteja sempre por dentro das novidades
Para ganhar dinheiro com decoração de festas é preciso oferecer diferenciais que destacam seu negócio dos concorrentes.
Uma excelente maneira de fazer isso é estando sempre um passo à frente, oferecendo as últimas tendências de festas no seu ramo.
De fato, a decoração de aniversário do Bob Esponja é atemporal e precisa fazer parte dos serviços, mas é preciso ter opções diferentes também.
Para isso, siga canais de informação relevantes que te deixem em contato com as últimas tendências seguidas por seu público-alvo.
Se o mercado for o de festas infantis, por exemplo, é bom acompanhar o que as crianças estão assistindo no YouTube para ter uma ideia de qual pode ser a próxima “febre”.
Faça parcerias
Ganhar dinheiro com decoração de festas é mais fácil quando não se está sozinho. É possível fazer uma rede de empreendedores que complementam os serviços e indicam uns aos outros.
Por exemplo, no negócio de decoração de casamentos, a noiva sempre precisa de alguém para se maquiar, fazer cabelo, alugar roupas.
Uma boa estratégia é ter parceiros de negócios desses ramos e juntos oferecerem um desconto especial, por exemplo, para clientes que façam os demais serviços com esses profissionais.
Ofereça mais
Normalmente, em decoração de festas, são vendidos pacotes com itens pré-determinados e o cliente pode adicionar outras opções com um custo extra.
No entanto, para se destacar e ganhar dinheiro, surpreender o cliente positivamente é uma das melhores estratégias que se pode ter.
Uma maneira de fazer isso é oferecendo mais do que o cliente pediu, o que não significa trabalhar de graça nem perder dinheiro, uma vez que isso já pode estar contido em sua margem de lucro.
Um exemplo é dar alguns itens a mais ou um item surpresa ou extra para compor o pacote, que o cliente não tinha condições de pagar.
Com isso, as chances de fidelizar o cliente aumentam e de ser indicado para outras pessoas também, o que é a maior recompensa que um empreendedor pode receber.
Dá para ganhar dinheiro com decoração de festas?
Ganhar dinheiro com decoração de festas é possível e provavelmente continuará sendo uma boa fonte de renda por um bom tempo.
O segredo é oferecer um trabalho que se destaque entre os concorrentes e manter o negócio sempre muito organizado, sem se esquecer do planejamento financeiro e do plano de gestão.
Independente do ramo de decoração de festas que se escolha, seguindo essas dicas, temos certeza de que você terá sucesso!