Conheça as variáveis que você precisa levar em consideração, se estiver pensando em mudar o ramo de atuação da sua empresa.
Muitos empreendedores começam um determinado negócio e, com o passar dos anos, acabam se convencendo de que não era bem aquilo que esperavam.
Por incrível que possa parecer, isso é mais comum do que imaginamos.
Se você se identificou com a situação e decidiu mudar radicalmente o segmento de atuação da sua empresa, preste bastante atenção em nossas dicas sobre esse assunto, para evitar dores de cabeça e fazer tudo ir pelo ralo. Bora lá conferir?
Escolha uma área que tenha muita afinidade
Você jamais deve-se deixar levar somente pela alta rentabilidade do seu novo segmento de atuação.
É preciso ter a máxima afinidade com a área escolhida e não olhar somente o lado financeiro, pois nem sempre ele costuma ser o mais importante nesse momento.
Fazer um curso de coaching e ter autoconhecimento pode te ajudar a escolher uma área que você se identifica mais.
Imagine você levantar pela manhã todos os dias para trabalhar com algo que não gosta ou não tenha a mínima afinidade.
Com o passar do tempo, você não terá nenhuma satisfação e não vai dar o melhor de si. O resultado?
A sua produtividade não será satisfatória no dia a dia. É preciso sentir alegria e prazer com a atividade que está exercendo.
Adquira o máximo de informações sobre o novo segmento
Não é recomendado você cair de paraquedas sobre a área que pretende atuar sem ter nenhum conhecimento dela.
As chances do seu novo negócio não dar certo são as maiores possíveis. Por isso, você precisa estudar para adquirir o máximo de informações sobre o ramo que vai atuar.
Muitos empreendedores acabam se aventurando e decretam falência com menos de um ano de mercado.
Quanto mais informações e autoconsciência você tiver a respeito de tudo aquilo que faz parte do seu novo segmento de atuação, melhor para a sua nova empresa.
Tenha atenção especial para os erros cometidos anteriormente, para que eles não voltem a te assombrar.
Conheça bem o público-alvo do seu novo negócio
Mesmo que você já tenha empreendido anteriormente, é preciso conhecer bem o público-alvo do seu novo negócio.
Pode ser que ele não seja o mesmo de antes e tenha algumas peculiaridades que você ainda não conhece.
Dessa forma, procure conhecer tudo aquilo que diz respeito aos seus futuros clientes em potencial. Saiba quais são os segredos de uma mente milionária.
Um empreendedor que abre um negócio sem conhecer a fundo o seu público-alvo, está fadado ao fracasso em pouco tempo.
Esse conhecimento é primordial para não se investir em estratégias erradas e gastar dinheiro sem necessidade.
Afinal de contas, a eficiência de um negócio se traduz em vender produtos ou serviços para as pessoas que interessam a ele.
Esteja por dentro das armadilhas do mercado
Toda área, por mais promissora que seja, tem suas mazelas e armadilhas escondidas no mercado.
Por mais experiência que o empreendedor tenha, ele precisa conhecer quais são elas, para evitar retrabalhos e investimentos em estratégias ineficientes.
Conhecendo melhor as armadilhas da sua nova área de atuação, fica mais fácil evitá-las.
A grande questão é que, muitas vezes, o empreendedor não tem a maturidade necessária para entender que muitas situações podem trazer grandes prejuízos para ele, justamente por não ter um conhecimento prévio das armadilhas camufladas do desconhecido mercado.
Atenção especial quanto a isso!
Não se esqueça dos concorrentes
Em qualquer área do mercado existe concorrência, certo? Mas muitos empreendedores, somente pelo fato de já terem uma certa experiência, se esquecem de analisar a concorrência na área e acabam não prosperando.
É preciso estar a par de todas as estratégias usadas pela sua concorrência.
Além disso, não se esqueça de se atentar para os preços praticados pelos seus principais concorrentes no dia a dia.
Lembre-se de que eles têm o mesmo objetivo que o seu e farão de tudo para conquistar os seus clientes.
Por isso, mantenha os olhos bem abertos em seus concorrentes e fique no lucro. Ter bons pensamentos sempre ajuda bastante.
Faça uma projeção da sua empresa no futuro
Mesmo que você esteja todo empolgado com a nova área de atuação do seu negócio, é prudente fazer uma projeção para o futuro, que é sempre muito incerto para todos os empreendedores.
Pense em como você pretende estar daqui a 5 ou 10 anos e qual será o posicionamento de mercado da sua empresa até lá.
Isso é importante, pois é possível prever diferentes cenários econômicos e se precaver em cada um deles.
Todo empresário precisa estar preparado para enfrentar imprevistos e desafios futuros. Por isso, fazer uma projeção é fundamental, já que os riscos podem ser bem menores.
Calcule o valor do investimento necessário
Quando você decide que vai mudar o ramo de atuação da sua nova empresa, muita coisa precisa ser levada em consideração, antes de qualquer atitude.
E uma delas é calcular o valor do investimento necessário para que o seu novo negócio ganhe vida e prospere no concorrido mercado.
Leve em conta todas as despesas iniciais da sua empresa, para que o seu funcionamento não fique prejudicado.
Além disso, tenha uma boa reserva financeira para casos de imprevistos.
O início das atividades pode ser desafiador para qualquer empresa e, muitas vezes, o lucro pode demorar um pouco mais para chegar. Saiba o que é MVP.
Agora é seguir à risca todas as nossas dicas e fazer o seu novo negócio se tornar referência para os clientes. Pode até ser complicado e desafiador, mas pode valer muito a pena!
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