Textos incisivos, uso de verbos imperativos, gatilhos de vendas na medida certa: é hora de aprender com os melhores exemplos de copy para vendas! Pois bem, sabemos o quão desafiador pode ser o desenho de uma estratégia comercial nos dias de hoje.
Afinal, o antigo “boca a boca” vendedor-comprador foi substituído por um percurso recheado de pontos de contato que, em muitos casos, sequer envolvem a presença física da equipe de vendas.
Mas ainda assim, é possível estruturar conteúdos enriquecedores e capazes de “fisgar” potenciais consumidores com base em sensações como a urgência, a escassez, a confiança e a personalização.
No artigo de hoje, listamos 8 exemplos de copy para vendas atrelados aos principais gatilhos mentais de vendas e te ensinamos como utilizar cada um deles ao longo da trajetória do consumidor. Boa leitura!
O poder do copywriting
Nos tempos atuais, dizemos sem medo que grande parte dos passos dados ao longo da jornada de compra acontece graças à influência do copywriting — e praticamente sem a interferência direta de um agente de vendas!
Dizemos “interferência direta” porque, na verdade, o copywriting reproduz, com palavras bem empregadas em pontos de contato ao longo da jornada, o discurso do bom vendedor.
Ele tem o objetivo de persuadir, convencer e estimular por meio de palavras, “pescando” o interesse do lead e despertando, nele, a sensação de que aquele produto ou serviço pode, de fato, solucionar seu problema.
E tem mais! Um bom copywriting, pensado de forma personalizada, pode ser decisivo para a tomada de decisão de compra. Uma pesquisa, realizada pela Dragon Search Marketing, mostra que 61% dos consumidores são influenciados por conteúdo personalizado e com boa qualidade gramatical.
Entendeu o quão estratégico pode ser o conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço? Quer ver, na prática, como engajar leads e convertê-los com textos perspicazes e efetivos? Então continue a leitura para conhecer nossa lista de exemplos para vendas.
8 exemplos de copy: use os gatilhos de vendas a seu favor
É quase impossível falar sobre exemplos de copy para vendas sem mencionar o valor estratégicos dos gatilhos de vendas.
Eles representam artifícios utilizados nos discursos comerciais para ativar sensações como:
- A urgência;
- A necessidade;
- A curiosidade;
- A reciprocidade;
- A confiança de forma sutil — sem ultrapassar os limites éticos, é claro.
A seguir, listamos 8 exemplos de copy para vendas e associamos cada um deles a um (ou mais) gatilhos de vendas infalíveis para usar ao longo da jornada do seu consumidor.
“Últimos dias para comprar com desconto”
O primeiro item da nossa lista de exemplos de copy para vendas não poderia ser outro, se não ele: o gatilho da urgência.
Muito eficaz, sobretudo quando associado a períodos de grandes promoções, como a Black Friday ou queimas de estoque, o gatilho da urgência desperta no consumidor a sensação de que precisa tomar sua decisão de forma breve, ou perderá condições e descontos oferecidos.
“Poucas unidades disponíveis”
Aliado à urgência, o gatilho da escassez é o segundo mais utilizado por empresas de varejo como um exemplo de copy para vendas.
Pense com a gente: quantas vezes você passou em frente a uma loja multimarcas e viu um grande aviso com letras vermelhas dizendo “últimas unidades”?
E mais: quantas vezes este aviso te estimulou a entrar na loja e adquirir o produto? Ainda que você não o tenha feito no fim das contas, é inegável: este gatilho mexe com as nossas emoções.
“Condições exclusivas para você”
Quem não gosta de um tratamento VIP ao longo da jornada de compra? Saber que algo foi pensado e desenvolvido com exclusividade é um bom exemplo de copy para vendas.
Quando for elaborar um discurso — especialmente para leads que já percorreram as etapas iniciais do funil de vendas — , busque inserir informações que evidenciem o quanto você conhece o potencial cliente e suas demandas específicas.
“O melhor serviço do segmento”
Investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo é um dos exemplos de copy para vendas porque ajuda a fortalecer o argumento da autoridade.
Segundo este gatilho mental, empresas e marcas que se posicionam como destaques em seu segmento tendem a captar mais clientes, sobretudo porque sentem a confiança agregada à credibilidade da marca.
Porém, lembre-se: este argumento, assim como os demais exemplos de copy para vendas mostrados neste artigo, deve ser usado de forma ética e responsável. Não confunda gatilhos mentais com mentiras para vender mais!
“Produto exclusivo e diferenciado”
Destacar as qualidades daquilo que você vende é um dos exemplos de copy para vendas que indicamos para quem busca impressionar os potenciais clientes.
Isso porque o ato da compra geralmente está atrelado à busca pelo bem-estar, ou pelo prazer que aquele produto ou serviço pode oferecer.
Se, ao pesquisar por soluções para seu problema, o cliente encontra benefícios que vão além da aquisição de um bem material, o ímpeto pela compra se multiplica e as chances do fechamento da venda crescem de forma exponencial.
“Como solucionar o seu problema em X minutos/ X passos”
Agilidade, efetividade e praticidade são 3 gatilhos ativados em uma só tacada com este exemplo de copy para vendas.
Ao transformar a redução de esforço ou a efetividade do serviço ou produto em algo tangível (como o tempo ou um percurso de atividades), você aproxima o potencial cliente do resultado ofertado, e faz com que ele projete a solução em sua vida de forma mais realista.
“Veja o que dizem os nossos clientes”
Utilizar a prova social em exemplos de copy para vendas pode potencializar as conversões em até 20%, segundo o portal Unbounce. Isso significa que consumidores desejam ver e ouvir o que dizem outros consumidores da marca para, só então, tomarem suas decisões.
Sendo assim, e sempre que possível, associe a imagem do seu produto ou serviço a consumidores satisfeitos ou mesmo a celebridades cuja imagem inspire confiabilidade e inspire novos compradores a se tornarem fiéis consumidores do seu produto.
“Vimos que você se interessou por X produto. Que tal ver este aqui também?”
O uso de estratégias de copy como a deste exemplo ativa o gatilho da coerência. Neste caso, ao oferecer produtos semelhantes àquele que o potencial cliente consultou em um primeiro momento, a empresa mostra que compreendeu o perfil deste usuário.
Além disso, a marca mostra que está disposta a tornar sua experiência na loja ainda mais completa, oferecendo outros itens que, de forma coerente, agreguem valor à busca realizada.
E aí, o que você achou dos nossos exemplos de copy para vendas? Que tal aplicar um deles em sua estratégia comercial e depois nos contar seu resultado? Vamos adorar aprender um pouco mais com a sua experiência!
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.