O Instagram cresce cada vez mais no Brasil, sendo o segundo país com maior número de usuários ativos no mundo. Dentre os seus recursos, destaca- se Reels, que é considerado o rival do TikTok. E como ter engajamento no Reels?
A verdade é que o Reels do Instagram é um tesouro para marcas e empresas. Segundo pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários no mundo seguem alguma marca ou empresa. Dentre os formatos do Instagram, o Reels tem um ótimo alcance.
Mas como promover um Reels no Instagram e ter esse alcance? Como fazer um Reels? Prossiga com a leitura e veja como aproveitar desse recurso da rede social!
O que é o Reels do Instagram e por que é tão poderoso para quem busca engajamento digital?
“Parecido com o TikTok, o Reels do Instagram se trata de uma aposta na recente tendência de vídeos mais curtos.”
O Reels do Instagram se trata de uma ferramenta recente da rede social que permite a criação de vídeos curtos de até 60 segundos. Esses vídeos são adicionados ao feed do perfil e até na aba Explorar/busca.
Ele tem um funcionamento semelhante ao dos Stories, mas com um tempo maior e um leque mais extenso de ferramentas: edição de vídeo e áudios, efeitos visuais e sonoros, controle de velocidade e a possibilidade de realizar cortes.
Isso permite que crie pequenos clipes, com transições mais criativas e chamativas. E esses clipes podem ser compartilhados por outros usuários, assim como ocorre com os outros formatos do Instagram.
Por que apostar no engajamento do Reels do Instagram?
Por fornecer um conteúdo curto e criativo, o engajamento no Reels do Instagram é enorme. É maior a chance de produzir um vídeo viral, que chamará interesse e criará identificação com o público, gerando muito compartilhamento.
Além disso, como dito anteriormente, os vídeos no Instagram costumam aparecer na aba de Explorar/busca, o que aumenta as chances de serem encontrados.
Junto disso, o Reels tem um funcionamento semelhante ao do TikTok: o usuário recebe vídeos baseados nas curtidas. Se ele curte algo similar ao que oferece, aumenta ainda mais a chance de você ser achado.
E para terminar, a própria plataforma do Instagram vai focar na publicação de vídeos, o que os tornará mais relevantes que as fotografias. Nisso, ganha quem realiza a produção de conteúdo por vídeo!
Como fazer o Reels no seu Instagram?
Criar um Reels é bastante simples e realizado em poucos passos. O primeiro é o mais óbvio: tenha o Instagram instalado na sua conta e tenha uma conta criada na rede social, seja com o e-mail ou com o seu número de telefone.
Em sua conta, abra a câmera (como faz com os Stories) e selecione a opção Reels. Você pode gravar num único take, gravar vários cortes para juntar depois e/ou adicionar vídeos da sua galeria.
Depois, use dos recursos para a produção de conteúdo, de forma a criar um vídeo imersivo, criativo e interativo. Há diferentes recursos disponíveis no Reels, mas depois entraremos em detalhes.
Após terminar a edição de vídeo, você pode compartilhar o conteúdo ou salvá-lo como rascunho para depois. É possível compartilhar o Reels no Feed, nos Stories e até em mensagens via Direct.
Quais são os recursos disponíveis no Reels?
- Áudio: é possível adicionar músicas e sons nos seus vídeos, assim como gravar os seus próprios áudios. Se quiser, dá para adicionar apenas trechos específicos do áudio;
- Efeitos: permite adicionar diferentes filtros e efeitos nas suas gravações;
- Velocidade: dá para acelerar ou desacelerar os vídeos, de forma a encaixá-los com o ritmo do áudio ou fazer câmera lenta;
- Duração: é possível ajustar o tempo do vídeo, tendo as opções de 15, 30 e 60 segundos, o que permite o uso com mãos livres;
- Alinhar: com esse recurso, é possível elaborar a melhor transição entre diferentes clipes!
Engajamento no Reels: como promover um Reels no Instagram?
Agora que sabe como fazer um vídeo, é momento de entender como promover um Reels no Instagram. Apenas gravar o vídeo não vai render muito, é necessário que a produção de conteúdo seja muito bem feita para ter o alcance que busca.
E como ter o seu engajamento no Reels do Instagram?
Tenha um planejamento antes de tudo
Para que o vídeo tenha sucesso, você deve ter um planejamento na gravação e criar um roteiro. O roteiro facilita na hora de produzir, pois você consegue entender perfeitamente o conteúdo que está entregando.
Busque pelas melhores hashtags
Hashtags são um elemento essencial em qualquer um dos formatos do Instagram. Ele classifica a sua publicação e aumenta a sua visibilidade – se o usuário buscar pela hashtag, sua postagem pode aparecer.
Porém, é importante que a hashtag se relacione com o seu vídeo – não tente enganar o algoritmo botando hashtags apenas porque são populares.
Escolha uma música que contribua para a sua popularidade
A sua produção de conteúdo deve sempre ter uma música ou um fundo com som – se escolher pela música, ela deve ser uma bem popular. Muitas vezes as pessoas encontram a sua postagem pela música que definiu.
Sempre busque tornar o seu conteúdo o mais profissional
Ao produzir conteúdo, não tenha medo de investir em ferramentas complementares de edição que tornem o seu vídeo mais profissional. Se quiser, edite os vídeos fora do Instagram e depois os adicione no Reels.
Conte com influenciadores digitais
Influenciadores digitais fornecem o aumento de engajamento que sua marca precisa e dão um rosto para o seu conteúdo!
Tenha constância e qualidade para manter o engajamento no Reels
Criar o engajamento nos vídeos do Instagram é até simples em relação a manter esse engajamento vivo. Para o algoritmo continuar lhe privilegiando, é necessário que mantenha a constância de postagens e, claro, a qualidade dos vídeos.
Por isso que é relevante contar com especialistas em engajamento no Reels. Fale com um profissional na área e veja o que pode ser feito!
Esse artigo foi desenvolvido pela equipe de conteúdo da Agência Gentileza.