O inbound marketing é a melhor estratégia para empresas que estão em busca de melhores resultados digitais. Não é para menos, afinal, possibilita atrair mais visitantes para seu site e vender mais.
Ainda não conhece essa estratégia? Sem problemas! Aqui, explicamos o que é inbound marketing, quais são as vantagens de investir nele e como implementá-lo na estratégia digital de sua empresa. Confira!
O que é inbound marketing?
O inbound marketing (ou marketing de atração) é uma estratégia voltada a atrair visitantes para seu site e convertê-los em clientes utilizando uma ferramenta principal, o conteúdo relevante, autoral e personalizado.
Esse conteúdo educa a audiência sobre o segmento em que a empresa atua, estabelece e mantém um relacionamento mais próximo com o potencial cliente e influencia sua decisão de compra.
Ao contrário do que acontece em estratégias tradicionais de marketing, especialmente as do universo offline, no inbound não é a empresa que vai atrás do cliente, mas sim o cliente que a encontra por meio de motores de busca (Google) e redes sociais.
Etapas do inbound marketing
A metodologia inbound marketing é composta de diferentes etapas para atingir o sucesso de ações, sendo que todas elas se complementam. A seguir, apresentamos quais são as etapas do inbound marketing e como funcionam:
Atração
A etapa da atração tem como foco fazer com que seu público-alvo encontre sua empresa e seu site. Nesta etapa, a empresa deve focar em criar um conteúdo que consiga atrair pessoas espontaneamente, seja em motores de busca ou redes sociais.
Ao atingir esse resultado, tem-se um acesso a um público engajado, mais propenso a lhe escutar e consumir o produto ou serviço que sua empresa oferece. Existem diversas formas de atrair seu público, sendo a publicação em um blog uma das principais.
Há quem pense que blog é um canal ultrapassado devido às redes sociais, mas não é bem assim: ele funciona como uma ferramenta para que sua empresa, produto ou serviço sejam encontrados, afinal, todo mundo utiliza motores de busca para solucionar dúvidas ou problemas que estejam enfrentando.
Se seu blog oferecer conteúdo de qualidade que solucione essa dúvida ou problema, a chance de ser encontrado é ainda maior, podendo iniciar um relacionamento com um potencial cliente.
É muito importante que esse conteúdo seja desenvolvido com foco em seu público-alvo, para ter maior assertividade, e com base nas diferentes etapas da jornada de compra que seu público pode estar.
Há, também, a possibilidade de trabalhar com redes sociais como canais de atração, seja por meio da criação e divulgação de conteúdo de qualidade ou pela interação com usuários.
Conversão
A etapa de conversão da estratégia de inbound marketing tem como foco converter o visitante do site em lead, que é uma oportunidade de negócio para sua empresa.
A conversão ocorre por meio da ação do usuário de fornecer dados de contato em troca de algum benefício, como o acesso a um material rico, cupons de desconto, entre outros.
Existem diferentes maneiras de estimular a conversão, como a criação de ofertas diretas (teste gratuito, demonstração de produto, entre outras) e indiretas (oferecimento de eBook gratuitamente, webinars e demais ferramentas de conteúdo).
Também é interessante que a empresa invista na criação de landing pages, que têm como foco a conversão, apresentando CTAs (Calls To Action) que estimulem o usuário a tomar a ação que a empresa deseja. A landing page também deve ter formulário, headline, entre outros elementos.
Relacionamento
A etapa de relacionamento tem como objetivo fazer com que o lead avance naturalmente pelo funil de vendas inbound marketing, realizando uma compra.
Nesta etapa, a empresa cria e divulga conteúdo específico para cada fase da jornada de compras, conseguindo atrair e nutrir leads de diferentes estágios, fazendo com que se tornem mais suscetíveis a realizar uma compra.
Existe a possibilidade de utilizar diversas ferramentas para relacionamento com leads, como o e-mail marketing, que combina baixo custo a um excelente retorno, com possibilidade de segmentação para envio de mensagens relevantes.
Também é interessante investir em uma automação de marketing, que possibilita criar uma estrutura para nutrir leads de maneira escalável, contribuindo para aumentar as vendas, reter clientes e reduzir o custo de aquisição de novos clientes.
Venda
A etapa da venda é um resultado natural da atração de visitantes, sua conversão em leads, manutenção de relacionamento e nutrição. A empresa pode utilizar ferramentas que lhe ajudarão a identificar qual o melhor momento para abordar um lead, como o lead scoring, que pontua ações de leads para encontrar oportunidades de negócio.
Outra opção é usar o inbound sales, que reduz custos com vendas realizando-as por meio de tecnologias, de modo a prestar um atendimento rápido e personalizado aos clientes.
Ainda há o CRM (Customer Relationship Management), que é um software voltado a organizar e guardar histórico de interações com o lead, de modo a ter informações mais precisas sobre como abordá-lo para ter maior efetividade e realizar a venda.
Fidelização
O trabalho da empresa não acaba quando o lead finalmente é convertido em cliente. O ideal é aconteça um processo contínuo de nutrição do cliente, de modo a fidelizá-lo.
Esse constante relacionamento possibilitará que a empresa desperte o interesse do cliente em novos produtos ou serviços, com maior chance de ter recompras, com um faturamento contínuo.
Inbound e outbound marketing: qual a diferença?
O inbound e outbound marketing são estratégias comumente trabalhadas para captação de oportunidades de negócio e realização de vendas. Mas qual a diferença entre elas?
Para entender a diferença é importante saber o que é outbound marketing, especificamente. Trata-se do marketing tradicional, com foco na atração de clientes e venda de produtos ou serviços.
A diferença entre o inbound e o outbound está em um ponto fundamental: enquanto no inbound se adota ações para que o público encontre sua empresa, no outbound a empresa vai atrás do cliente.
Normalmente, as ações do outbound são invasivas, realizadas em canais de massa, como propagandas em televisão e patrocínio de eventos. Por isso, costumam exigir um orçamento mais elevado do que o inbound marketing, que geralmente é realizado no meio digital.
Como são feitas em canais de massa, as ações de outbound costumam atingir um público mais amplo, sem necessariamente ser o da empresa. Por isso, nem sempre tem um alto grau de assertividade, principalmente em comparação com o inbound, que possibilita a segmentação de ações.
Inbound e outbound marketing: em qual investir?
As estratégias de inbound e outbound marketing não são excludentes, pelo contrário, se complementam. É por isso que se indica que a empresa invista nas duas, o que trará resultados expressivos em curto, médio e longo prazos, equilibrando desvantagens que ambas as estratégias possuem.
A empresa pode adotar um plano de ação que seja mais adequado ao orçamento disponível e objetivos que deseja alcançar, direcionando melhor os recursos financeiros e humanos para atingi-los.
Vantagens de investir em inbound marketing
Investir em inbound marketing traz vantagens incríveis para a empresa, contribuindo para a melhoria de seus resultados e crescimento contínuo. Confira quais são essas vantagens:
Ganho de visibilidade à empresa
Ações de inbound marketing dão maior visibilidade à empresa, possibilitando que se torne referência em sua área de atuação e seja reconhecida como a melhor, o que contribui para gerar vendas.
Redução de custo de aquisição de clientes
O investimento em inbound marketing tem um custo menor do que o outbound marketing, especialmente no que se refere à aquisição de clientes. Além disso, traz resultados em longo prazo e de forma contínua.
Atração de clientes em potencial
Um dos principais diferenciais do inbound marketing e marketing de conteúdo é sua capacidade de atrair clientes em potencial, tendo maior assertividade nas ações justamente pela possibilidade de segmentá-las.
Otimização do processo de venda
O inbound marketing possibilita otimizar o processo de vendas, fazendo com que o cliente em potencial avance pelo funil e se torne mais suscetível a uma abordagem do comercial da empresa, com maior chance de fazer negócio.
Mensuração de resultados
Como normalmente é desenvolvido em ambiente digital, o inbound marketing possibilita a mensuração de resultados de ações feitas pela empresa, podendo identificar facilmente o que entrega resultados e o que precisa ser ajustado para atingir objetivos.
É possível realizar um acompanhamento em tempo real, fazendo ajustes enquanto a ação está em andamento, o que minimiza a chance de prejuízos e aumenta a possibilidade de ter um ROI mais expressivo.
Além disso, a mensuração de resultados fornece à empresa dados importantes que poderão ser utilizados em outras ações, tendo maior conhecimento para tomar decisões estratégicas ainda mais assertivas.
Como implementar o inbound marketing
Implementar o inbound marketing para ter melhores resultados digitais, especialmente de atração de visitas em sites, conversão em lead e em vendas, exige um conhecimento especializado para realizar um planejamento adequado, voltado a atingir os objetivos que deseja.
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