No mundo do marketing digital existem várias figuras profissionais com uma grande responsabilidade pelos resultados de uma campanha, independentemente de qual seja o foco. Um deles é o gestor de tráfego.
Ou seja, a pessoa responsável por atrair tráfego qualificado para um site, com o objetivo de transformá-lo em conversões. Vamos ver um pouco mais a fundo em que consiste seu trabalho.
O que é um gestor de tráfego?
O gestor de tráfego é um dos profissionais mais requisitados do marketing digital. Seu trabalho é desenvolver e implementar campanhas publicitárias na Internet, a fim de aumentar a visibilidade da marca.
Desta forma, fica assegurada a atração de tráfego de qualidade para o site da empresa ou marca com maiores possibilidades de se transformar em conversões.
Vamos supor que um dos produtos que a sua empresa comercialize seja um colete feminino de tricot, é preciso identificar como o público-alvo deste produto se comporta para obter melhores resultados.
Para realizar esse trabalho com eficácia, o gestor de tráfego deve ter um perfil multidisciplinar.
Ou seja, deve ser capaz de dominar não só conhecimentos de publicidade na rede, mas também de programação, edição de imagens, pensamento criativo, redação, etc. Quanto mais completo for o seu currículo, mais garantia de resultados poderá oferecer.
Quais são as funções de um gestor de tráfego?
Já sabemos o que é um gestor de tráfego e em que consiste seu trabalho de forma geral. No entanto, este perfil profissional muito importante dentro do mundo do marketing digital envolve o desempenho de múltiplas funções, entre as quais:
Planejamento de campanhas publicitárias em redes e Google Ads
Uma vez analisados os objetivos da empresa, bem como os recursos disponíveis para alcançá-los, por exemplo, para a divulgação de uma blusa uniforme feminino moderno, o coordenador de marketing digital se encarrega de desenhar as campanhas online.
Caso a empresa já tenha uma campanha em andamento, o gestor de tráfego tem que fazer uma auditoria, a fim de avaliar seus pontos fortes e fracos.
Implementação de campanhas publicitárias digitais
Para tal, é necessária a realização de testes A/B ou multivariados, bem como o desenvolvimento das respectivas estratégias.
Uma vez definida a estratégia, o coordenador de publicidade digital deve implementar a campanha publicitária online com base nas características da plataforma escolhida.
Análise de resultados
Um bom gestor de tráfego deve ser capaz de interpretar as informações que surgem de suas ações de marketing digital.
Analisar e mensurar os resultados é extremamente importante nesta profissão, pois disso depende o controle e a readequação para o aprimoramento das campanhas realizadas.
Otimização contínua
Com base nos dados obtidos no item anterior, o gestor de tráfego tem a capacidade de otimizar as estratégias seguidas até o momento, com o objetivo de garantir o cumprimento dos objetivos finais.
Essas decisões são sempre tomadas com base nos resultados obtidos em cada campanha ou grupo de anúncios. A partir daí, você pode pausar, alterar ou continuar com a mesma estratégia.
Atendimento ao cliente
Um bom gestor de tráfego deve saber se comunicar com seus clientes. Para fazer isso, você deve agendar reuniões regulares nas quais você relate todo o trabalho realizado, bem como seus resultados.
Cada cliente é diferente. Por isso, é fundamental adequar cada um dos projetos às necessidades e ao perfil da marca.
Saber identificar o perfil de um cliente que comprou blusas femininas social de um cliente que comprou roupas para ir à praia será fundamental para definir o tipo de abordagem a ser utilizada para cada um deles.
Vantagens de ter um gestor de tráfego na sua empresa
Se você está pensando em contratar um especialista qualificado em tráfego digital, é importante saber que esta decisão pode mudar radicalmente o futuro da sua empresa.
Quando realizada com cuidado, por uma pessoa qualificada, essa ação pode trazer benefícios para sua marca, tais como:
- Maior visibilidade do seu negócio na Internet;
- Visitas mais qualificadas ao seu site;
- Aumento do número de conversões;
- Maior alcance e desempenho de suas campanhas publicitárias;
- Melhor posicionamento de SEO;
- Aumento do prestígio e reconhecimento da marca nas redes sociais;
- Aumento do número de leads ou pessoas que demonstram interesse em sua marca.
Resumindo, um gestor de tráfego é capaz de acessar seus clientes potenciais a qualquer hora e lugar. Tudo isso a um custo muito menor do que um anúncio em outros meios de comunicação de massa.
Os anúncios são exibidos de forma mais segmentada para que seu investimento seja muito mais efetivo.
Todas essas vantagens fazem do gestor de tráfego um dos profissionais mais valorizados do marketing digital. Seu trabalho baseado apenas em resultados 100% mensuráveis o torna a pessoa capaz de revolucionar seu negócio na internet.