O Brasil não investe em educação financeira para crianças e jovens, como ocorre em países como a Finlândia, Dinamarca ou Noruega. Saber economizar é um recurso fundamental.
Por isso, os adultos ficam com dificuldades em lidar com suas finanças pessoais, isso interfere até na hora de poupar dinheiro.
De acordo com um levantamento realizado pela Acordo certo, 73% dos brasileiros não poupam dinheiro, esse número é muito impactante.
Gastar toda a renda mensal é preocupante, já que não sobra dinheiro para emergências, compras de custos mais altos à vista ou mesmo renda para realizar um sonho, por isso saber economizar é fundamental.
Por isso, comprometer toda renda do mês pode acarretar em problemas e imprevistos, além de endividamento e dificuldades financeiras.
Sendo assim, é necessário poupar dinheiro para diversas finalidades, como:
- Fazer a reserva de emergência;
- Comprar um carro;
- Comprar uma casa;
- Realizar um intercâmbio.
Por isso, conheça dicas infalíveis para economizar dinheiro todo mês.
1. Entenda qual é sua realidade financeira
A educação financeira começa quando você sabe como é sua realidade com receitas e despesas.
Por isso, faça uma avaliação em um caderno, uma planilha no Excel ou até em uma agenda, sobre sua situação financeira mensal.
Coloque tudo que você recebe, além de gastos fixos e variáveis, gastos fixos são aqueles que ocorrem todo mês, sem cessar, como contas de água e luz.
Gastos variáveis são aqueles que são ocasionais, como compra de material escolar ou um presente de aniversário.
Dessa forma, você poderá analisar sua realidade financeira e saber quanto você poderá guardar por mês, levando em consideração as próximas dicas.
2. Corte gastos desnecessários
Depois de entender como é sua realidade financeira, é hora de analisar o que pode ser eliminado.
Tudo aquilo que for superficial e desnecessário pode ser cortado do seu orçamento mensal. Os gastos fixos não poderão ser cortados, mas os gastos variáveis podem mudar.
Você pode escolher por pedir menos comida delivery, fazer suas próprias unhas em vez de ir no salão, cortar algum tipo de alimento nas compras do supermercado e até evitar compras por impulso na internet e em aplicativos.
3. Tenha um limite para gastos
Depois de entender como está sua realidade financeira e cortar alguns gastos, com certeza sobrará mais dinheiro no fim do mês. É hora de estabelecer objetivos para o dinheiro poupado.
Pode ser uma reserva para emergências, fazer uma compra maior como um carro, realizar uma viagem ou até mesmo comprar um Oakley redondo.
Para ter mais motivação para guardar dinheiro, analise quanto você vai gastar para conquistar seus objetivos e quanto você precisa guardar por mês para atingir esses valores.
Depois de cortar alguns gastos, com certeza você terá mais dinheiro poupado.
4. Cuidado com as dívidas
O endividamento pode atrapalhar sua vida financeira saudável e o objetivo de poupar dinheiro. As dívidas impactam muito o orçamento mensal e podem ter juros ou multas.
Por isso, evite parcelar compras, pedir empréstimos ou fazer financiamentos. Cuidado principalmente com o cartão de crédito, cheque especial e empréstimos pessoais.
Os juros podem ser demasiadamente altos, vale mais o custo poupar e comprar à vista. Ainda mais que esse tipo de dívida é de longo prazo, impedindo você de ter mais dinheiro para guardar.