A grande estratégia para redução de turnover

Como as empresas estão mudando a forma de receber novos talentos

Trocando em miúdos, turnover significa rotatividade de pessoal. Quando essa porcentagem está alta, significa que a empresa não consegue ser eficaz na retenção de colaboradores, o que indica falta de zelo para com os membros da equipe.

Gigantes do mercado já perceberam qual é o grande segredo para a retenção de colaboradores. Por trás da porcentagem baixa de demissões existem grandes líderes, que sabem administrar bem o Capital Humano .

 A magia por trás da redução de turnover se encontra em pequenos detalhes. Tudo começa, por exemplo, na recepção de novos talentos.

A partir do momento em que o recém-chegado coloca os pés pela primeira vez nas dependências da empresa como trabalhador registrado, é preciso gerar encantamento. E isso não pode ser subestimado. 

O nome que se dá à prática de boas-vindas é: onboarding.

Qual é a real importância do onboarding?

O onboarding visa seduzir o cliente interno logo no primeiro contato com a empresa. O objetivo de receber novos colaboradores é criar memórias afetivas em relação à corporação. Memórias essas que pesarão muito na decisão futura de continuarem ou não com a parceria.

Empresas que investem em um bom onboarding reduzem o turnover, garantindo a retenção de colaboradores por muito mais tempo, além de aumento de produtividade. Isso se dá porque o processo não dura apenas um dia.

Um bom onboarding envolve etapas que passam pela recepção no primeiro dia e acompanhamento por muitos meses após a contratação.

Será que essa prática é realmente relevante?

Segundo as estatísticas, sim. Estudos indicam que há redução de rotatividade em até 82% quando as empresas implementam um onboarding bem estruturado. O custo-benefício do processo também compensa, levando em conta que todo o time de RH precisa ser mobilizado para uma contratação.

Economizar recursos evitando demissões precoces é uma forma de dar valor ao Capital Humano, além da economia de tempo e dinheiro. Portanto, é preciso levar em conta alguns fatores na hora de pensar na contratação:

  • Orientação, 
  • Supervisão, 
  • Acompanhamento e 
  • Treinamento.

Se essas etapas forem bem cumpridas, o resultado será satisfatório para ambas as partes. Mas então, como fazer um onboarding de sucesso? Confira nas linhas a seguir.

Dicas de como fazer um onboarding de sucesso

Para começar, é preciso que a recepção do novo contratado seja feita com brilho nos olhos. Se o recém-chegado percebe que outros estão trabalhando com satisfação, é bem provável que alinhe suas expectativas com as dos colegas de time.

Ao chegar em sua estação de trabalho, materiais e equipamentos devem estar organizados, prontos para uso. O gestor que será responsável pelos primeiros dias do novato precisa receber previamente seus dados e algumas orientações sobre como lidar com o seu pupilo.

Ele deverá servir de guia durante os primeiros meses, sanando dúvidas e servindo de inspiração até que ele consiga “andar com as próprias pernas”.

Um presente de boas-vindas também é de bom-tom; sugere que a equipe inteira está feliz em recebê-lo. Uma dica interessante que cabe muito bem aqui é montar um kit com itens que serão úteis para o dia a dia do recém-chegado.

É possível incluir produtos tais como:

Combinar um Happy Hour com todos os membros do time que terão contato direto com esse parceiro é uma boa forma de realizar as devidas apresentações, em um ambiente mais informal.

Um outro elemento importante no momento da contratação é valorizar as conquistas empresariais. Exaltar elementos institucionais, pontuar os valores e missão da empresa, apresentar as instalações e maquinários e encantar na apresentação.

O onboarding contribui muito para a redução do turnover, porém não garante a retenção de funcionários por si só. Atualmente, supervisores, gestores, líderes, gerentes e outras pessoas em posição de maior hierarquia estão percebendo que o tipo de liderança que dá resultados é aquele que extrai o melhor de cada pessoa.

Sentimentos como: medo, ansiedade, raiva e apatia não trazem bons frutos para a corporação. Muito pelo contrário, essas características acabam refletindo nos projetos e, a longo prazo, a falta de motivação da equipe se torna um efeito colateral.

Pessoas criativas, animadas, engajadas e felizes pintam um cenário mais bonito no dia a dia da empresa e impactam positivamente todos ao redor.

A Google, gigante da tecnologia, foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar. Entrevistas realizadas com os mais de 4,7 mil funcionários da corporação revelaram que os motivos de tamanha satisfação giram em torno de: felicidade no trabalho e boa gestão de pessoas.

Portanto, é importante não subestimar o poder de um onboarding bem estruturado, além de uma boa liderança, capaz de extrair o melhor de cada funcionário. Colocar em prática essas dicas pode ser o segredo para a redução do turnover.