Antes de você saber por que o SEO é tão vantajoso quando aplicado no marketing médico, você precisa ter um claro entendimento sobre o que é essa técnica.
Apesar de muitas pessoas falarem sobre o assunto, a quantidade de pessoas que realmente entendem sobre a otimização e seus benefícios é reduzida.
O que é SEO?
A sigla SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para motores de busca, tratando-se de várias técnicas utilizadas em conjunto com o objetivo de posicionar uma ou mais páginas de destino no ranking dos melhores resultados para motores de busca.
É por meio dessas técnicas que torna-se possível a otimização do site para que ele consiga ultrapassar outros do mesmo segmento, alcançando a primeira página de resultados do Google e ganhando a atenção de usuários graças ao seu conteúdo com maior relevância para as buscas.
Qual a importância do SEO para um engajamento de qualidade?
O SEO trabalha com diversas estratégias que são capazes de elevar a posição do site em buscadores, como, por exemplo, o Google.
A otimização realizada no site deve priorizar o destaque da página entre as buscas orgânicas e, para que isso ocorra, necessita-se partir do princípio de que é preciso desenvolver uma comunicação de qualidade que seja capaz de gerar interesse.
Um entre os vários benefícios dessa técnica é ajudar na jornada de compra do consumidor, que consiste no caminho que leva o usuário a ser um cliente.
Qual especialidade médica pode se beneficiar do SEO?
Qualquer especialidade médica pode se beneficiar do SEO em seu site. Os pacientes irão pesquisar sobre o seu negócio no mundo online, pois, de fato, a internet é hoje a principal maneira dos clientes encontrarem seus médicos.
A visibilidade de seu site na primeira página do Google é muito importante para os médicos em geral, que precisam aumentar sua autoridade na internet, assim como para clínicas e hospitais.
Como trabalhar com essa técnica para clínicas e consultórios médicos?
Em estabelecimentos especializados na área da saúde, a jornada do consumidor para a compra inicia-se quando ele faz buscas por conteúdos que sejam capazes de informar sobre algum sintoma, desconforto estético ou problema de saúde.
A maneira que está entre as mais eficientes para a condução do cliente dentro do site é a criação de conteúdos relevantes, fazendo com que o usuário seja conquistado e se torne um paciente em potencial.
Quando cria-se uma seção de blog com artigos, textos informativos e conteúdos que promovam a interação respondendo dúvidas dos usuários e esclarecendo como é o funcionamento dos tratamentos e procedimentos, o SEO ajuda na relevância do seu site, gerando visibilidade entre os demais concorrentes.
Outra forma de elevar a posição de seu estabelecimento com a ajuda da Search Engine Optimization dentro do universo virtual é a otimização focada em keywords, ou, em português, palavras-chave.
Esses são os principais termos que são utilizados pelos usuários para encontrar um conteúdo por meio do Google.
Quando o seu paciente busca um termo pelo Google, esse termo é considerado a palavra-chave. A partir daí, os mecanismos de busca irão mostrar resultados relativos àquela busca, sendo classificados a partir do mais relevante.
Os usuários em grande parte das vezes encontram o que estão procurando nos primeiros resultados.
O especialista em SEO para clínicas e consultórios médicos irá priorizar essas palavras-chave no desenvolvimento dos conteúdos dentro do site, a partir de dados de pesquisa, tendência e volume de busca.
Qual a importância de se investir em SEO médico?
A importância de se investir em SEO médico para clínicas ou consultórios médicos é a garantia de um posicionamento de qualidade entre os resultados que são apresentados quando uma busca é realizada no Google.
Diante disso, clínicas e médicos que trabalham com a otimização de seus sites conseguem alcançar resultados gratificantes.
Vantagens desse investimento para o marketing médico.
- Consolidação do relacionamento confiável com o seu público;
- Fidelização dos pacientes já existentes, reforçando a confiança em sua prática;
- Conquista de novos pacientes por meio de resultados dos mecanismos de pesquisa;
- Aumento do reconhecimento da marca;
O SEO adequado pode colaborar para o alcance de mais pacientes para a clínica ou consultório médico. Para que isso ocorra, o primeiro passo é a definição de objetivos dentro do planejamento do marketing médico.
Quando a maioria das empresas buscam o aumento de sua presença na área local e a conquista de mais pacientes, podem ser usadas técnicas locais de otimização para busca para que essa meta seja alcançada.
Você precisa se certificar de que o SEO de seu site seja utilizado da forma mais eficiente possível no marketing de sua clínica ou consultório médico.
A posição que você irá ocupar nas buscas online será capaz de fazer uma diferença enorme no caminho da realização de suas metas, seja em seu consultório ou na clínica médica.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da E-clínica Marketing Digital.