Para garantir que a sua empresa obtenha bons resultados nas vendas, é imprescindível contar com vendedores devidamente capacitados e munidos das melhores técnicas para converter leads em clientes, sendo que isso pode ser feito por meio de um treinamento.
Além de dominar as técnicas e estratégias comerciais, é importante também se atentar a um outro aspecto igualmente importante: a motivação dos vendedores. Profissionais desmotivados tendem a alcançar um desempenho aquém de seu verdadeiro potencial.
Tendo isso em vista, que tal oferecer um treinamento de vendas motivacional para os seus colaboradores? Neste artigo, vamos explicar o que é, qual a importância e como montar um treinamento de vendas com foco na motivação dos vendedores.
Além disso, você vai ver um passo a passo de como fazer um treinamento de vendas motivacionais na prática:
- Escolha o formato mais adequado;
- Defina um cronograma para o treinamento;
- Monte o orçamento necessário;
- Estabeleça metas e indicadores para o treinamento de vendas;
- Utilize as mesma linguagem de seus vendedores;
- Seja o mais objetivo possível;
- Divulgue o treinamento e incentive a participação.
Pois bem, siga a leitura e entenda mais sobre os pontos voltados ao tema!
O que é treinamento de vendas motivacional?
O treinamento motivacional de vendas é um método de educação corporativa que tem como principal objetivo despertar nos vendedores a autoconfiança e a motivação no desempenho de suas tarefas.
Nesse tipo de treinamento, busca-se desenvolver as competências dos participantes, aumentar o engajamento com as metas de vendas, estimular seu potencial de produtividade e incentivá-los a darem o melhor de si.
Qual a importância de promover treinamento de vendas?
A motivação dos colaboradores é um dos fatores-chave para que a sua empresa possa prosperar e crescer. Logo, o treinamento de vendas motivacional é importante para manter os vendedores motivados e engajados com as metas e objetivos da empresa.
Por meio desse método, as tarefas passam a ser executadas de maneira mais eficiente, reduzindo falhas e retrabalhos. Além de aprimorar as competências dos vendedores, os treinamentos motivacionais contribuem para aumentar a produtividade da equipe.
Passo a passo: como montar um treinamento de vendas motivacional
Se você tem interesse em saber como montar um treinamento de vendas motivacional para os seus vendedores, continue a leitura e confira um passo a passo descomplicado que preparamos.
Passo 1 – Escolha o formato mais adequado
O primeiro passo para montar seu treinamento motivacional é escolher o formato mais adequado. Você pode, por exemplo, optar por treinamento online ao vivo, workshops, palestras, grupos de debates entre outras opções.
Além disso, leve em consideração as características e necessidades de todos os seus vendedores.
Passo 2 – Defina um cronograma para o treinamento
O treinamento motivacional precisa ter data e hora para começar e para terminar. É importante definir também os dias da semana que serão dedicados a esse treinamento.
A definição do cronograma precisa considerar a rotina de trabalho dos vendedores e o volume de conteúdos que se pretende passar para eles.
Passo 3 – Monte o orçamento necessário
O orçamento se refere a quanto a sua empresa pretende investir na promoção desse treinamento motivacional.
Para definir o orçamento, é necessário saber quantos vendedores vão participar, quais atividades serão feitas, a duração do treinamento e o retorno que se espera obter desse investimento.
Passo 4 – Estabeleça metas e indicadores para o treinamento de vendas
É de extrema importância estabelecer as metas para o seu treinamento de vendas. São elas que vão orientar a condução do treinamento. Além disso, faça uso de indicadores para monitorar o alcance das metas e o desempenho dos participantes.
Passo 5 – Utilize as mesma linguagem de seus vendedores
O treinamento precisa ser pensado sob medida para os seus vendedores. Por isso, é importante que você utilize a mesma linguagem que a deles de modo a facilitar a absorção do conteúdo.
Passo 6 – Seja o mais objetivo possível
Procure valorizar a objetividade no seu treinamento motivacional. Vá direto ao ponto, sem rodeios. Isso tende a aumentar o engajamento dos participantes.
Passo 7 – Divulgue o treinamento e incentive a participação
A divulgação interna do treinamento é fundamental para que se consiga um bom índice de adesão. Envie e-mails, coloque cartazes no quadro de avisos, apresente a proposta em reuniões com vendedores e ofereça incentivos para a participação.
Depois de fazer seu treinamento motivacional de vendas, nada mais indicado que aproveitar esse clima e iniciar uma campanha de incentivo de vendas. Quer dicas de como fazer uma? Veja agora mesmo.
Bom, agora que você já sabe como montar um treinamento de vendas motivacional, implemente esse passo a passo na sua empresa e crie um programa capaz de motivar e engajar seus vendedores.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.