Abrir um negócio em tempos de pandemia tem sido uma boa saída para muitas pessoas que perderam seus empregos ou reduziram seus ganhos devido à pandemia e da crise financeira que se instalou com ela.
Entretanto, abrir um negócio digital ou migrar um negócio offline para online tem se mostrado uma tarefa nada fácil para as empresas interessadas em investir nesse mercado.
Afinal, a pandemia acelerou as relações da cultura digital, as pessoas por praticidade e segurança tiveram que optar pelas compras online, e essas novas vivências acabaram se tornado práticas, as pessoas gostaram de comprar online.
Então, os negócios online se tornaram saídas viáveis para as pessoas que têm um produto ou um serviço capaz de atender algum problema dos consumidores digitais.
Pois bem, tendo esses pontos em vista, se você quer abrir um negócio digital tem que compreender que ele acontece em um ambiente em que as pessoas se conectam em função de objetivos e interesses.
Esses relacionamentos ocorrem continuamente 24 horas por dia, a troca de informações é extremamente dinâmica, você deve estar preparado para lidar com o volume de dados que vão surgir desses relacionamentos.
Existem dois momentos decisivos na criação de um negócio digital: as escolhas do produto e do público-alvo; e a administração das ações que vão proporcionar todas as interações entre sua marca e seus clientes.
1 – O domínio deve representar seu negócio
Você precisa conhecer os fundamentos de um bom negócio digital, ou seja, os pilares que sustentam um negócio digital. Pois bem, primeiramente o produto ou serviço que será oferecido ao cliente em um novo formato, a solução de um problema do futuro cliente.
Depois, as pessoas, o relacionamento com o cliente; são as pessoas os atores do mercado digital de um lado, e de outros os clientes.
Assim, os colaboradores realizam as estratégias para captar e fidelizar os clientes.
Ademais, a tecnologia está presente em todos os procedimentos e processos que envolvem as tarefas aplicadas ao sucesso do negócio digital.
Por fim, é preciso conhecer os pilares, pois ajuda você compreender a dinâmica que envolve a criação de um negócio digital.
Seu negócio deve ser pensado para atender os moldes de um mercado que tem certas características, essas características estão baseadas nos pilares do negócio digital.
Ao ter um negócio presencial se põe logo uma placa com o nome da loja, para chamar os clientes, quase o mesmo é feita em um negócio online, só que ao invés de placa você cria um domínio.
O que muda é que um domínio representa “a sua solução para o cliente”, aliás tudo que se faz em um negócio online precisa estar voltado a esse princípio.
Entenda que suas ações neste mercado sempre serão praticadas através dos meios tecnológicos, por isso você precisa escolher uma plataforma que sustente suas ações dentro desse ambiente digital.
2 – Escolha um nicho de negócio
Saber identificar o nicho de mercado ao qual seu produto ou serviço pertence, ajuda na segmentação orgânica do público.
A necessidade de escolher um nicho de mercado para promover o seu produto ou serviço se baseia em determinar o público para o qual você vai desenvolver as estratégias de vendas, futuros clientes com os quais a sua marca conversará.
Os produtos ou serviços oferecidos por um negócio digital que está começando têm mais chances de ter sucesso quando são criados para atender as necessidades de um público específico que tem interesses em comum.
O sucesso do seu negócio digital depende de escolhas assertivas, não basta ter um bom produto se ele não for oferecido ao público certo.
Escolher o nicho certo faz toda a diferença para sua marca, porque ele é um recorde, ou seja, a identificação de um grupo menor em um setor maior do mercado, que possui os mesmos interesses, que se movimentam de forma parecida no espaço virtual.
Além disso, suas estratégias de marketing serão focadas em um público específico, isso diminuirá seus custos, a segmentação lhe dará mais chance de acertar o alvo.
3 – Estabeleça seu modelo de negócio
O próximo passo que deve dar será implantar um modelo de negócio, porque ele é o principal indicador do alcance do objetivo para a criação de valor para os clientes.
Para criar o modelo de negócio da sua empresa você deve alinhar e implantar:
- Missão: é a função que ela vai exercer junto ao mercado;
- Visão: é uma direção estratégica, orientando aonde a empresa chegará;
- Análise estratégica: avaliação dos recursos internos e outros pontos;
- Escolha estratégica: geração de opções, avaliação e seleção;
- Implantação: É a execução da estratégia e ações definidas.
O modelo de negócio ou plano de negócio faz com que todos os colaboradores saibam quais os objetivos que movem as estratégias da empresa, ele determina como agir diante dos processos desempenhados interna e externamente.
Ele influencia a estrutura para a criação de um bom negócio de sucesso, trata-se da criação do conteúdo que vai nortear os elementos que vão compor seu site, sua plataforma, seu blog, seus canais de vendas.
Além disso, diz como será organizado os processos, é a cara da empresa, auxiliando na estruturação do negócio ao mesmo tempo, em que o prepara para o futuro.
Ele estabelece os tipos de estratégias que serão utilizadas para promover a marca, analisa e gera novas opções para corrigir os objetivos, aumentando as possibilidades de sucesso.
4 – Gerar valor para sua marca
A estrutura para um negócio digital de sucesso, depende da sua capacidade em criar um site responsivo, que permite seus clientes terem experiências que proporcionem um conjunto de valores percebidos pelos consumidores:
- Disponibilidade de atendimento;
- Transparência de preço;
- Interatividade;
- Acesso à informação;
- Atendimento rápido e personalizado.
Se você não tem esta capacidade para criar uma, não se preocupe, escolha a opção de contratar um serviço que traz soluções CRM, pois essa é uma sofisticada ferramenta que gerencia, organiza e planeja o desenvolvimento do relacionamento com o cliente.
Seu site, seu blog, seus canais sociais precisam ser funcionais, seu cliente precisa contar com o feedback.
Ademais, o gerenciamento do relacionamento com o cliente é um dos principais requisitos para o sucesso de seu negócio digital.
5 – Organize os processos do seu negócio
Como administrar seu negócio digital? Conquistar os clientes e manter a ordem dos processos internos são os grandes desafios para a administração dos negócios digitais.
Além disso, a administração de um negócio digital é bem acelerada, tanto quanto as conexões realizadas na internet.
Esses relacionamentos de sua marca com seus clientes precisam ser monitorados, e isso gera um enorme fluxo de dados.
Por isso as ferramentas tecnológicas são um dos pilares dos negócios digitais, sem elas seria impossível não só navegar na internet, como também dar conta do fluxo de dados envolvidos nos processos digitais.
Existem ações que não podem ser menosprezadas na administração de um negócio digital:
Organize os processos internos do negócio
A agilidade na confirmação do pedido, faturamento, a garantia da disponibilidade do produto em estoque, a garantia da entrega do produto ao consumidor final são alguns dos processos internos com os quais a administração não pode falhar.
Tenha uma boa gestão das finanças
Tenha controle sobre entradas e saídas, use a tecnologia para reduzir os erros de fator humano e para manter a segurança de todos os registros.
Tenha uma boa relação com os fornecedores, com os parceiros, pois isso diminui os riscos de ficar sem um produto ou de não ter os prazos de entrega cumpridos.
Faça uma análise dos resultados
Analise os índices, as métricas, verifique as visitas, o tempo médio de navegação dos usuários, as páginas mais acessadas, o ticket médio e outras características do comportamento geral do cliente.
Considerações finais
Entretanto, para que um negócio digital tenha sucesso, estas ações serão realizadas seguindo parâmetros tecnológicos, ou seja, com o auxílio das tecnologias, diante do fato que um negócio digital é construído e realizado em um ambiente virtual, que necessita de tecnologia.
São a própria internet, as inteligências artificiais, os dispositivos móveis e os computadores, os responsáveis pela nossa conectividade, a própria nuvem.
Como também as usadas na administração dos processos: os softwares ERP para auxiliar na organização dos processos internos; CRM para gerenciar o relacionamento com o cliente; metodologias para mensurar as métricas; plataformas capazes de integrar todos os processos.