Conhecida como um lugar onde sonhos e encantamentos se materializam, a Disney é uma ótima referência em atendimento humanizado ao cliente.
Pois, além de oferecer experiências verdadeiramente inesquecíveis aos clientes, a marca famosa mundialmente utiliza uma fórmula exclusiva conhecida como H.E.A.R.D (Hear, Empathize, Apologize, Resolve e Diagnose).
Ao seguirem esta fórmula, os colaboradores oferecem um atendimento excepcional, que tem como base a atenção aos detalhes, o cuidado e a personalização.
E sem dúvidas, a qualidade do atendimento oferecido ao público-alvo consumidor, é um dos fatores mais determinantes para o sucesso da marca.
Nesse conteúdo você irá descobrir como o atendimento humanizado ao clientes, quais os seus benefícios e como promovê-lo no seu negócio.
Ficou curioso? Então vamos à leitura!
O que é o atendimento humanizado ao cliente?
O atendimento humanizado é um processo no qual o cliente, em contato com a empresa, tem as suas necessidades atendidas e solucionadas, ao mesmo tempo em que recebe uma abordagem empática e com foco na solução do seu problema.
Assim, além de um suporte humano aliado aos desejos do consumidor, essa estratégia visa estabelecer laços mais próximos com o cliente, aumentando as chances de fidelização e construção de clientes defensores da marca.
Os benefícios da humanização do atendimento
Na era digital, com a utilização dos chamados chatbots, o atendimento humanizado se faz ainda mais imprescindível. Empresas que conseguem enxergar seus clientes como pessoas, e não apenas como números e dados, tendem a apresentar bons resultados financeiros.
Sem dúvidas, um atendimento humano traz inúmeros benefícios para as empresas. Mas podemos eleger a fidelização como a maior das vantagens desta estratégia.
Com a humanização no atendimento, é possível fortalecer a relação de confiança entre empresa-cliente. Um curso de PNL, pode te ajudar nisso.
Como promover um atendimento humanizado em cinco passos:
Escuta ativa
Para humanizar o atendimento, é imprescindível ouvir com atenção o que o seu cliente tem a dizer. Por isso, pratique a escuta ativa para entender o problema que está sendo relatado e, desta forma, encontrar a solução mais adequada. Um coaching pode te ajudar nisso.
Ao atender, demonstre empatia
Empatia é a peça-chave de um atendimento humanizado ao cliente. Ao demonstrar empatia durante o atendimento, é possível identificar e entender o problema sob a perspectiva dele.
Não se prenda a roteiros
Um roteiro engessado de atendimento, além de ser facilmente identificado, não favorece em nada a promoção de um atendimento humanizado.
Por isso, pense em promover a humanização do atendimento de forma personalizada. Levante informações sobre o cliente, como nome, profissão, histórico de relacionamento, compras anteriores, etc.
Seja proativo
Não espere que o cliente faça exigências durante o atendimento, seja proativo e as antecipe. Ofereça soluções que vão além do problema por ele apresentado.
Treine o seu time de atendimento
Por fim, mas não menos importante, invista na capacitação e ofereça treinamento corporativo ao time de atendimento da sua empresa, mostrando-lhes a importância de humanizar o atendimento.
Lembre-se: a equipe de atendimento da empresa é, literalmente, a cara do negócio. Por isso, é extremamente importante treiná-los!
Logo, seguindo estas dicas e investindo num curso de hipnose de qualidade, com certeza você irá obter sucesso em suas ações, conquistando diferenciais como a fidelização dos seus consumidores.