Na indústria ou na construção civil, investir em acessórios e equipamentos de proteção individual é uma demanda obrigatória. De itens como um Uniforme operacional para a rotina de quem trabalha em uma linha de produção até calçados especiais ou cintos de segurança, os EPI’s fazem parte deste ambiente.
Como o próprio sugere, os equipamentos de proteção são dispositivos que garantem um ambiente mais adequado e seguro para o colaborador.
Além dessa funcionalidade, é importante lembrar que o uso dos equipamentos de segurança é algo previsto pela legislação trabalhista.
A Lei federal 6514, de dezembro de 1977 trata das questões relacionadas à segurança e medicina do trabalho. Neste contexto, o Artigo 166, trata especificamente sobre a importância (e obrigatoriedade) da empresa de fornecer os EPI’s adequados para a rotina dos colaboradores.
Ao seguir a legislação, sem dúvidas, a sua empresa terá mais credibilidade não só perante o mercado como também diante dos clientes e colaboradores.
Quer saber mais sobre quais são os principais EPI’s e quando eles são necessários? Continue lendo esse post e confira!
Uniforme operacional: conforto e segurança nos equipamentos
Usado em áreas como a construção civil e a indústria, o Uniforme operacional é considerado um acessório de proteção individual por ser uma roupa adequada às situações de trabalho. Principalmente se o colaborador tem uma rotina que envolve um ambiente insalubre ou que contém elementos tóxicos.
Além padronizar a vestimenta para o trabalho, itens como os uniformes também oferecem conforto e praticidade para os colaboradores.
Geralmente, os uniformes operacionais são encontrados em forma de macacão, calça ou agasalho. Para pessoas que trabalham em ambientes escuros, o uso de jalecos também é uma opção.
Ainda está na dúvida sobre as vantagens que o Uniforme operacional oferece? Confira a lista abaixo:
O uniforme proporciona conforto para o cotidiano dos colaboradores;
É uma forma de padronizar a vestimenta dos funcionários;
Os uniformes proporcionam mais credibilidade à imagem da empresa;
É uma roupa que protege o colaborador contra calor/frio.
Ao pensar nesta última vantagem, especificamente, é interessante frisar que os uniformes operacionais são elementos muito requisitados, inclusive em ambientes como a câmera fria.
Nesta situação, além dos uniformes operacionais, o uso de Calçados epi – adaptados para as condições de trabalho é muito comum. Quer saber mais sobre esse item? Confira o tópico seguinte.
Calçados epi x proteção contra riscos
Botinas, sapatos de borracha e tênis com características adaptadas à diversas condições. É essa a função de objetos como os calçados próprios para o ambiente de indústria e construção civil.
Na prática, os Calçados epi são dispositivos de uso individual e que servem para proteger e minimizar os possíveis impactos causados à saúde do colaborador.
Antes de escolher o calçado ideal, é importante que você se certifique de alguns critérios de composição para os calçados. São eles:
Verifique se o calçado possui um certificado de aprovação;
Certifique-se do padrão de qualidade da matéria-prima;
Escolha o calçado conforme as especificações do ambiente industrial.
Ao seguir esses critérios, você garante que os calçados cumpram a função esperada pelo setor de segurança no trabalho.
Além disso, cuidar dos processos de higienização do calçado é uma outra forma de preservar as propriedades desse EPI.
De acordo com a Norma Reguladora 6 (NR- 6) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguir essas orientações é uma obrigação da empresa – que pode ser responsabilizada caso não respeite a regra.
Além disso, cuidar dos calçados de segurança é uma forma de proteger o colaborador de situações de risco como objetos cortantes, chão escorregadio e outras situações.
Óculos de proteção x saúde ocular
Profissionais que trabalham em ambientes de soldagem ou que são expostos à luminosidade intensa, impactos e ação dos raios UV, precisam usar oculos de proteção.
O uso desse dispositivo é fundamental para proteger os olhos e a retina dos colaboradores contra lesões, acidentes e outras situações que possam proporcionar risco à saúde ocular.
Geralmente, os óculos de segurança são compostos por uma armação feita de policarbonato incolor e hastes fixadas por meio de parafusos de metal.
Independente do cenário ou do EPI, uma dica para não errar na escolha desses dispositivos é contar com apoio de uma empresa como a Consultoria em Segurança do Trabalho SP.
Os consultores são profissionais que conhecem os fabricantes dos EPI’s e podem fazer uma análise completa dos dispositivos conforme a necessidade da sua empresa. Aproveite as dicas e deixe seu negócio mais seguro e atrativo!