Ter certos cuidados com a casa, é algo de suma importância para que você possa viver em um ambiente seguro, bonito e, principalmente, agradável.
E por isso, no artigo de hoje, nós separamos para você algumas dicas e informações a respeito deste assunto, para que assim você possa considerá-las na hora de cuidar do seu próprio lar. Veja!
Limpeza e cuidados com a casa: 8 dicas essenciais
1. Acúmulo de bagunça
Já que estamos falando sobre limpeza e cuidados com a casa, um dos principais pontos que você deve se atentar em seu lar, refere-se ao acúmulo de bagunça.
Afinal, mesmo com a rotina corrida e muitas vezes pesada, você (e claro, quem mora com você), precisa manter um mínimo de organização na casa.
Deixar as coisas fora do lugar, espalhadas e “jogadas”, definitivamente é algo que deve ser evitado.
Então, no seu dia a dia, procure manter as coisas sempre em ordem.
Pegou algo em uma gaveta? Então após utilizar, guarde. Sujou alguma coisa? Então limpe, e assim por diante.
Ambientes e cômodos sujos, desarrumados e com acúmulo de bagunça podem ser grandes transtornos e, inclusive, podem afetar a sua concentração, a sua produtividade, o seu conforto e a sua segurança.
Portanto, procure manter tudo bem organizado, ok?
2. Limpeza
Além de manter tudo bem organizado e nos lugares devidos, é essencial que você se atente também à limpeza da sua casa.
Afinal, você precisa manter as coisas em ordem, mas se elas estiverem sujas, empoeiradas ou mofadas, por exemplo, o cuidado estará incompleto.
Portanto, procure manter tudo sempre bem limpo, ok?
Você pode, por exemplo, varrer o chão regularmente, passar panos com alguns produtos de limpeza, limpar sujeiras de mesas e do fogão, e assim por diante.
Agora, é claro que você não precisa fazer uma “super” faxina todos os dias. Apenas faça o básico para que a sua casa se mantenha limpa, cheirosa e bem organizada.
E a cada quinze ou trinta dias, por exemplo, você faz uma limpeza mais completa e detalhada.
3. Consumo de água e energia elétrica
Diariamente, nós utilizamos a água e a energia elétrica em nossas casas, afinal, nós precisamos tomar banho, lavar as mãos, as louças e os alimentos, ligar aparelhos eletrônicos, etc
E justamente por essa necessidade constante e diária, é de suma importância que você se atente ao consumo desses dois recursos em sua casa.
Então, procure tomar banhos rápidos (cinco minutos, no máximo), não deixe as torneiras abertas sem necessidade, desligue as luzes onde não há ninguém e evite que aparelhos como a televisão e o computador fiquem ligados, se não estiverem sendo utilizados.
Assim, você conseguirá uma certa economia nas contas do mês e ainda ajudará o meio ambiente.
4. Entupimentos
Algo desagradável que pode acontecer em qualquer casa, se não houver certos cuidados, são os entupimentos, seja na pia da cozinha, no vaso sanitário, nas calhas da residência, etc.
E dependendo do tamanho do problema, pode até ser necessário chamar uma desentupidora.
Por isso, para evitar problemas de entupimento, não jogue itens inadequados em pias e ralos, como restos de comida, pedaços de embalagens, óleo, gordura, etc.
Além disso, instale uma telinha nos ralos, principalmente da cozinha, evite que fios de cabelo (e pelos de animais) se acumulem nos ralos e limpe, com uma certa periodicidade, as calhas da sua casa, para evitar que folhas, sujeiras, entre outros detritos a entupam.
5. Colchão e cobertore
Uma tarefa bem simples de fazer em relação aos cuidados com a casa é virar, a cada vinte dias mais ou menos, o seu colchão, deixando a parte de cima, embaixo, e a parte de baixo, em cima.
Isso porque, assim, você ajuda a prevenir dores nas costas e evita que o colchão se deforme mais facilmente. Ou seja, você aumenta a vida útil dele.
Além disso, passado o inverno, procure lavar todos os cobertores (e edredons) que você utilizou, afinal, eles precisam ser lavados antes de serem guardados – a menos que você queira guardá-los com mau cheiro, fungos e bactérias.
6. Medicamentos e produtos químicos/de limpeza
Certos produtos químicos e de limpeza podem ser bastante prejudiciais à saúde.
Por isso, é fundamental que você os guarde bem, isto é, em um local seguro e que fique longe do alcance de bebês, crianças e animais.
E o mesmo vale para medicamentos. Deixe-os em um local que apenas você tenha acesso.
Além disso, procure manter esses itens em um local arejado, seco e longe de alimentos, ok?
7. Maçanetas
Apesar de serem discretas no dia a dia, as maçanetas são utilizadas por nós diariamente. E as nossas mãos, são uma parte do corpo que concentram uma grande quantidade de bactérias e microrganismos.
Por isso, um cuidado relevante que você deve ter em sua casa, é limpar as maçanetas das portas regularmente, por exemplo, com um paninho com álcool.
8. Mofo e umidade
Problemas de mofo e umidade afetam inúmeras casas e para evitar isso, primeiro, é essencial que em sua rotina você mantenha as portas e janelas sempre bem abertas para que o ar entre e circule, mantendo assim os ambientes arejados e ventilados.
E segundo, que você verifique se há pontos de infiltração e problemas internos que possam estar causando esses transtornos.
Dessa forma, você poderá identificá-los e corrigi-los, ou contratar alguém para que possa resolvê-los.
De qualquer forma, o importante é não deixar que esses problemas se acumulem e cresçam.
E essas foram as nossas oito dicas sobre limpeza e cuidados com a casa. Esperamos que elas possam te ajudar no seu dia a dia!