Marketing no segmento automotivo: entenda as principais estratégias
O marketing no segmento automotivo traz diversos benefícios para o seu negócio: personificação de público-alvo, possibilidade de mensurar os resultados, mais alcance de clientes, diferencial competitivo online, entre outros.
No entanto, grande parte das pessoas não sabe o que fazer para ter resultados mais concretos. Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas que ajudam nesse processo. Acompanhe!
Conheça o seu consumidor
Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de saber todos os detalhes em relação aos seus consumidores. Imagine, por exemplo, que a Karvi Brasil vende os melhores carros do Brasil, com atendimento personalizado, garantia de um ano e documentação em dia.
Não adianta em nada oferecer diversas promoções e ter veículos de qualidade se a empresa realmente não conhece quais são os seus potenciais clientes. A Karvi só consegue ter os resultados atuais no cenário automotivo porque ela entende quais são as dores dos consumidores, quais são os seus objetivos, se eles precisam de um carro para ir trabalhar ou para momentos de lazer, entre outras questões.
Ao conhecer todos os detalhes dos motoristas, você consegue desenvolver uma estratégia de e-mail marketing mais assertiva, sabe criar conteúdos com mais assertividade nas redes sociais e até entende quais são os melhores programas de televisão ou de rádio para fazer a sua próxima campanha.
Em um primeiro momento, a busca por informações pode ser um processo cansativo. No entanto, aos poucos, perceberá o quanto essa etapa foi muito importante, não só para as estratégias de marketing, mas também para os resultados da empresa.
Use o e-mail marketing
Outra dica interessante de marketing no segmento automotivo é utilizar o e-mail ao seu favor. Essa canal de comunicação é bastante prático e pode atingir o seu potencial consumidor com uma simples mensagem. No entanto, evite enviar somente aquelas mensagens padrões que são compartilhadas com todos os seus clientes.
De acordo com um relatório divulgado pela empresa HubSpot, em 2020, a personalização de mensagens é a tática número um usada por profissionais de marketing por email para melhorar o desempenho.
Por isso, se você pretende atingir os resultados esperados com esse tipo de estratégia, reserve um período do seu dia para pensar com cuidado no título, no corpo do texto, CTA (Call to action) e outros elementos do conteúdo.
Antes de escrever a sua mensagem, vale voltar nos registros que foram feitos em relação aos dados dos clientes. Eles são essenciais para construir um conteúdo mais relacionado com a sua audiência. Se você descobriu, por exemplo, que os consumidores são mais jovens e descolados, utilize uma linguagem informal.
Invista no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma das melhores ferramentas para quem deseja ampliar a presença da sua marca no segmento automotivo. Por meio dele, você consegue colocar as informações mais importantes sobre a sua concessionária, receber avaliações de consumidores sobre o seu serviço e aparecer nos resultados de pesquisa do maior buscador do mundo, o Google. Tudo isso de forma gratuita.
No entanto, ao contrário do que muita gente imagina, não basta apenas cadastrar o perfil da sua marca para garantir ótimos resultados. Para ter sucesso com o Google Meu Negócio, recomendamos estudar os principais detalhes dessa ferramenta. Dessa forma, você estará mais preparado para garantir um diferencial competitivo no universo online. O próprio Google disponibiliza um tutorial exclusivo sobre a plataforma.
Um dos principais erros de quem trabalha com marketing no segmento automotivo é não monitorar os resultados. Você precisa conhecer os números de perto para identificar quais foram aquelas ações que surtiram efeito e quais são aquelas que precisam ser ajustadas. Essa orientação vale tanto para o e-mail marketing, Google Meu Negócio, redes sociais, entre outras estratégias que serão utilizadas pelo seu negócio.
Após conhecer quais são as melhores estratégias de markeing no segmento automotivo, siga-nos nas redes sociais e conheça outros detalhes que podem impactar nos seus resultados.