O Marketing Digital pode ser um grande aliado para as pequenas empresas, um trabalho bem-feito no digital gera resultados para a marca independentemente do seu porte, tamanho ou nicho de mercado.
Essa estratégia pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, afinal, ter sua marca presente no ambiente digital é um ponto importante para se aproximar do público, entender suas necessidades e oferecer produtos que o ajudem.
Pensando nisso, neste artigo você vai encontrar:
- Benefícios do Marketing Digital;
- Dicas para incluir o marketing digital em pequenas empresas;
- Desafios do Marketing Digital;
- Entre outros.
Pois bem, siga a leitura e fique por dentro dos principais assuntos que rondam o tema geral!
Os Benefícios do Marketing Digital
É certo dizer que existem 5 grandes benefícios em usar o Marketing Digital na sua pequena empresa que ajudam a otimizar custos e acelerar ganhos. Desse modo, entre os principais, estão eles:
1 – Mensuração de resultados
Utilizando estratégias de Marketing Digital é possível ter uma ideia dos resultados das campanhas e assim ficar sabendo o que funciona ou não com o seu público. Com essas informações é possível investir nas ações que dão o melhor retorno.
Por exemplo, o Retorno sobre o Investimento e o Custo de Aquisição do Cliente que são facilmente calculados.
As métricas fornecem informações importantes sobre a saúde do negócio e realizar um monitoramento constante melhora o desempenho do seu time de marketing, gera mais vendas e consequentemente aumenta a satisfação dos seus clientes.
2 – Segmentação do Público
Ter a possibilidade de segmentar o seu público é um dos pontos positivos do Marketing Digital, isso garante que você estará no lugar certo e que irá agir da maneira ideal para obter leads.
Normalmente as campanhas de comunicação buscam atingir o maior número de pessoas possíveis, mas é importante ressaltar que nem todas elas têm potencial para se tornarem clientes.
Então, com o Marketing Digital é possível criar um processo em que conforme os usuários acessam os materiais que você disponibiliza, eles deixem pistas sobre o que procuram e quando estarão prontos para adquirir sua solução.
3 – Atração de visitas para o seu site
Com o uso de estratégias de Marketing Digital é possível fortalecer a presença online da sua empresa e ainda atrair visitas para o seu site de forma gratuita. Isso pode acontecer a partir de buscas orgânicas no Google, e-mail, anúncios e nas redes sociais.
A partir do Marketing de Conteúdo os clientes são atraídos para o site da sua empresa de forma crescente, aumentando a chance de vendas.
Uma forte e consistente presença online faz com que o consumidor do seu produto tenha o sentimento de estar perto da sua empresa, podendo tirar dúvidas e realizar uma boa interação durante o processo de compra.
Ou seja, apostando em conteúdos ricos e na presença digital a sua empresa só tem a ganhar em relação à concorrência.
4 – Fidelização dos Clientes
Conseguir fidelizar seus clientes faz com que seu negócio se torne uma referência no mercado.
Com a produção de conteúdos ricos e relevantes para o seu público você consegue construir uma base de clientes a partir de e-mails cadastrados, assinantes de blogs e newsletters e seguidores nas redes sociais.
E com o tempo o público que está nessa base tem a tendência de passar a ser um ponto importante do seu marketing, porque além de clientes eles passam a ser também sua audiência.
5 – Ótimo custo-benefício para pequenas empresas
Com a união dos 4 benefícios citados anteriormente é possível obter ótimos resultados, mesmo com orçamentos mais baixos.
Muitos dos benefícios são conquistados com a aplicação de ideias e estratégias inteligentes aliadas a boas ferramentas e o retorno do que for investido é muito maior se comparado com as mídias tradicionais.
Os desafios do Marketing Digital
Mesmo que apresente muitos benefícios, existem alguns desafios que devem ser considerados nas estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas. O primeiro deles é a dificuldade de analisar um grande volume de dados, conhecido como – big data.
São informações sobre toda a atividade do público nos canais digitais. E para um pequeno empreendedor, realizar uma análise de todos esses dados e traduzir em ações é um desafio.
Mas é a partir deles que é possível entender os desejos e necessidades dos potenciais clientes e assim construir táticas que funcionem para o negócio. Outro desafio que as pequenas empresas podem encontrar é a adaptação às diferentes plataformas digitais.
Com a grande diversidade e cada uma tendo suas particularidades, o trabalho de aproveitar ao máximo as capacidades das plataformas é um desafio. O ideal é que as empresas criem propostas que se comuniquem bem entre os canais e tenham o mesmo nível de qualidade.
E o último desafio que as pequenas empresas podem enfrentar nas estratégias de marketing digital é o aumento na concorrência, porque assim como sua pequena empresa tem acesso a essas ferramentas seus concorrentes também possuem.
Portanto, alcançar o seu cliente requer dedicação e um grande processo de aperfeiçoamento dos conteúdos que oferece.
O Marketing Digital é uma estratégia que auxilia no crescimento da sua empresa e por isso ter cuidado na hora de realizar as ações é essencial e para que sua empresa evolua como o esperado, algumas dicas podem ajudar na realização deste trabalho:
Faça anúncios nas redes sociais
Eles permitem a sua empresa de atingir um público específico com base em informações como idade, sexo, interesses, comportamento online, entre outros.
Use a estratégia de SEO local
Esse é um conjunto de ações com o objetivo de atrair um determinado grupo de pessoas localizadas em um espaço geográfico específico.
Aproveite para investir no Google ADS
Pois bem, o objetivo dele é entregar resultados de pesquisas que são relevantes para o usuário.
Use o Marketing de Conteúdo a seu favor
Essa é uma estratégia que tem o foco em atrair, converter e fidelizar os clientes através de conteúdos ricos e relevantes que ajudem o seu público a resolver um problema ou dúvida.
Faça bom uso do e-mail marketing
Um fluxo de e-mail marketing bem planejado é uma ótima estratégia de nutrição de leads que podem aumentar as possibilidades de vendas.
Consiga parcerias com outras empresas e profissionais
O uso de estratégias de co-marketing é um tipo de ação que fornece benefícios para ambas as empresas e pode ajudar a fazer coisas que não conseguiria fazer sozinho.
Considerações finais
Com esses fatores apresentados no texto é possível perceber por que o Marketing Digital traz inúmeros benefícios para as pequenas e médias empresas. Aproveitar o potencial dessas estratégias pode resultar em excelentes resultados.