As técnicas de SEO vêm se mostrando cada vez mais úteis e indispensáveis para o melhor ranqueamento, em sites de busca.
E, por serem uma estratégia orgânica, são uma boa opção para todos os tipos de negócio.
Vejas as 9 melhores técnicas de SEO para o seu negócio se destacar na internet:
1. Palavra-chave
Quando você for decidir o conteúdo do seu blog post ou da sua página, você tem que pensar em como o leitor vai pesquisar aquele assunto no Google, ou em outro mecanismo de busca.
Depois de decidir o conteúdo, você precisa pensar na palavra-chave, aquela palavra que o leitor vai pesquisar direto na barra do Google.
E para isso, você tem ferramentas que podem te ajudar a escolher a palavra certa, como o planejador de palavras-chave do Google, que irá te indicar as palavras mais utilizadas na pesquisa daquele tema.
Para essa técnica funcionar, é preciso que você a utilize algumas vezes para que o algoritmo possa te identificar.
Utilize-a organicamente e em partes do texto ou da página que chamem atenção do leitor.
Essa prática sendo utilizada de forma correta, irá melhorar o ranqueamento do seu negócio.
2. Link Building
Investir em link building, além de credibilidade e autoridade, traz muita relevância para a sua página.
Com o uso de links, você direciona o leitor para outros conteúdos relevantes dentro do seu site (links internos), ou para fora do seu site (links externos).
Veja como usar:
- Links internos – são linkados em uma frase do seu texto, que se conecta com um outro conteúdo do seu site, incitando o leitor a consumir outros conteúdos seus que tenham ligações com o que ele pesquisou, e assim permanecer mais tempo na sua página.
- Links externos – são linkados em uma frase do seu texto, que se conecta com algum conteúdo de outro site. Pode ser de alguma pesquisa que você utilizou para escrever o seu texto ou parcerias de marketing feitas com outras empresas, realizando uma troca de links em blog post (o que também é uma boa prática de SEO).
3. Conteúdo
O conteúdo que você irá postar, deve ser relevante para a sua persona, para que ela permaneça no seu site por mais tempo.
Existem 2 tipos:
- Evergreen: objetivo de educar ou solucionar um problema do leitor (marketing de conteúdo);
- Noticioso: objetivo de informar sobre uma notícia ou evento (jornais/revistas).
4. URLs
A URL, é o endereço que o leitor utiliza para encontrar o conteúdo ou site desejado, como por exemplo: https://amuracomunicacao.com/.
Para melhorar o seu ranqueamento no Google, é indicado que as URLs dos seus conteúdos sejam curtas, fáceis de ler, e é indispensável o uso da palavra-chave do seu texto ou conteúdo.
Exemplo: https://amuracomunicacao.com/blog/.
5. Títulos
A nossa 5ª dica, é sobre o título do seu conteúdo.
Essa técnica pode te ajudar no seu ranqueamento no Google.
O indicado é que os títulos não sejam muito longos, se relacionam de forma clara e objetiva com o conteúdo em questão e que contenha a palavra-chave.
6. Meta descrição
A Meta Descrição é o texto curto que aparece abaixo do título quando realizamos uma pesquisa no Google.
Ela tem o intuito de fazer com que o leitor entenda o que vai ser tratado naquele conteúdo/página.
Mas como eu posso construir a minha?
- Utilize novamente a palavra-chave, instigando o leitor a consumir o seu conteúdo;
- Não ultrapasse 200 caracteres;
- Não faça “ctrl+C, ctrl+V” de um trecho do texto;
- Cumpra a promessa feita, entregando o que foi falado na meta descrição.
7. Imagens
Utilize imagens no meio do texto ou do site. Isso irá melhorar a experiência visual do leitor.
O algoritmo não consegue ver a sua imagem, portanto, quando for salvar a imagem, nomeie-a descrevendo o que você vê, utilizando hifens e não se esqueça da palavra-chave.
8. Página responsiva
Atualmente, a maior parte da população utiliza o celular para acessar a internet.
Portanto, é imprescindível que a sua página seja responsiva. Ou seja, que ela seja adaptável aos dispositivos móveis.
Assim, você proporciona ao leitor uma melhor experiência enquanto consome seu conteúdo, e melhora o seu ranqueamento no Google.
9. Tempo de carregamento da página
Uma das práticas que mais importam para os algoritmos do Google, é a experiência do usuário. E quem gosta de ficar esperando a página carregar?
Fazer com que a sua página tenha o carregamento rápido, é uma boa técnica de SEO para o seu negócio.
Então, cuide dos aspectos visuais e do design, para que o seu site seja otimizado e garanta um carregamento rápido.
Com essas 10 técnicas de SEO para o seu negócio, você já está preparado para melhorar o ranqueamento do seu site, garantir mais visitas e mais leitores para o seu conteúdo!
Veja mais sobre o assunto no blog da Amura Comunicação.