Para atrair potenciais clientes e aumentar ainda mais a receita de consultórios, clínicas e hospitais, diferentes áreas médicas unem tecnologia e conteúdo.
Para auxiliar você a entender e a captar mais pacientes, separamos 5 dicas infalíveis de marketing médico.
Estratégias de marketing médico
O conceito das estratégias é muito amplo e ultrapassa uma simples ideia de propagação, englobando diversas áreas e meios de chegar até o público-alvo. Assim, torna-se necessário que tudo passe por uma preparação para atingir os objetivos.
- Mídia social
Tornar-se ativo nas mídias sociais é uma excelente maneira de divulgar sua prática médica para seus pacientes existentes. Use os feeds do Facebook e do Twitter de sua clínica de alergia em Botafogo, para informar aos pacientes sobre os novos serviços que você está oferecendo, lembre-os de que é hora de tomar as vacinas contra a gripe e compartilhe conselhos sobre como viver de maneira mais saudável.
Se seus seguidores acharem suas postagens úteis, eles compartilharão seu conteúdo com seus amigos.
Manter seu consultório no topo das mentes dos pacientes existentes também é uma excelente maneira de manter seu consultório ocupado quando você não está recebendo muitos novos pacientes.
- Conteúdo de site
O conteúdo do site é uma das ferramentas de marketing mais poderosas que sua prática médica possui, como tratamento gastrointestinal em Maringá.
Toda vez que você publica um artigo em seu site médico, você cria a chance de que seu conteúdo apareça entre os resultados de pesquisa do Google para a palavra-chave de destino deste artigo.
Se você preencher seu site com informações genuinamente úteis, é inevitável que seu tráfego aumente, e cada visitante do site dá à sua clínica a chance de ganhar potencialmente um novo paciente.
Se você não tem certeza sobre o que escrever, pode começar descrevendo alguns dos serviços que sua prática médica oferece. Explique os benefícios dos serviços que você fornece e descreva o que seus pacientes podem esperar quando vierem para realizar esses serviços.
- PPC
Apesar de seus melhores esforços para criar conteúdo atraente que os visitantes do site adoram, sua prática médica não pode ficar em primeiro lugar no Google para todas as suas palavras-chave alvo.
A publicidade para por clique (PPC) pode ajudar a compensar quaisquer deficiências em seus esforços de otimização de mecanismos de pesquisa, e garantir que seu site tenha a chance de aparecer nas áreas de destaque por um preço nas páginas de resultados para suas palavras-chave mais importantes, como tratamento para alergia no RJ.
- Retargeting
Algumas das pessoas que visitam o site do seu consultório médico não ligam para marcar consultas imediatamente. Alguns podem estar apenas procurando informações gerais. Outros ainda estão considerando suas opções e ainda não estão prontos para se comprometer com um médico.
Se as pessoas estiverem interessadas o suficiente em sua prática para visitar seu site, elas podem se tornar pacientes com um pouco de persuasão de sua parte. Retargeting é um sistema de publicidade que segue as pessoas na web depois que elas visitam seu site.
Depois que uma pessoa visita seu site e sai, ela verá anúncios de sua prática médica quando visitar outros sites na mesma rede de redirecionamento.
- Guest post
Você está tendo problemas para criar novos tópicos de blog para seu próprio site? Se possível, escreva para o site de outra pessoa. Sites de saúde, jornais e outros editores adoram aceitar postagens de médicos.
As palavras de um médico são sempre autorizadas, e o conteúdo de um médico sobre redução de mama em SP, por exemplo, aumenta a reputação do editor.
O fato de você ser médico também pode ajudá-lo a publicar seu conteúdo em sites que podem não aceitar conteúdo convidado de escritores comuns.
Quando você escreve conteúdo convidado, lance-o para sites de alto valor com grandes públicos. Não se esqueça de pedir um link para seu site em troca de fornecer conteúdo gratuito.
Se o editor tiver um grande público, seu conteúdo provavelmente gerará muitos cliques. Um link de alta qualidade para seu site também pode melhorar suas classificações nos mecanismos de pesquisa ao longo do tempo.
Considerações finais
A implementação do marketing médico surge como uma forma de fidelizar os antigos pacientes, pensado que é capaz de conceder maior interação entre o profissional e clientes, estreitando o relacionamento.
Ter um investimento em fidelização é fundamental, porque essas pessoas são aquelas que testaram o serviço e se sentiram satisfeitas a ponto de se tornarem fiéis.
Consequentemente, o serviço é indicado para seus conhecidos, aumentando o alcance do seu público, que deixam comentários positivos nas redes sociais e meios online, por exemplo.
Texto escrito por Monique Horrana da Agência Médico.