Ter um e-commerce, independentemente do segmento, é uma excelente ideia de negócio, mas você precisa trabalhar para conquistar novos clientes. A infraestrutura para e-commerce é fundamental para ter sucesso e pensar em soluções criativas é o básico para vender online.
A melhor maneira de otimizar o seu e-commerce é trabalhar a sua loja virtual a partir da visão dos consumidores. Existem diversas ferramentas que permitem entender como o público navega no seu site e quais são as maiores necessidades dos seus potenciais clientes para otimizar o seu e-commerce. Assim, fica mais fácil garantir um maior número de acessos e vendas.
O que é customer experience?
A customer experience (CX) significa “experiência do cliente” e foca na percepção e sentimento dos consumidores na interação com o seu negócio. Basicamente, a CX cuida de otimizar o impacto da marca perante os consumidores. O primeiro passo é otimizar a jornada do cliente, criando um fluxo de leads e levando etapa por etapa até a compra.
Esse conceito também busca otimizar todos os pontos de contato da marca com os clientes, desde o site, passando pelas redes sociais e outros meios como aplicativos, anúncios, etc. Vale lembrar que a CX também cuida da parte física do negócio, sendo responsável também pelas interações em lojas digitais. A CX contempla toda a parte de interação da marca, desde o primeiro contato até a venda, além do pós-venda.
Quais são os principais benefícios da customer experience para as empresas?
Resumindo, o papel da customer experience é mapear as necessidades dos clientes e apresentar soluções para elas. Isso traz inúmeros benefícios para uma marca. Confira abaixo os principais:
Aprofundar o conhecimento sobre o cliente
Conhecer o público-alvo, acertar na definição da persona e traçar o perfil do cliente ideal é fundamental para uma empresa garantir vendas. A customer experience ajuda bastante a mapear e entender o que seu cliente pensa. Obviamente você não pode controlar a ação dos consumidores, mas você pode entendê-las.
E ter esse entendimento é fundamental para todos os processos do negócio. Esse é um grande benefício! Ao conhecer mais o seu público, você consegue lançar produtos mais assertivos, planejar campanhas de sucesso e otimizar todos os processos de loja virtual e física para ter sucesso nas vendas.
Atendimento humanizado
Com a customer experience, o foco está nos consumidores. E uma das formas de otimizar o seu e-commerce é promover um atendimento humanizado. Dessa forma, você consegue entender o comportamento dos clientes e oferecer um atendimento que resolva os problemas e seja um garantidor de vendas.
Otimização dos processos
Alinhar as expectativas e tarefas dos diferentes setores do negócio é essencial para o sucesso. Através da customer experience será possível integrar vendas, produção, logística e tudo o que envolve a empresa. Otimizar os processos é um grande benefício para a organização do negócio e para o aumento de receita.
Fidelização de clientes
A customer experience atua desde o primeiro contato até o pós-venda. E ter todo esse cuidado com o consumidor é fundamental para atrair, converter e fidelizar clientes. E como bem sabemos, é muito mais barato fidelizar clientes do que conseguir novos. E um ajuda o outro, já que clientes fiéis acabam se tornando promotores gratuitos da marca, o que também auxilia na atração de uma nova audiência.
Aumento de receita
Conseguir prover uma experiência de navegação e compra otimizada para o cliente ajuda a não perder vendas. Sem tantos carrinhos abandonados e com boa taxa de conversão, o aumento de receita é considerável no curto prazo e pode ser consistente com uma estratégia de customer experience em prática.
Como vimos, a customer experience é importante para qualquer negócio. Essa é a melhor maneira de otimizar o atendimento da sua empresa para fazer sucesso no mercado.