O comportamento do consumidor mudou com o advento da tecnologia. É cada vez mais raro a pessoa que lê um jornal físico e, consequentemente, as propagandas presentes nas páginas sobre empresas e pessoas.
Oposto a isso, 97% das pessoas procuram online uma empresa local ou um produto antes de realizar uma compra.
Nunca foi tão importante estabelecer uma presença online quanto agora. O brasileiro passa em média 9 horas conectado por dia, onde consome os mais variados conteúdos.
De entretenimento à notícias sobre o mundo, a internet tornou-se o principal meio de comunicação da população. Não à toa, a área de criação de sites é uma das que mais cresce atualmente.
Você já escutou a frase “se você não está na internet, você não existe”? O mesmo acontece com o seu negócio. Estabelecer uma presença online é a melhor maneira de ser encontrado pelo seu cliente.
Hoje iremos falar sobre algumas maneiras de ser encontrado online pelos consumidores. Confira!
Primeiramente, faça um planejamento
Assim como no mundo físico, o planejamento também é o primeiro passo para uma divulgação eficiente e eficaz no mundo online.
Tenha em vista qual é o mercado que você quer atingir. A partir disso, faça o perfil da sua persona e descubra quais os meios que ela mais frequenta.
Mas o que é persona? É a representação semi fictícia do seu cliente ideal. Ou seja, é a descrição de como seria o seu cliente perfeito – qual a faixa etária, o gênero, a classe social e os hábitos dele.
Dessa forma você consegue descobrir como e onde ele consome informações, decidindo qual é a melhor estratégia de marketing para garantir sucesso na sua divulgação, evitando criar ações isoladas que perdem a força rapidamente.
Não esqueça das Redes Sociais da empresa
Hoje é raro uma pessoa que não tenha perfil em pelo menos uma rede social, o qual acessa diariamente, por pelo menos alguns minutos. Somente o Facebook possui 127 milhões de usuários mensais no Brasil.
Além do Facebook, o Youtube, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest são alguns canais em que você pode criar um perfil para divulgar a sua marca. Cada um possui suas próprias regras e características, porém, todos têm algo em comum: a proximidade com o cliente.
Pela inserção na rotina do consumidor e com uma linguagem mais casual, as redes sociais promovem um relacionamento, aumentam o engajamento e ocasionam a fidelização do cliente.
O seu objetivo durante a gestão de redes sociais deve ser a interação do usuário. Você deve falar diretamente com o cliente, postando aquilo que é de interesse dele – mas claro, mantendo o assunto relacionado a sua empresa.
A maioria das redes sociais permite que você pague para divulgar posts e anúncios, onde você consegue ter controle da segmentação, escolhendo qual o tipo de usuário que quer atingir.
Além disso, você tem acesso aos resultados que está obtendo com a mídia – quantos acessos possui, qual o nível de interação, entre outros. Ou seja, consegue ver se o método está funcionando ou se é necessário adaptá-lo.
O profissionalismo do site
Apesar de pago, diferente das redes sociais, o site transmite uma imagem muito mais profissional da sua empresa.
Pesquisas mostram que 30% dos usuários não irão considerar comprar em uma empresa se ela não tiver um site. Ou seja, para quem não tem um site isso significa perder clientes prontos para comprar.
Ao contrário das redes sociais, o site é um local exclusivamente seu, onde não é necessário seguir as regras da rede e compartilhar espaço com o concorrente. Você define o que irá ter no seu site e como esse conteúdo será apresentado ao cliente.
Para garantir que seu site será divulgado, certifique-se que as técnicas planejadas por um profissional de SEO estão sendo aplicadas. 93% das interações online começam a partir de uma busca no Google e essas técnicas possuem a finalidade de deixar o site bem posicionado nestas pesquisas, aumentando as chances de que ele será acessado.
Realize marketing de conteúdo com um Blog
Manter um blog, seja em um site exclusivo para ele ou integrado junto ao site profissional, é uma maneira de aumentar a divulgação da sua marca.
Lembra sobre as pesquisas no Google? Cada post do seu blog terá chances de aparecer nessas pesquisas de forma individual. Ou seja, o usuário pode chegar até a sua marca mesmo quando estiver pesquisando sobre algo relacionado, desde que você possua um artigo falando sobre esse assunto.
Além disso, é uma maneira de mostrar ao cliente que a sua empresa realmente entende sobre o assunto em que está inserida. Ele transmite autoridade e gera maior confiabilidade para o cliente.
E também mantém o seu site sempre atualizado, diminuindo as chances de ele cair de posição nas páginas do Google.
Considere comprar links patrocinados para sua empresa
Assim como você pode realizar anúncios patrocinados nas redes sociais, também pode pagar por links patrocinados que irão aparecer no Google ou em outros sites, aumentando as chances de serem vistos pelos consumidores.
Compostos em sua maioria somente por texto simples, os links patrocinados são uma maneira de dar destaque ao seu site nos mecanismos de buscas. No caso dos “native ads”, há também uma imagem e eles são inseridos junto a artigos nos sites.
Rápidos e fáceis de usar, com os links patrocinados você consegue decidir quem irá ver o anúncio e mensurar quais resultados está obtendo, podendo realizar ajustes, aumentar as chances de uma boa performance do anúncio.
Mantenha o Marketing Digital sempre em dia
Marketing Digital são todos os esforços de divulgação online. Ou seja, todos os itens mencionados acima fazem parte do Marketing Digital e uma boa estratégia inclui a integração entre esses meios.
Para garantir que sua estratégia seja bem sucedida, é necessário estar constantemente investindo e atualizando ela. Um marketing de sucesso não é algo feito do dia para noite e muito menos em uma única ação.
É preciso tempo e atenção para obter os melhores resultados, por isso considere realizar a sua estratégia junto a uma agência especializada em resultados digitais.