Hoje, nove entre cada dez brasileiros fazem buscas prévias no Google quando estão interessados em comprar um novo produto ou serviço. Grande parte dos usuários também costuma deixar comentários avaliando o atendimento recebido.
É em razão disso que o marketing digital se tornou imprescindível para praticamente todas as empresas, de todos os segmentos, que desejam sucesso.
Uma das principais armas que podem ser utilizadas por empresas que desejam atrair clientes em suas imediações é o SEO local.
Isso porque uma pessoa que deseja encontrar um restaurante, uma academia, uma clínica ou uma escola que fique na região onde ela vive, por exemplo, certamente fará primeiro uma busca no Google para avaliar as opções disponíveis.
É aí que entra em cena o SEO local: se a sua clínica fizer um bom uso das estratégias de otimização de busca, ela não terá dificuldades em ranquear bem a própria página e se destacar na página do Google quando um potencial cliente realizar sua busca.
Mas se o site ou landing page da sua clínica não estiver bem posicionado quanto deveria, você perderá boas oportunidades de crescimento. A boa notícia é que isso é totalmente adaptável com o uso de boas estratégias de SEO local.
Afinal, como funciona o SEO local?
Para trabalhar o SEO local, é necessário primeiro melhorar o chamado SEO On-Page: em outras palavras, corra atrás de otimizar as suas páginas internas — seja de site ou de blog.
A dica é trabalhar bem seus textos, fazendo uma boa pesquisa de palavras-chave, com títulos aperfeiçoados, subtítulos, imagens, hiperlinks e conteúdos fluidos, de fácil legibilidade.
Também é necessário criar uma página de contato com endereço, e-mail e/ou telefone, além de adicionar um mapa de localização da sua clínica na internet.
Não deixe de pedir feedbacks para seus clientes, uma vez que a avaliação que uma empresa recebe no Google é importante na hora que outras pessoas fizerem uma pesquisa e escolherem por uma determinada empresa ou serviço.
Com relação ao SEO local, ele precisa ser aperfeiçoado quando você precisa ter um posicionamento forte em determinada cidade ou região.
Desse modo, incluir o nome da cidade nos títulos dos artigos pode ser uma boa estratégia. Por exemplo: clínica de cirurgia plástica, lipoaspiração de excelência.
Conteúdo local: entenda mais sobre
Como já mencionado, criar conteúdo local é uma ótima estratégia para o SEO local. Procure, aqui, abordar temas relevantes para o seu público-alvo. Isso inclui:
- Ter o nome da cidade ou bairro onde você atua;
- Adicionar acontecimentos regionais que sejam úteis;
- Patrocinar eventos da região e escrever sobre eles;
- Convidar especialistas para que eles escrevam artigos para o seu blog.
Invista também no Google Meu Negócio, ferramenta indicada para quem deseja aperfeiçoar o SEO local. Um cadastro nesta plataforma ajuda a melhorar o posicionamento da sua marca, possibilitando um perfil mais detalhado da empresa.
E, por fim, não se esqueça de manter perfis ativos e que também gerem conteúdo relevante nas principais redes sociais, onde seus potenciais pacientes estiverem inseridos.
Contas profissionais no Instagram ou Facebook que gerem autoridade e credibilidade são ótimos caminhos para se prospectar novos clientes.