Para descobrir as melhores formas de divulgar sua marca no Instagram, é muito importante ficar atento aos objetivos e necessidades que sua empresa apresenta. Isso porque se reconhecer antes que os consumidores reconheçam é muito importante.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que irão ajudar na hora de encontrar sua identidade visual e de alcançar o público de forma verdadeira, através dessa plataforma moderna, que leva informação para um número gigantesco de usuários todos os dias.
1 – Crie um perfil profissional
Atualmente o Instagram permite que você torne seu perfil profissional, basta acessar as configurações no perfil.
Dessa maneira você poderá acessar informações relevantes, como número de visitantes, idade, posts mais curtidos e muitas outras métricas que vão ajudar a identificar de que formas divulgar sua marca no Instagram.
2 – Invista no seu público-alvo
Ao criar uma marca, você deve ter em mente qual o seu público-alvo. Nesse sentido, se você cria receitas deliciosas ou tem uma loja de roupas, deve entender qual a idade e poder de compra que as pessoas que consomem seu conteúdo apresentam.
3 – Crie uma rotina de publicação
Ao aprender como divulgar sua marca no Instagram, você vai perceber que apenas perfis que postam com regularidade ganham importância na plataforma.
Por isso, crie um planejamento com os dias que irá publicar e quais tipos de postagem irá fazer, então se esforce para ser constante na plataforma.
4 – Utilize as ferramentas disponíveis
A plataforma oferece a oportunidade de postar em vários formatos, como:
- Stories;
- Fotos;
- Vídeos curtos (Reels);
- Vídeos longos (IGTV).
Então aproveite os diversos formatos para divulgar sua marca no Instagram, assim você atinge pessoas com diferentes preferências e permite que seu conteúdo seja mais dinâmico e chamativo.
5 – Tire dúvidas, faça pesquisas e ofereça informações
O Instagram será um canal direto com seu público. Dessa forma, através dos comentários, direct e caixinhas de perguntas você receberá elogios, críticas e sugestões. Não deixe de responder os seguidores com muito carinho e atenção.
Lembre-se que, a forma com que a marca lida com as adversidades, será muito importante para conquistar novos clientes, já que todos os dias novos usuários irão acessar seu perfil.
6 – Crie uma identidade visual
As pessoas precisam reconhecer sua marca como algo único e representativo. Por isso, criar um perfil com cores, imagens e fonte de palavras diferenciadas irá destacar sua página, o que ajudará a divulgar a sua marca no Instagram.
Caso você não consiga criar uma identidade visual, veja a possibilidade de contratar um designer especializado.
7 – Coloque valores nos produtos e serviços
Muitas pessoas se frustram quando entram no perfil da marca e não encontram preços dos produtos. Isso faz com que elas saiam sem entender como a venda funciona e as modalidades de pagamento.
Pensando nisso, utilize a ferramenta de preço que o Instagram oferece e fale sobre as facilidades de compra. Isso irá capturar mais compradores e seguidores, além de dispensar pessoas curiosas ou o público que não seja alvo.
Assim, ficará mais fácil entender qual linguagem utilizar e quais tipos de conteúdo produzir, para o seu feed e Stories do Instagram
8 – Se possível, tenha uma equipe de marketing digital
O marketing digital é a área que estuda as tendências do mercado e formas de conquistar clientes utilizando as mídias sociais.
Nesse sentido, contratar uma pessoa ou equipe especializada, a depender do tamanho da sua marca, é fundamental para acompanhar as inovações e postar o conteúdo com mais efetividade.
Assim, além de encontrar pessoas capacitadas para divulgar sua marca no Instagram, você se exime da responsabilidade de acompanhar diariamente tudo o que ocorre no perfil, além da produção de conteúdo que pode ser muito exaustiva.