Muitas pessoas acreditam que o marketing é uma ferramenta para grandes empresas. Entretanto, micro, pequenos e médios empreendimentos também podem se beneficiar de estratégias de marketing.
Construir um negócio exige tempo e dedicação. Então, para empreender melhor e solidificar a sua marca no mercado, é importante apostar no marketing e na comunicação. Assim, você se aproxima do seu público e consegue aumentar o número de vendas.
Veja oito dicas que irão ajudar esse começo de jornada no marketing. Elas são fundamentais para toda empresa que quer crescer, independentemente do seu tamanho atual.
1. Conheça o seu público
Essa dica não é apenas de marketing, mas serve para todo o seu negócio. É necessário conhecer o seu público. Qual é a persona da marca e dos seus compradores? A persona é o perfil de cliente ideal, sendo mais detalhada do que o público-alvo.
As estratégias de marketing e comunicação devem ser voltadas para a persona. Ao entender os hábitos desse cliente, seus gostos e particularidades, fica mais fácil vender e promover os seus produtos.
2. Crie uma identidade visual
A identidade visual é extremamente importante, sendo usada em estratégias digitais e peças publicitárias. Se você já possui um logo, é um começo. Se não tiver, desenvolva-o rapidamente. Veja mais alguns elementos da identidade visual: cartela de cores, slogan e tipografia.
Para desenvolver uma boa identidade visual é necessário estudar. Cores, formas e tipografias podem causar efeitos específicos nas pessoas, e isso também estará relacionado com os valores da marca. Portanto, dedique um tempo na criação da sua identidade e leve esses fatores em consideração.
3. Aposte em uma estratégia digital
Algumas pessoas acreditam que o marketing é muito custoso para uma empresa e, precipitadamente, decidem investir na área apenas quando o empreendimento for maior. Esse pensamento está equivocado, porque o marketing é justamente a ferramenta que ajudará a empresa a crescer e aumentar as vendas.
Campanhas publicitárias na televisão podem ser, realmente, caras. Por isso, aposte no ambiente digital, no qual os valores são menores e os resultados palpáveis. Então, desenvolva uma estratégia de marketing digital — ela pode incluir desde anúncios até marketing de conteúdo.
4. Marque presença nas redes sociais
Hoje, as marcas precisam estar nas redes sociais. Elas se tornaram um canal direto de comunicação com o cliente. Além disso, muitas pessoas pesquisam as redes sociais das empresas antes de efetuar uma compra. Por isso, causar uma boa impressão por lá é fundamental. Para isso, é necessário ter um perfil ativo.
5. Produza conteúdo
As pessoas não querem uma marca que fale apenas de vendas. Por isso, o marketing de conteúdo está em alta. Hoje, o consumidor quer entender os valores de uma marca e conhecer os processos por trás dela.
Portanto, seja nas redes sociais ou em um blog dentro do site da empresa, aposte em conteúdo. Falar apenas sobre produtos e vendas pode afastar o seu possível cliente. Então, vale apostar na produção de conteúdos que estejam relacionados com o seu ramo de atuação. Assim, você constrói credibilidade na internet.
6. Invista no relacionamento com o cliente
O ambiente digital proporciona uma relação diferente com o cliente. Essa é uma oportunidade para estar mais próximo ao consumidor, ouvir suas críticas e resolver os seus problemas. Para isso, tenha uma comunicação funcional e evite enfrentar o usuário quando estiver errado, apenas corrija o erro e cultive boas relações.
7. Faça parcerias
Fazer parceria também parece ser uma ação apenas para grandes empresas, mas esse é mais um equívoco. Criar parcerias com microinfluenciadores pode ser muito benéfico para as vendas. Entretanto, para que a estratégia funcione, é importante avaliar se o influenciador e o tipo de conteúdo produzido por ele combinam com a sua marca.
Por exemplo, marcas sustentáveis podem buscar influenciadores que falam sobre esse assunto. O público deles já estará mais aberto e propenso a comprar um produto com uma pegada sustentável do que o de um influenciador com muitos seguidores que não se importam com essa questão.
8. Contrate profissionais especializados
No começo, pode ser difícil criar uma equipe de marketing. No entanto, é essencial escolher um profissional que seja especializado no assunto para cuidar dessa parte dos negócios. Afinal, esta será a forma com que a sua empresa se apresentará na internet.
Portanto, vale investir em alguém que sabe o que está fazendo. Abandone a ideia de que qualquer pessoa pode cuidar de redes sociais ou fazer campanhas de marketing. Se você busca uma estratégia bem-sucedida, que vai aumentar as vendas, ajudar a sua empresa a crescer e se solidificar no mercado, aposte em pessoas qualificadas.
Texto: Gear Seo