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Conheça as estratégias de marketing que podem beneficiar um e-commerce

Com as cidades brasileiras cada vez mais perigosas e congestionadas, a maioria das pessoas pensa duas vezes antes de sair de casa para fazer qualquer coisa. Uma das principais consequências dessa tendência é o crescimento do e-commerce, pois permite comprar quase tudo, a qualquer hora e em qualquer lugar.

No entanto, é importante lembrar que uma forte procura por si só não é suficiente para o sucesso do seu negócio: é fundamental acertar.

Isso vale para todos os segmentos de e-commerce, desde lojas de roupas até estabelecimentos que vendem climatizador para fábricas.
Quer saber mais? Então continue lendo e aprenda algumas técnicas de marketing digital que podem ser extremamente úteis para o seu e-commerce.

SEO

Atualmente, a maioria dos consumidores brasileiros faz uma pesquisa minuciosa antes de comprar um produto. Com a ajuda da internet, eles expõem os prós e contras de cada mercadoria, bem como o melhor lugar para comprá-las, desde uma simples peça de roupa até uma máquina envasadora de iogurte para o seu evento. Por isso, é fundamental que seu e-commerce tenha uma boa posição nos principais buscadores.

A boa notícia é que existe uma estratégia do marketing digital baseado nisso mesmo: SEO, que significa otimização para mecanismos de busca. Por meio de certas variáveis, especialistas da área fazem com que seu site apareça nos primeiros resultados de busca. Entre os fatores utilizados para este fim estão:

  • O uso de palavras-chave nas páginas;
  • estratégias de construção de links;
  • Crie sites leves, práticos e responsivos;
  • Construa uma boa reputação para o domínio.

Devido à grande procura deste tipo de serviço, quase todas as agências o disponibilizam. Por isso, é importante fazer pesquisas para descobrir quem são considerados referências na área.

Marketing de conteúdo

Quando os clientes buscam informações sobre um produto antes de tomar uma decisão de compra, é interessante que os estabelecimentos se posicionem como provedores dessas informações. Em outras palavras, é importante que eles se dediquem ao marketing de conteúdo. Nele, por meio de plataformas como blogs e canais do YouTube, as marcas fornecem dados valiosos ao público, educando-o sobre as soluções que oferece.

Nesse caso, lembre-se de que a criação de conteúdo para alguns setores tende a ser mais complexa do que para outros. Por exemplo, uma empresa que vende máquina de pizza teria que ser criativa para criar um conteúdo interessante sobre ela. Além disso, aderir às boas práticas de SEO é essencial para multiplicar bons resultados.

Inbound Marketing

Embora o marketing de conteúdo seja semelhante ao inbound marketing, é importante notar que são técnicas diferentes. Enquanto a primeira envolve a postagem de conteúdo estratégico que educa o consumidor e aumenta suas chances de compra, a segunda é uma técnica onde os visitantes são guiados pelo funil de vendas, para que considerem na hora de fechar uma compra. .

Embora seja importante o uso do blog, que é fundamental para isso, também é importante usar outras técnicas nesse sentido. Uma delas é a automação: é usada para enviar e-mails e fornecer material rico ao público, movendo-o pelo funil de vendas e, assim, fechando a compra. Por exemplo, no caso dos componentes elétricos industriais, podem ser produzidos documentos mais detalhados sobre o produto e como ele deve ser utilizado, auxiliando o cliente a tomar sua decisão.

Links Patrocinados

Como os proprietários de e-commerce estão mais preocupados em melhorar sua posição entre os resultados de busca orgânica, há também uma alternativa paga que garante uma posição privilegiada: links patrocinados. Nele, é feito um anúncio, otimizado para determinadas palavras-chave, exibido quando o usuário as busca.

Vale ressaltar que embora essa técnica seja comumente utilizada no fundo do funil, ou seja, no final de uma compra, já existem profissionais que a utilizam para promover o conteúdo do seu blog. Portanto, pode ser uma alternativa para quem deseja capturar mais leads no topo do funil e orientá-los no processo de decisão de compra,