Como em qualquer negócio, lidar com clientes não é nada fácil, principalmente quando o assunto é marketing digital.
Isso porque, alguns projetos levam mais tmpo para serem reconhecidos, ou posicionados pelo Google, ou outra plataforma.
Explicar isso ao seu cliente, não é uma tarefa nada fácil.
Mostraremos ao longo deste conteúdo como evitar decepcionar seus clientes, mantendo relacionamentos de marketing saudáveis.
Esses relacionamentos são essenciais para reter clientes e expandir seus negócios de marketing.
Dicas para um relacionamento saudável com marketing digital
Vejamos como você pode manter relacionamentos saudáveis com seu cliente de marketing para evitar a temida decepção.
1. Comunicação
A comunicação é a chave em todos os relacionamentos em sua vida.
Quando se trata de relacionamento com o cliente, é crucial porque as pessoas confiam em você, depositando seu tempo e dinheiro.
Esses são dois recursos valiosos que eles não podem recuperar se você errar.
Você não gostaria de gastar 6 meses em uma estratégia, apenas para perceber que perdeu dinheiro e tem que começar com uma estratégia totalmente nova.
É aí que entra a comunicação. Todo cliente deseja sentir que entendeu totalmente o que está acontecendo com suas campanhas, mesmo que não conheça cada pequeno detalhe.
Você não precisa dizer a eles detalhes técnicos das campanhas dele sobre marketing odontológico, por exemplo, mas pode dizer quais são suas ideias sobre este projeto.
A comunicação é a diferença entre clientes que estão frustrados com você e clientes que tuitam sobre o quanto o projeto criado para um tratamento para tireóide foi incrível para a clínica dele..
Comunique-se regularmente com seus clientes para que eles se sintam confiantes de que estão gastando seu tempo e dinheiro com sabedoria.
2. Prazos dentro do marketing digital
É aqui que as coisas podem ficar estranhas rapidamente. Se você não definir expectativas no início do relacionamento, seus clientes se perguntarão onde está o tráfego e se fizeram a escolha certa ao contratá-lo.
É o tipo de confusão que leva a e-mails como “O que está acontecendo com essa estratégia não funciona” e “Precisamos conversar antes de pagar a próxima conta”.
Você não deve receber nenhum desses e-mails. É aqui que as expectativas entram em jogo.
Seja claro sobre o que os clientes podem esperar de você, anote isso em seu contrato e envie um e-mail para lembrá-los em quanto tempo aproximadamente verão resultados.
Este é um ótimo momento para adicionar seu horário de trabalho e quaisquer condições de retenção, como aviso prévio de 30 dias antes do encerramento do seu contrato.
Definir expectativas com antecedência evita que você tenha conversas estranhas no futuro.
3. Atualize seu cliente
As pessoas querem saber o que está acontecendo em seus negócios, e elas merecem saber.
Se sua agência leva uma semana para responder às mensagens do cliente, espere desenvolver um relacionamento doentio com o cliente.
Este cliente perderá a confiança em trabalhar com você, percebendo que você não o está priorizando (mesmo que seja apenas para avisá-lo que você precisa de vários dias para preparar uma resposta).
Em vez de dizer ou não o que está acontecendo, envie atualizações semanais sobre sua estratégia, ou alcance como “Seu blog de alergia, está em primeiro lugar no Google”.
Diga a eles o que sua equipe fez no conteúdo, no Facebook, Instagram, ou nas pesquisas do Google.
Mantenha seus clientes informados sobre o andamento da integração, no que sua equipe está trabalhando e quais resultados você está alcançando semanalmente.
Essas são as pequenas coisas que podem contribuir para relacionamentos saudáveis com os clientes, e mantê-los atualizados é uma delas.
4. Reuniões mensais
Enviar e-mails ou mensagens no WhatsApp funciona bem para as operações do dia a dia, mas você precisa encontrá-los cara a cara, ou por chamada de vídeo todos os meses.
Essas ligações serão realizadas em um cronograma como: atualizar o que sua agência tem trabalhado, responder às dúvidas dos clientes, as ações de cada parte sobre o que é necessário para seguir em frente.
O check-in mensal leva tempo, mas vale a pena.
Encontrar seus clientes seja por chamada de vídeo ou pessoalmente, garante a eles que você é mais do que apenas um prestador de serviço, recebendo impressões e conversões para eles.
Vocês são pessoas reais que trabalham duro em seus negócios.
Eles o apreciarão mais pelo que você faz, e te ajudará a construir relacionamentos melhores, resultando em contratos e recomendações de longo prazo.
Cada cliente deseja um check-in mensal para ver se seu tempo e dinheiro foram gastos com sabedoria.
5. Compartilhe conquistas do marketing digital
Os clientes contrataram você para obter os resultados. Nosso trabalho como profissionais de marketing é direcionar tráfego e conversões de clientes.
Se a lista de clientes de um advogado em SP aumentou, hora de compartilhar conquistas.
Temos a sorte de ter um resultado mensurável para o qual apontamos nossos esforços, e um resultado empolgante!
Quando o tráfego e as conversões começam a aumentar, envie um e-mail empolgante para o seu cliente. Comemore com eles!
Esta é sua chance de mostrar a eles que você está tão entusiasmado com as vendas quanto eles.
Com essa empolgação, você prova que é mais do que uma relação monetária.
É uma relação de querer o melhor para eles, o que é justo dizer que leva à fidelidade.
Seus clientes são pessoas que desejam se sentir apoiadas e entusiasmadas quando estão vencendo.
Seja a pessoa com quem você deseja celebrar esses momentos emocionantes.
Comemore as vitórias de seus clientes para mostrar a eles que nem tudo se resume a dinheiro.
Você realmente se preocupa com o sucesso empresarial a longo prazo.
Considerações finais
Manter boas relações com seus clientes, garantem a você a longo prazo, grandes contratos, e mais do que isso, boas relações significam indicações para terceiros e sucesso para a sua agência de marketing digital.
Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.