Provavelmente, ao comprar perfumes, você considera aquela fragrância que mais chama sua atenção. O que você não imagina é ter preferência por determinadas famílias olfativas. E o que seria isso?
São grupos com cheiros parecidos, por exemplo, florais têm, em sua base, as flores, e frutais têm, em sua base, as frutas. No entanto, você imagina o quanto essa questão afeta as perfumarias e até mesmo os compradores? Saiba mais sobre isso!
Quais são as principais famílias olfativas?
Florais e frutais são mais conhecidas, presentes até mesmo na fragrância de bebidas, como o vinho. Quanto aos perfumes, as famílias olfativas incluem muitos outros, por exemplo:
- Adocicados;
- Amadeirados;
- Aromáticas;
- Cítricos;
- Chipres;
- Florais;
- Frutais;
- Herbais;
- Lavandas;
- Linho;
- Talcado.
Para facilitar o entendimento sobre cada um deles, siga a leitura e conheça todos os detalhes importantes!
Adocicados
Compostos por notas orientais, suas fragrâncias são mais fortes, mas não devem ser usadas em exagero.
Baunilha e âmbar são dois exemplos, e é preciso aplicar uma quantidade menor, pois o aroma pode ficar enjoativo. Também possuem um toque mais sensual e trazem uma aura de mistério.
Amadeirados
Para aqueles que buscam fragrâncias envolventes e sedutoras, contêm notas de patchouli, de cedro e de qualquer outra possível de se conseguir por meio da madeira: por isso, o nome “amadeirado”.
Os amadeirados são muito comuns nos perfumes masculinos com um toque mais clássico.
Aromáticas
Frescas e naturais, as fragrâncias desta família são bastante expressivas nos perfumes masculinos. Levam lavanda, sálvia e menta na composição e podem ser combinadas com notas cítricas, amadeiradas, florais e frutais.
Cítricos
Conhecidas por serem refrescantes e leves, estão muito ligadas às frutas cítricas. Podem conter notas de limão, de tangerina e de laranja combinadas com ervas aromáticas.
Inclusive, é essa combinação que diferencia a família cítrica da frutal. É ideal para quem busca um perfume que dê energia e que tenha muito frescor.
Chipres
É uma mistura de duas famílias, a cítrica e a amadeirada. Chipres podem misturar o toque cítrico com o musgo ou os florais com frutais. São consideradas mais elegantes, exatamente por essa mistura. Em alguns casos, incluem também notas de couro.
Florais
Tipicamente feminina, a fragrância dessa família é mais delicada. Sem contar que é uma das mais procuradas e vendidas. Faz a combinação de diferentes flores, como jasmim, rosa e gardênia.
Vale comentar que as fragrâncias florais surgem a partir do óleo extraído das flores. Em alguns casos, são combinadas com notas frutais ou com especiarias.
Frutais
Como já diz o nome, tal família está relacionada às frutas. As fragrâncias frutais não são cansativas ou enjoativas, como as adocicadas. Trazem o aroma de laranja, de maçã, de pêssego e de frutas vermelhas, além da lichia e do grapefruit.
Também podem ser combinadas com outras famílias, como o toque floral frutal.
Herbais
A ideia dos perfumes herbais é trabalhar com o aroma dos chás e das ervas. Aqui, é comum usar lavanda, folhas verdes, manjericão e menta. Seu toque é refrescante e leve, tanto que é comum ser misturado com a família dos cítricos.
Lavandas
Uma categoria exclusiva para as variações da lavanda. Pode-se dizer que é uma subcategoria dos perfumes herbais. Combinam lavanda, lavandin e musks, além do gerânio; possuem fragrância fresca, mas ao mesmo tempo alegre e muito vibrante.
Linho
Encontra-se o aroma de lírio-branco e de flor-de-algodão. Frescor é a principal sensação transmitida por essa família, que pode ser vista como uma derivada dos florais.
Talcado
São os perfumes que passam a sensação de estar lidando com um talco. O cheiro lembra o talco e pode conter notas de almíscar. Quem usa a fragrância busca se sentir acolhido e confortável.
Considerações finais sobre as famílias olfativas
Você já conhecia as famílias olfativas? Imaginava que seu perfume preferido pudesse estar relacionado a uma delas?
Como você pode ver, suas preferências estão ligadas a uma das famílias e, provavelmente, remetem a alguma situação. Pode ter certeza que a escolha não acontece por acaso.