Conheça os prós e contras das plataformas de e-commerce mais populares do mundo para conseguir decidir qual é a melhor opção para sua empresa, considerando tamanho, momento e necessidades do seu negócio.
Além disso, aprenda sobre a Vtex IO, uma das maiores novidades para este segmento no Brasil.
Se ainda não conhece as vantagens de investir em uma loja virtual temos alguns dados para você:
- 24/7 é o funcionamento da sua loja online;
- Corte de custos gerais como aluguel, por exemplo;
- 73% são as pessoas que pesquisam na internet antes de realizar uma compra, segundo o relatório do Kantar IBOPE Media;
- Aumento da praça de atuação, possibilitando atender em qualquer localidade sem aumentar o investimento;
- Análise de consumidores e resultados das campanhas de forma que não seria possível em uma loja física.
Plataformas de E-commerce
Assim como para a loja física é importante considerar localização, aluguel, decoração e quantidade de clientes em potencial, para a loja virtual é preciso pensar na plataforma em que se gostaria de construir.
É claro que existem plataformas boas e ruins, mas aqui não faremos apenas um julgamento de valor descontextualizado, já que a melhor plataforma para seu e-commerce é a que está alinhada ao momento do seu negócio.
Afinal, não adianta dar um passo maior do que a perna e não conseguir bancar a estrutura depois.
Nossa principal dica aqui é: seja realista e faça um plano de negócios sério.
Alguns dos erros muito comuns cometidos por quem está iniciado em algum negócio é calcular começar com o seguinte pensamento: “existem milhões de brasileiros que andam de bicicleta, por isso, calculo que venderei para X pessoas por mês”. De ante mão te adianto que no mundo dos negócios esse pensamento está pra lá de equivocado.
Se sua empresa não tem um plano de investimento robusto e precisa começar aos poucos, é recomendável iniciar com uma plataforma indicada para o tamanho da empresa no momento, sem pensar em previsões futurísticas.
Nesse caso, o ideal é que a estrutura da empresa acompanhe seu crescimento, assim é possível reduzir de forma significativa as chances de falência ou problemas com fluxo de caixa.
Conheça os 5 pilares fundamentais para um e-commerce de sucesso
E-commerce para pequenas empresas: prós e contras
As plataformas de e-commerce mais utilizadas no mundo pelas pequenas empresas são: Woocommerce e Magento.
Conheça os prós e contras dessas plataformas de e-commerce para fazer a escolha certa!
Woocommerce
De acordo com BuildiltWith, mais de 4 milhões utilizam o plugin Woocommerce para transformar seus sites WordPress em lojas virtuais. Essa plataforma se sobressai pela variedade de recursos adicionais que disponibiliza e que apoiam desde um gerenciamento de estoque mais efetivo até estratégias de marketing.
Vantagens Woocommerce:
- Baixo investimento inicial e sem mensalidades
- Flexibilidade para realizar pequenas mudanças visuais na loja sem conhecimento técnico
- Painel gerenciável para realizar a gestão com autonomia
- Quando bem desenvolvido pode ser uma loja virtual leve e rápida
- Possui inúmeros plugins que facilitam a implementação de soluções como: multidiomas, chat, e-mail marketing etc
- Oferece de forma nativa campanhas de cupons de desconto que com regras para quantidade de usuários, restrição de produtos etc
- Por ser muito popular consegue disponibilizar diversas formas de pagamento e entrega, além de outras integrações como ERP, por exemplo.
- Não requer uma curva de aprendizagem longa, o que faz do Woocommerce uma plataforma bastante prática
Desvantagens Woocommerce:
- Trata-se de um dos maiores ecossistemas digitais do mundo, com milhares de programadores criando novas soluções todos os dias. Este é um ponto positivo, mas também negativo, pois como possui código aberto e funciona com plugins desenvolvidos por diferentes empresas é necessário realizar uma manutenção e backup para garantir que todos os recursos estão atualizados e funcionando.
- Pode se tornar obsoleto caso não tenha uma manutenção focada em melhoria contínua.
- Por se tratar de uma plataforma mais prática do que robusta não é indicado para lojas virtuais com grande volume de visitas e vendas.
Magento
É uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas do mundo. Destaca-se principalmente por sua dualidade: é flexível e robusta. Ou seja, trata-se de uma plataforma de e-commerce bem avaliada pela sua estrutura robusta e segurança, além de ser Open Source (código aberto), o que significa que qualquer pessoa pode ter acesso e criar soluções.
Vantagens do Magento:
- Baixo investimento inicial e sem mensalidades
- Painel gerenciável para realizar a gestão com autonomia
- SEO avançado
- Possui módulos para integrar facilmente as principais ferramentas que uma loja iniciante precisa como Correios, PagSeguro e Google Analytics, por exemplo
- Consegue trabalhar com até 80 mil pedidos por hora
- Diferente do Woocommerce, algumas grandes empresas como a Lenovo e Asus já utilizaram a plataforma.
- É mais robusta, estável e segura.
Desvantagens Magento:
- Existem diversas reclamações relacionadas à performance, já que o gerenciador é pesado.
- É necessário um investimento maior em servidores para que sua loja possa performar adequadamente.
- Trata-se de uma plataforma mais complexa que o Woocommerce, por isso, é necessário conhecimento técnico para customizá-la.
- Por ser uma plataforma mais robusta, é comum apresentar maior lentidão. Porém, com desenvolvedores especializados e servidores de boa qualidade é possível manter o tempo de carregamento dentro dos recomendáveis 5 segundos para não aumentar a taxa de desistência.
E-commerce para médias e grandes empresas: prós e contras
As plataformas de e-commerce mais utilizadas no mundo pelas médias e grandes empresas são: Shopify Plus e VTEX commerce.
Descubra os prós e contras de cada uma para fazer uma escolha assertiva!
VTEX
A VTEX é uma plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Service), ou seja, é uma empresa que presta um serviço através das suas soluções tecnológicas. Isso quer dizer que o lojista precisa se preocupar apenas com a gestão da loja, já que seu funcionamento deve ser garantido pela plataforma.
Trata-se de uma plataforma brasileira multinacional que conta com marcas globais como a Sony, Walmart e Coca-Cola, por exemplo.
Conheça 5 e-commerces VTEX de sucesso
Vantagens VTEX
- Hospedagem em nuvem
- Segurança
- Integração com marketplaces
- Por ser uma empresa brasileira, possui diversas integrações facilitadas desde ERP até e-mail Marketing
- Possui CMS próprio para facilitar a gestão da loja por usuários sem conhecimento técnico
- Personalização do layout
- Estrutura robusta e garantia de estabilidade durante picos de vendas como Black Friday
- Mensalidade muito mais econômica do que a Shopify
Desvantagens VTEX
- O painel de gerenciamento não é o mais intuitivo, sendo necessário uma curva de aprendizagem mais longa
- O sistema de cache publica as modificação a cada 40 minutos, o que impossibilita visualizar uma prévia das modificações
Vtex IO
Trata-se de uma plataforma nativa VTEX capaz de fornecer mais agilidade e segurança. Ainda está em modo beta, por isso, não são todas as empresas que podem desenvolver seu e-commerce nesta plataforma.
Um dos grandes diferenciais da VTEX IO é a utilização do React, tecnologia utilizada pelas maiores e mais inovadoras empresas digitais: Netflix, Facebook e Instagram são apenas alguns exemplos.
Além disso, essa plataforma permite a criação de áreas de trabalho para que desenvolvimento de melhorias contínuas sejam realizadas sem afetar a experiência do usuário, contando com testes A/B e evitando quebras e possíveis erros na loja.
Shopify
Maior plataforma de e-commerce SaaS do mundo com quase 2 milhões de lojas ativas. Com um atendimento ao cliente e suporte premiados, a empresa faz com que a jornada de administrar e gerenciar uma loja virtual seja mais fácil.
Vantagens Shopify
- Suporte rápido
- Painel de gerenciamento intuitivo
- Cadastro de produtos facilitado
- A customização do layout é mais simples
Desvantagens Shopify
- Mensalidade muito mais alta que a VTEX
- Suporte apenas em inglês e apenas para usuários que assinam a versão plus
- Não é possível cadastrar transportadores via planilha
- Não existe integração disponível com os principais marketplaces do Brasil
Woocommerce vs Magento
Ambas possuem baixo investimento para desenvolvimento e não contam com mensalidades ou comissões para sua utilização.
Prós:
O Woocommerce possui mais flexibilidade de customização e gerenciamento para usuários sem conhecimento técnico e o Magento oferece mais segurança e estabilidade.
Contras:
O Woocommerce demanda manutenção e backup periódicos para garantir atualizações e funcionamento. Já a Magento precisa de hospedagem robusta e pode ser mais lento e pesado.
VTEX vs Shopify
Ambas são plataformas seguras e escaláveis para grandes empresas.
Prós:
A mensalidade da VTEX gira em torno de R$ 2.700 por mês, enquanto da Shopify plus está em torno de $ 2.000 dólares (R$ 10.300 de acordo com a cotação atual). A VTEX tem um ecossistema maior no Brasil e por isso, mais recursos facilmente integráveis, além de possuir um painel mais amigável e um cadastro de produtos facilitado. Já a Shopify possui o painel administrativo mais intuitivo.
Contras:
A VTEX demanda profissionais especializados para atuar no suporte e configurações mais complexas da plataforma. A Shopify não está tão presente no Brasil, o que torna as integrações e profissionais especializados mais escassos.
Agora que você já sabe os prós e contras das plataformas de e-commerce mais famosas do mundo está na hora de selecionar a melhor agência de criação de sites e lojas virtuais para executar seu projeto.