Quando o assunto é empreendedorismo, torna-se quase impossível não falar o nicho dos micro e pequenos negócios, que está crescendo cada vez mais, ganhando, inclusive, a preferência entre muitas pessoas.
Ademais, de acordo com o Sebrae, apenas em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEI).
Isso acontece porque, tal regime possui diversas vantagens que facilitam a vida de quem deseja começar a empreender, entre os principais pontos que são interessantes, estão os seguintes:
- Facilidade na abertura;
- As baixas taxas agregadas;
- As baixas burocracias para a formalização do negócio;
- Entre outros fatores.
Porém, a dúvida que surge muitas vezes: em que área empreender? Vejamos então a seguir como está o cenário do empreendedorismo em 2022 e 7 ideias de pequenos negócios para te ajudar a decidir em que área empreender. Confira!
O cenário de empreendedorismo em 2022
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2021, foram abertas 682,7 mil microempresas (17,35% do total), as quais alcançaram o faturamento de até R$ 360 mil por ano, recorde histórico para o segmento.
E ainda, foram estabelecidas 121,9 mil novas empresas de pequeno porte (2,65% do total), categoria a qual inclui empresas que faturam de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões por ano.
Assim, quando consideramos o contexto da pandemia e a crise financeira nacional, percebemos que seja por necessidade (uma vez que a entrada ou recolocação no mercado de trabalho está mais difícil) ou por oportunidade, milhares de brasileiros optam por empreender.
Outro fator que também tem facilitado esta tomada de decisão é o crescimento do mundo digital e as inúmeras facilidades proporcionadas por esse ambiente.
Desta forma, seja através de e-commerces, infoprodutos ou outras diversas opções, hoje apesar das dificuldades político-econômicas, o mercado se encontra bem mais maduro e frutífero do que há décadas atrás.
E não para por aí, segundo um relatório denominado Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, há uma estimativa de que 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem até agora, tenham planos de abrir um negócio nos próximos três anos.
Ou seja, a tendência é de que o empreendedorismo continue crescendo fortemente nos próximos anos.
Confira 7 ideias de pequenos negócios
A verdade é que existem alguns segmentos mais lucrativos que outros e você precisa saber sobre as oportunidades existentes antes de escolher. Por isso, separamos 7 ideias de negócios muito promissoras para você empreender em 2022:
E-commerce
Também chamados de lojas online, são um dos modelos mais rentáveis atualmente entre os empreendedores, isso porque os custos são bem menores quando comparados às lojas físicas (considerando o aluguel, taxas de segurança e outros encargos).
Desta forma, basta você escolher uma plataforma de hospedagem para o site – como NuvemShop, WooCommerce, WordPress, Wix – e comercializar artigos desde artesanato, vestuário, alimentação, arte ou outros.
Infoprodutos
Também conhecidos como produtos digitais, esse tipo de negócio envolve a comercialização de cursos online, e-books, workshops, infográficos, entre outros produtos ou serviços em que o cliente só utilize a partir do meio online.
Consultorias
Você pode compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas e ainda lucrar com isso. Uma boa ideia aqui é desenvolver primeiramente um portfólio e investir bastante nas redes sociais.
Além disso, elabore um calendário de conteúdo sobre a sua área de atuação (a que deseja prestar consultoria) de forma a atrair atenção dos seus seguidores, para então em seguida divulgar suas consultorias.
Clubes de assinatura
De acordo com uma pesquisa realizada pela CNN Brasil, os clubes de assinatura movimentaram nacionalmente mais de R$ 1 bilhão em 2020.
Assim, apresenta-se como uma tendência de mercado e é uma boa opção, pois é um serviço em que há a possibilidade de comercializar diferentes tipos de artigos, por exemplo, os seguintes:
- Entretenimento (ebooks, vídeos, curta metragens);
- Educacional (cursos e aulas);
- Cosméticos;
- Produtos de beleza;
- Bebidas.
Ou seja, basta que você escolha qual segmento melhor se encaixa para os produtos e serviços oferecidos por você.
Marketing de Afiliados
Este tipo de negócio é muito comum no meio dos produtos de conteúdo. Basicamente, ao trabalhar com marketing afiliado, você promove um produto ou serviço de outra pessoa a partir de um link.
Assim, você ganha uma comissão cada vez que alguém clica num link e realiza a compra de um produto ou serviço.
Freelancer/Prestador de Serviços
Esta pode ser uma ótima opção para diversos públicos, desde estudantes que desejam conciliar a faculdade com um trabalho até profissionais que precisam desenvolver portfólios, como designers, arquitetos ou professores.
Atualmente existem diversas plataformas para encontrar oportunidades desse modelo como: Trampos ou Workana.
Dropshipping
Neste modelo de negócio, não há estoques, os produtos são comprados por encomenda assim que o cliente faz o pedido. Você funciona como uma espécie de loja intermediária, entre o cliente final e os fornecedores.
No Instagram é muito comum vermos esse tipo de negócio, como empresas que comercializam produtos de tecnologia importados ou artigos de luxo.
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