Muitas pessoas podem não saber ou podem ter dúvidas sobre o tema, porém, os backlinks são um dos fatores mais importantes na classificação em mecanismos de busca, como o Google.
Assim, quanto mais backlinks altamente relevantes você obtém para o seu site, maior é a probabilidade de você aparecer quando alguém pesquisar algo com relação com o seu negócio, como clínica de alergia no RJ ou qualquer outro termo.
Embora as grandes empresas tenham orçamentos para investir em marketing online e para compra de mídia, você pode concorrer com elas, posicionando o seu negócio nos primeiros resultados, tomando medidas para melhorar as classificações orgânicas por meio de backlinks.
Desse modo, uma compreensão básica da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), incluindo como obter backlinks, ajudará muito a melhorar a posição do seu site nos resultados do Google (SERPs). Acompanhe!
O que é backlink?
Afinal, o que é backlink que tantos ouvimos falar? Backlinks são apenas hiperlinks em outro site que podem retornar ao seu site, ou seja, é uma forma de aparecer em outros portais relevantes com os seus produtos ou serviços.
Aos olhos do Google e de outros mecanismos de pesquisa, os backlinks podem ser interpretados como um reconhecimento de um conteúdo relevante.
Como obter backlinks?
Não é preciso ser um especialista em web ou SEO para criar backlinks para seu site. A seguir, daremos algumas dicas simples que você pode incorporar à sua estratégia de marketing para aumentar as classificações, o tráfego e o número de backlinks.
Encontre palavras-chave
A primeira etapa para aprender como obter backlinks é criar uma lista de palavras-chave que reflita o que as pessoas precisam para visitar seu site ou os concorrentes em seu setor.
Por exemplo, se você oferece tratamento para tireoide, os clientes podem usar termos como “ablação de tireóide perto de mim” para visitar seu site, assim como eles também podem apostar em outros termos relevantes para o assunto, como:
- Tratamento tireoide;
- Médico tireoide;
- Como tratar tireoide em SP;
- Como tratar tireoide no RJ;
- Entre outras opções.
Você não precisa adivinhar essas palavras-chave chamadas de SEO. Usando a ferramenta de pesquisa certa, você pode criar uma lista de palavras e frases que são úteis para a pesquisa do cliente e têm valor para a sua marca como um todo.
Se o seu site tem uma função de barra de pesquisa, então seus clientes já estão dizendo quais informações eles precisam. O Google Analytics pode capturar esses termos de pesquisa e listá-los para sua revisão.
Um terço dos visitantes do site realiza uma pesquisa no site, para que você possa selecionar rapidamente uma lista de termos relacionados.
Crie conteúdo com palavras-chave
Você pode criar infográficos, vídeos, e-books, whitepapers e postagens em blogs apenas para citar alguns backlinks. Como proprietário de uma pequena empresa, você precisa pesar o tempo e os custos de produção.
Os infográficos podem ser impressionantes, mas também podem ser caros e demorados. A maneira mais rápida de produzir conteúdo de maneira econômica é por meio de um blog.
Um blog pode ser a sua porta de entrada para o mundo do conteúdo de SEO e pode ajudá-lo a obter a base do conteúdo do site de forma rápida e econômica.
Por exemplo, se você deseja criar backlinks e ter uma classificação elevada na palavra-chave “clínica de alergia no RJ“, você pode escrever conteúdos sobre como tratar alergia a gato, alergia ao leite, etc.
Cada opção é única, mas as ideias de todos os posts do blog estão relacionadas às palavras-chave alvo. Ademais, dentro deste conteúdo haverá backlinks para o seu serviço ou serviço de terceiros.
Embora o conteúdo possa ser usado para SEO, ele também deve ser criado para fornecer valor. Lembre-se de que seu objetivo não é apenas classificar, mas transformar esses visitantes em clientes da sua empresa de galvanoplastia em SP, por exemplo.
Promova seu conteúdo em mídias sociais
A mídia social não é um dos fatores de classificação de SEO mais importantes. No entanto, promover o seu conteúdo nas redes sociais pode gerar tráfego para o seu site e fazer com que outras pessoas façam um link para o seu conteúdo, o que afetará positivamente o SEO.
Você pode notar classificações mais altas à medida que seu envolvimento social aumenta, porque as pessoas gostam do conteúdo que você compartilha e passam mais tempo nesta página.
Monitore seus resultados de SEO
Conforme você começa a publicar conteúdo regularmente e compartilhá-lo nas redes sociais, configura um processo para rastrear o envolvimento do usuário e backlinks, entre outros pontos de dados.
Mais uma vez, você não precisa ser um especialista em Google ou em números para monitorar seus insights. O Google Analytics é gratuito para usuários de sites e há tutoriais fáceis de digerir que você pode seguir para aprender sobre a ferramenta.
Você pode verificar suas análises semanalmente, mas uma vez por mês está tudo bem. Com o Google Analytics, você pode revisar uma série de métricas diferentes que podem agregar valor à sua marca e estratégia de conteúdo.
Considerações finais
Dedique-se na criação de conteúdo, e os backlinks acontecerão! Entre em contato com sites e blogs que você tenha interesse em fazer compartilhamento de links e sugira uma parceira com sua pequena empresa.
Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.