O marketing digital é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio, independentemente do nicho de mercado de uma empresa.
Por isso, neste post vamos responder à pergunta: por que investir em marketing digital? Um ponto que deve-se levar em consideração são as novas tecnologias e tendências.
Se a sua empresa deseja garantir um futuro sustentável, ter vida longa, dinheiro em caixa e energia necessária, é preciso fazer uma jogada inteligente.
Cada vez mais os usuários online compartilham vídeos, adquirem certificados online, compartilham conteúdos e estão sempre de olho nas redes sociais.
Nesse sentido, as empresas que investem em marketing digital certamente estão à frente das que ainda não utilizam.
A verdade é que uma grande quantidade de empresas em quaisquer setores está no caminho da transformação digital.
Se você não aproveitar as vantagens da era digital e de tudo o que ela tem a oferecer, poderá ficar para trás. E correr o risco de se tornar obsoleto no longo prazo.
Então, continue lendo para saber por que investir em marketing digital!
Por que investir em marketing digital: principais motivos
Potencial de alcance de um grande público
Com a Internet disponível a milhões de brasileiros, não há limites para o que você pode fazer quando se trata de alcançar novos públicos.
O Facebook, por exemplo, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos. É, sem dúvida, uma grande oportunidade para expandir seus negócios.
Com uma abordagem estratégica para o marketing digital, o potencial de alcançar um público qualificado e elevar o reconhecimento da sua marca é bastante acessível. Além do mais, possui um bom custo-benefício.
Capacidade de atingir um público mais direcionado
São muitos os motivos para trabalhar com marketing digital. Um deles é a capacidade de atingir um determinado público.
Além da possibilidade de alcançar um grande público, que pode estar em diferentes etapas do funil de vendas, é possível também encontrar um público mais específico. Ou ser encontrado por esse público.
Plataformas digitais como Google e Facebook são conhecidas por seus algoritmos, que buscam fornecer aos consumidores a melhor e mais personalizada experiência online.
Pensando nisso, por que investir em marketing digital? Essas plataformas permitem que empresas direcionem campanhas de marketing digital ao seu público ideal.
Ao permitir que os consumidores ditam seus interesses, as empresas que desejam anunciar evitam incomodar um público não adequado, com anúncios que não sejam relevantes para essas pessoas.
Isso poderia até mesmo prejudicar a reputação da marca, além da possibilidade de não oferecer o retorno esperado sobre seus investimentos.
Portanto, se você trabalha ou deseja trabalhar em um nicho de mercado lucrativo, o marketing digital é um dos seus principais aliados para alcançar diferentes públicos.
Dados para análise
Em cada campanha online, seja via mídia social, Google Ads ou remarketing, existe um rastro digital que poderá ser objeto de análise.
Com ferramentas como o Google Analytics, você pode medir exatamente de onde seus clientes estão vindo, com o quê estão interagindo e onde estão se conectando.
A análise de dados permite personalizar e redirecionar amplamente seu conteúdo digital, inclusive com atividades baseadas em informações em tempo real.
Se ainda está em dúvida sobre por que investir em marketing digital, o Google Analytics é apenas um exemplo de como é possível obter métricas.
Há diferentes plataformas que permitem uma análise precisa, para que você saiba como deve direcionar seus esforços.
Ou seja, empresas que trabalham com marketing digital conseguem mensurar diversos tipos de desempenho para saber onde vale a pena investir.
Logo, é possível analisar como deve ser a aplicação do seu dinheiro, como está sendo o retorno, o que dá lucro e o que deve ser evitado.
Crescimento dos dispositivos móveis
Você sabia que o número de usuários que navegam online com um dispositivo móvel é maior que o de computadores?
As empresas agora possuem uma nova forma de interagir com seus clientes, isso se deve a evolução dos dispositivos móveis.
Na era do imediatismo, os consumidores utilizam o celular para pesquisar, navegar, comprar e interagir a qualquer hora e em qualquer lugar.
O marketing digital te deixou em dúvidas sobre se vale a pena ou não investir nessa prática?
O consumidor de hoje tem forte presença virtual e, sempre que puder alcançá-lo, melhores são as chances de que sua empresa faça a diferença.
Isso apenas reforça a importância do marketing digital no mundo dos negócios.
Envolvimento do cliente
Porque trabalhar com marketing digital?
O marketing digital possui instrumentos para saber e compreender o comportamento do consumidor.
Nessa linha, a natureza interativa da internet permite que as empresas se conectem com o público em um nível mais pessoal.
Assim, quebram-se as barreiras formais e cria-se a oportunidade de que os consumidores desenvolvam um relacionamento com seus negócios.
Por isso, é importante aproveitar os espaços virtuais para interagir com os consumidores. Dessa forma, eles podem expressar opiniões, comentários, gostos e desgostos.
Assim, as empresas conseguem ouvir seus clientes e potenciais clientes diretamente, gerando uma relação de confiança.
O custo é mais acessível em relação ao marketing tradicional
Por que as empresas devem investir em marketing digital?
Há uma razão pela qual tantos profissionais de marketing acreditam que o marketing digital, e também o de conteúdo, é o caminho a seguir. Por quê? Simplesmente funciona.
Os meios de comunicação tradicionais são frequentemente caros e difíceis de mensurar. No marketing digital é possível entender como os consumidores interagem diariamente com o conteúdo e onde passam o tempo online.
Dificilmente haveria uma interação com essa efetividade na mídia clássica, como em um jornal impresso, uma propaganda na TV ou um outdoor.
Está gostando de saber mais sobre por que investir em marketing digital?
Então leia o próximo tópico, que é muito importante também.
Melhorar o reconhecimento da marca
Hoje, a maioria das pessoas conhece uma nova marca por meio das mídias sociais ou da internet.
Com o crescimento do uso de smartphones, essa tendência está mais presente do que nunca.
Se uma pessoa tomar conhecimento sobre alguma empresa por meio de outra fonte, ela com certeza verificará a internet. Isso se tornou um hábito comum entre nós.
Seus clientes atuais e futuros são visitantes regulares da internet e, portanto, é preciso aproveitar a oportunidade de marketing nessa rede.
Saiba que seus concorrentes têm uma presença online e, se os clientes em potencial não conseguirem encontrá-lo, eles poderão encontrar você.
Um site ou página de mídia social também mostra que a empresa é legítima, o que traz mais credibilidade na relação com os consumidores.
Então, o marketing digital vale a pena? Com certeza!
São muitos os resultados que o marketing digital proporciona para as empresas, seja no reconhecimento da marca, na geração de leads e na conquista de novos clientes.
Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre por que investir em marketing digital?
Deixe seu comentário!