O “boom” dos programas de fidelidade

Conheça o lado “boom” dos programas de fidelidade!

Os programas de fidelidade são uma estratégia de captação e retenção de clientes cada vez mais popular em empresas.

Os consumidores brasileiros buscam, cada vez mais, oportunidade de economizar e ter benefícios em suas compras online, principalmente diante da crise causada pela pandemia da Covid-19.

Frente a isso, os programas de fidelidade aparecem, progressivamente, como uma “ajuda”. 

É o que mostra um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) que, segundo pesquisas, comprovou que 55% dos participantes de programas de fidelidade dão preferência para a compra em marcas que oferecem o benefício. 

A sua empresa está preparada para oferecer este diferencial aos clientes? Queremos ver a sua marca decolar e, por isso, criamos este conteúdo especial para te contar mais detalhes sobre os programas de fidelidade e como você pode inseri-lo de forma inteligente no seu negócio.

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O que é e porque investir em um programa de fidelidade

Com tantas opções disponíveis no mercado online ao passo de um clique, fazer com que a sua empresa se destaque na multidão é um grande desafio. 

Mas, por sermos seres puramente emocionais, criar uma ótima experiência do cliente fazendo com que ele se sinta verdadeiramente especial pode convencê-lo a escolher o seu negócio em detrimento de outro. 

Assim, embora muitos pensem que programas de fidelidade destinam-se a beneficiar clientes fiéis, na verdade, o maior objetivo é fazer com que clientes incertos se tornem clientes leais. 

Programas de fidelização oferecem vantagens exclusivas para seus associados, como cupons de desconto, pontos de resgate, recompensas, cashbacks, etc.

E logicamente, estas vantagens irão variar de negócio para negócio, cabendo à empresa encontrar a melhor solução de recompensa para os seus clientes. Você conhece nosso curso de PNL?

Mas, além de fazer com que o cliente se sinta especial, os programas de fidelidade tem vantagens inúmeras para o seu negócio, tal como:

 

Retenção de clientes  

Segundo um estudo da Harvard Business School, clientes rotineiros gastam em média 67% a mais do que novos consumidores. 

E os programas de fidelização ajudam a manter o indivíduo envolvido com o seu negócio, o que influencia diretamente sobre o quanto ele vai permanecer fiel a sua marca e gastar com os produtos e/ou serviços.

 

Custo-eficácia 

É muito mais rentável para o seu negócio manter seus clientes atuais do que captar novos, afinal, isto demanda planejamento e execução de estratégias mais elaboradas. 

Um novo consumidor precisa ser atraído e convencido a experimentar o seu produto, e isso significa mais gastos com marketing. Já um cliente que participa do seu programa de fidelidade pensa duas vezes antes de trocar ou deixar uma marca.

 

Aumento das vendas

Pessoas que se cadastram em programas de fidelidade tem como objetivo ganhar algo em troca como um prêmio, pontos para trocar em descontos, etc. 

E quando o consumidor sabe que está próximo de alcançar essa vantagem, ele acaba comprando mais para resgatar seu benefício o quanto antes. 

 

Os passos essenciais para criar um programa de fidelidade

Agora que você já sabe alguns dos benefícios de um programa de fidelidade, deve estar se perguntando:

  • “Qual tipo de programa é adequado para o meu negócio?”
  • “Que recompensa devo oferecer aos associados?”
  • “Como irei saber se o programa está me trazendo retorno?”

Para ajudar com estas questões, confira a seguir alguns passos essenciais que você precisa saber no momento de criar o programa de fidelidade da sua empresa: 

 

Defina qual será a recompensa

 

Quem é o seu público-alvo? Quais são os seus hábitos e estilo de vida

Para responder a estas perguntas você pode analisar os produtos ou serviços mais buscados ou, simplesmente, realizar uma pesquisa de satisfação. 

Com os dados coletados, ficará muito mais fácil determinar o que os seus clientes querem e pelo que se interessam e, desta forma, definir que tipo de recompensa irá atrair mais pessoas para o seu programa de fidelidade. 

Com tudo isso posto você conseguiria responder, quais são as suas metas e objetivos?

 

Como vai funcionar?

 

Dentre os tipos de programas de fidelidade mais populares, destacam-se:

  • Cartões de fidelidade: o cliente ganha um cartão e cada nova compra fica registrado nele. Quando chegar a um determinado número, como por exemplo dez compras, ele recebe uma recompensa.
  • Sistema online de fidelidade: o consumidor se cadastra com um online e toda compra que fizer fica registrada em seu cadastro. Da mesma forma que cartões de fidelidade, quanto ele atingir determinado número de pontos, ganha uma recompensa. 
  • Programa de cashback: quando o seu cliente efetua uma compra, ele recebe uma porcentagem escolhida por você do valor da compra de volta direto em sua conta bancária.

Lembre-se de não complicar. Programas de fidelidade complexos tendem a afugentar o seu público, por isso, crie um regulamento simples e faça com que a adesão ao programa seja fácil, com um sistema de inscrição online, por exemplo.

 

Use toda sua criatividade para dar um nome ao seu programa

 

Para chamar a atenção, o nome do seu programa de fidelidade precisa despertar a curiosidade e o interesse do cliente. Portanto, crie algo que vá além de uma simples explicação sobre o produto.

Desenvolva algo agradável que faça com que o consumidor sinta vontade de participar daquilo. Conheça nosso curso de coaching.

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