Alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional requer muita dedicação, esforço, competência e outras habilidades necessárias. Existem duas excelentes metodologias que podem te ajudar com essa árdua missão: o coaching e mentoring. Mas você conhece as diferenças entre elas? Leia todo esse post e saiba quais são, para fazer a escolha certa.
O que é coaching?
Podemos dizer que é uma importante ferramenta usada para alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional. O coaching é um processo que tem como objetivo a aceleração de resultados através do uso de recursos extremamente eficientes e que podem contribuir positivamente para a sua realização, em todos os âmbitos da vida.
O coaching te ajuda a eliminar todos os seus obstáculos emocionais que estejam impedindo o alcance das suas metas ou objetivos. Essa metodologia ainda otimiza todos os seus comportamentos e, de quebra, melhora a sua comunicação com os outros, deixando-a mais fluida. A hipnose também pode ser usada junto com o coaching.
Coach: o profissional do coaching
O profissional que ministra as sessões de coaching é o coach. Ele vai traçar um plano estratégico contendo todas as orientações necessárias para que o coachee (cliente do processo), consiga atingir seus objetivos.
Com o coaching, você encontra as respostas que tanto procura e precisa para se tornar uma pessoa mais realizada. Muitas vezes, basta uma única sessão de coaching para se notar uma considerável melhora nos resultados.
O que é mentoring?
Já o mentoring é considerado um tipo de tutoria. Para se tornar um mentor (profissional do processo), é preciso ter uma certa experiência em uma determinada área de atuação. Geralmente, os mentores são pessoas mais velhas e que já vivenciaram praticamente de tudo em suas carreiras profissionais. Até o seu mindset pode ficar mais aguçado.
Por exemplo, um jovem que acabou de se formar na faculdade e precisa de um aconselhamento de um profissional da mesma área que seja mais experiente, deve procurar o mentoring. O principal objetivo dessa metodologia é didático, ou seja, ensinar alguma coisa.
Situações específicas
No mentoring, a pessoa mentorada vai aprender através das orientações e troca de experiências com o seu mentor. Ao contrário do coaching, que pode ser usado em situações mais abrangentes, essa técnica é mais procurada em situações específicas.
Suponha que você precise passar em um disputado concurso público. Nesse caso, o mentor vai te mostrar qual é o melhor caminho a seguir para se alcançar esse objetivo. O mentoring é bastante parecido com a relação professor e aluno.
Venha para o IBND
O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado.
O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Temos um preço justo e temos como prioridade o aprendizado.