Muita gente pensa em abrir um restaurante. É, sem dúvidas, um meio muito fértil para o empreendedorismo, uma vez que, trabalhar com esse nicho, é certeiro para ter um retorno positivo, financeiramente falando.
Porém, você sabe o que precisa para montar um restaurante, por exemplo? Mas, como em qualquer outra área, é preciso ter muito planejamento, dedicação, organização, gestão empresarial e fazer bons investimentos.
Sabemos que o ramo da alimentação é bem competitivo, isso porque comida é algo que será sempre procurada. Antes de darmos as dicas de como ter um restaurante de sucesso, o empreendedor precisa saber três regrinhas básicas:
1 – Respeite as leis e toda questão burocrática que envolvem o empreendimento
2 – Estude sempre as novas tendências de mercado e o que o segmento do seu negócio exige. Estude também o que a concorrência tem feito, isso ajudará seu potencial competitivo.
3 – Use e abuse da internet. O mundo é digital e quase tudo é feito de maneira virtual. Aposte em ações de marketing digital, aplicativos de delivery e afins.
Se você tem vontade de misturar seus dotes culinários com um negócio para chamar de seu, veja as dicas que separamos para você não errar na hora de montar o seu restaurante.
Dicas de como montar um restaurante
1 – Boa Gestão
A boa gestão é o primeiro passo para montar um restaurante de sucesso. Se você não tem experiência, fique tranquilo, é possível aprender gestão empresarial com o Sebrae, por exemplo.
Eles têm inúmeros recursos e profissionais capacitados que orientariam todas as conduções necessárias para você ter sucesso nos negócios.
Sem estruturar a gestão, será um pouco mais complicado de ter um negócio bem sucedido. Isso porque o bom gestor sabe diferenciar uma crise, por exemplo.
Ele também sabe organizar uma planilha de gastos extras, tem sempre uma luz no fim do túnel (isso quando acontece algum imprevisto) e com certeza será o responsável pela lucratividade do empreendimento.
2 – Atendimento
Um restaurante de sucesso têm um bom atendimento. Sim ou com certeza?
Com certeza. O atendimento é, sem dúvidas, o segundo passo para o seu negócio no ramo da gastronomia prosperar.
Invista na sua equipe.
Mais que tudo, o atendimento é a vitrine do seu negócio. Um atendimento de qualidade faz o cliente voltar tanto quanto a qualidade do produto, portanto, treine sua equipe nos quesitos:
- Educação
- Respeito
- Empatia
- Atenção
Não se esqueça de que o atendimento também vale para o mundo digital, onde sua empresa, muitas vezes, é procurada pelos consumidores.
Portanto, tenha sempre respostas positivas e que estimulem o cliente a ir até o seu restaurante. Caso encontre uma crítica, responda de maneira educada e pontue a situação, dizendo que a empresa está à disposição para melhorar.
Geralmente os gestores e donos de restaurantes não conseguem ter acesso a todos os cargos que conduzem a empresa, portanto, contrate colaboradores capacitados, ofereça treinamentos e faça reuniões diárias para saber prós e contras do seu negócio.
3 – Cardápio de Qualidade
Não tem como não pensar em um restaurante sem pensar num prato oferecido pelo seu cardápio. Com certeza se o prato for de qualidade ficará memorizado no seu cliente. Se você já tem uma escolha do que seu restaurante oferecerá, se especialize no que você irá representar.
Por exemplo, se for um restaurante de comida japonesa, procure orientações dos pratos típicos, consulte chefs especializados e se qualifique para poder oferecer.
Priorize também a qualidade das refeições, desde os produtos utilizados no preparo até o servir. Um bom prato, uma boa sobremesa e bebidas feitas com carinho são aliadas nesse processo de qualidade.
Uma outra dica está na fórmula. Siga à risca a mesma fórmula/receita de alguns pratos, pois alguns clientes voltarão para consumir o prato que o cativou e ainda indicarão o seu restaurante para mais pessoas.
4 – Invista no espaço físico
Um bom restaurante tem que ter comida boa e de qualidade sim, mas tem que ter também um ambiente agradável.
Pensem que o restaurante não é um lugar apenas para comer, mas sim para clientes se reunirem e degustarem o produto que você oferece.
Geralmente o consumidor que marca um almoço na sua empresa quer aproveitá-la como um todo e passar um tempo agradável no seu restaurante.
Portanto, priorize um ambiente aconchegante, limpo, organizado e que não seja apenas um local de servir comidas.
Aposte em música ambiente, se tiver TV, fique atento ao volume, invista em brinquedotecas para crianças, pois isso atrai a clientela.
Organize as filas de pratos e talheres. Invista numa produção visual com um design de interiores.
Dê cortesia ao seu cliente amigo, um café/chá com um docinho extra. Isso é um gesto de agradecimento do bom gestor.
Todo este pacote está associado a um restaurante de sucesso.
5 – Colete depoimentos
Sabemos que as redes sociais são o retorno mais rápido de qualquer empreendimento. Fique atendo aos feedbacks dos clientes e frequentadores do seu restaurante.
Acompanhe as críticas, sugestões e, como citamos acima, faça reuniões diárias para sanar os prós e contras captados pelo seu público.
Você pode fazer enquetes perguntando se o cliente:
- Foi bem atendido
- Se gostaram da comida
- Se o ambiente estava agradável
- Sugestões
Saber o que precisa ser melhorado em seu estabelecimento é fundamental para ter uma boa gestão.
6 – Invista no marketing
Além do planejamento, organização e estrutura, o marketing do seu negócio é essencial na hora de fechar com chave de ouro a palavrinha: empreendimento de sucesso.
Tenha um marketing estruturado, invista no marketing digital, porque muitas vezes a internet será também a vitrine do seu negócio.
Use e abuse das vantagens que a internet têm e crie uma segmentação elaborada para o público que seu restaurante precisa.
Identidade visual é um chamariz e tanto nos dias de hoje. Formate o cardápio e padronize as publicações.
Crie campanhas e estimule o consumidor a curtir o seu negócio nas redes digitais.
Gostaram das dicas que separamos para quem quer ter um restaurante de sucesso.
Antes de anotar o passo a passo é necessário estruturar o bom planejamento antes de por em prática e ter um negócio bem sucedido.